As Sete Maravilhas do Mundo Moderno – Quais são? [LISTA COMPLETA]

No ano 2.000, a organização suíça New 7 Wonders organizou uma pesquisa a nível mundial para escolher as sete construções humanas mais incríveis do período moderno, em uma tentativa informal de revisar a lista original, que apontava as sete maravilhas do mundo antigo, atribuída pelo poeta grego Antípatro de Sídon.

Após sete anos, o resultado foi divulgado pela organização. A lista original, que contava com mais de 200 monumentos, foi reduzida para 21. Esses monumentos passaram por uma avaliação que tinha como critérios beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico. Em julho de 2.007, a lista com os sete escolhidos foi divulgada.

Quais são as sete maravilhas do mundo moderno?

 

Cristo Redentor

Cristo Redentor

Localizado no topo do morro do Corcovado no Rio de Janeiro, a mais de 709 metros acima do nível do mar, os responsáveis pelo seu projeto foram os engenheiros Heitor da Silva Costa, brasileiro, e Albert Caquot, francês, e o escultor francês Paul Landowski.

A estátua foi construída entre 1922 e 1931 e inaugurada em outubro do mesmo ano. Feita em concreto armado e pedra-sabão, a estátua tem 30 metros de altura por 28 metros de largura. Pesa cerca de 114 toneladas e é a maior escultura de Cristo do mundo.

A Grande Muralha da China

Muralha da China

Considerada um dos maiores projetos de construção do mundo, com uma extensão de, aproximadamente, 8.850km, a muralha da China é uma obra monumental, erguida a partir do século VII a.C., com o objetivo de defender o território chinês de invasões de povo inimigos. A muralha continuou a ser construída e melhorada por mais dois mil anos, e a maior parte do trecho ainda existente data da Dinastia Ming (1368-1644).

Ruínas de Petra

Ruínas de Petra

As Ruínas de Petra estão incluídas na categoria de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985. Situada na Jordânia, no Oriente Médio, Petra foi construída a cerca de 300 a.C., sendo esculpida em penhascos de arenito.

Também chamada de Cidade Rosa, Petra foi, provavelmente, construída em 312 a.C. pelos nabateus, um povo de origem semita. Destruída parcialmente por terremotos, o local ficou desconhecido do mundo ocidental por séculos, até que foi visitada pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, em 1818.

Coliseu

Coliseu

Considerado o monumento mais conhecido do antigo Império Romano, o Coliseu é um imenso anfiteatro construído pelo imperador Vespasiano, entre os anos de 69 e 79 d.C. O local era usado como palco para diversos espetáculos públicos, entre eles as famosas lutas de gladiadores. Estima-se que ele tinha uma capacidade para até 80 mil pessoas.

O Coliseu deixou de ser utilizado após o fim do Império Romano, e parte de seu mármore foi retirado ao longo dos séculos para ser utilizado em outras construções. Além disso, o monumento também sofreu danos causados por terremotos. Apesar de tudo, o Coliseu ainda está de pé, como exemplo da avançada engenharia desenvolvida pelos romanos.

Chichen Itzá

Chichen Itzá

Construída entre séculos IX e XII, Chichén Itzá foi uma das principais cidades da civilização Maia. Localizada na península de Yucatán, no México, a cidade tem no Templo de Kukulcán o seu principal monumento, uma estrutura com 365 degraus e 24 metros de altura. Durante os equinócios de primavera e outono, o sol faz uma sombra na pirâmide que se assemelha a uma cobra deslizando por uma escada.

Machu Picchu

Machu Picchu

Datada do século XV, e construída no topo de uma montanha, a 2.430 metros acima do nível do mar, Machu Picchu é uma cidade Inca, localizada na Região de Cusco, no Peru. Totalmente construída em pedra, a cidade contava com áreas residenciais, templos, praças e terraças agrícolas.

Totalmente desconhecida até 1911 (embora existam relatos de viajantes europeus que teriam visitado suas ruínas), pouco se sabe sobre sua história ou porque foi abandonada. As técnicas de construção utilizadas impressionam até hoje por sua precisão, tornando a cidade resistente até mesmo a abalos sísmicos. Em 1983, Machu Picchu foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Taj Mahal

Taj Mahal

Declarado Patrimônio da Humanidade em 1983, o Taj Mahal é um imenso mausoléu localizado na cidade de Agra, na Índia. Foi construído no século XVII, pelo Imperador Shah Jahan, em homenagem à sua esposa falecida, Mumtaz Maḥal. Todos elaborado em mármore branco ao longo de 22 anos, o complexo inclui uma mesquita, minaretes, tumbas secundárias e um imenso jardim.

Referências utilizadas neste conteúdo:

https://new7wonders.com/

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content