Caatinga: vegetação, clima, animais e mais

O Brasil possui uma grande variedade de biomas, principalmente pelo seu tamanho e pela disposição geográfica. No entanto, você sabia que existe um tipo que é exclusivamente brasileiro? Isso mesmo, a caatinga, que tem até nome advindo do tupi – ka’a é mata e tinga é branca, ou seja, mata branca – , possui coloração de vegetação esbranquiçada,  quando seca.

A caatinga ocupa uma área de 850 mil km² no Brasil, o que é um total de 10% do território nacional. Ela costuma preencher o nordeste do Brasil, passando pelos estados Paraíba, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e uma parte do norte de Minas Gerais. Leia, aqui no Gestão Educacional, informações completas sobre o assunto.

Vegetação da caatinga

Caatinga: vegetação, clima, animais e mais

Vegetação comum da Caatinga.

Ainda pela sua grande extensão e importância na ecologia brasileira, pesquisas indicam que cerca de 40 mil km² desse tipo de bioma já foram devastados e transformados em deserto, principalmente pelo excessivo corte da vegetação para a produção de lenha e mau uso do solo.

A vegetação desse local costuma ser adaptada ao clima árido, principalmente pela falta de água que acomete a região, porém pode ser diferente em algumas áreas. Nessa vegetação em específico, é comum encontrar a árvore de juazeiro, a aroeira e também a baraúna, algumas delas não costumam perder folhas e têm raízes profundas, para extrair a água do solo local.

Quando o solo está mais favorável, a caatinga fica bem parecida com uma mata comum. Nos locais mais secos, o solo é pedregoso, seco, rachado e conta com plantas pequenas e tortuosas, que cobrem parcialmente o chão.

Nesse local mais seco encontram-se espécimes cactáceas, como o mandacaru e o xique-xique, que servem de alimento para os animais. Há, ainda, a conhecida árvore da vida (carnaúba), pois possui o xeromorfismo, que produz uma cera específica para revestir suas folhas, perdendo menos água durante sua transpiração.

As plantas, no geral, costumam ter espinhos, por isso, as pessoas que convivem com essa vegetação costumam usar roupas de couro, com o intuito de protegerem-se.

Animais: como é a fauna?

Caatinga: vegetação, clima, animais e mais

Ararinhas-azuis, animais em extinção e encontrados na Caatinga.

A caatinga possui muitas espécies de fauna diferentes, desde mamíferos, aves, répteis e anfíbios, como a cutia, o preá, o tatu-peba, a asa branca, o gambá, o veado-catingueiro, os gatos selvagens e tantas outras espécies de insetos.

Existem alguns animais típicos desse bioma que estão ameaçados de extinção, como é o caso da ararinha-azul, do tamanduá-bandeira, do tatu-canastra, do cachorro do mato, do lobo-guará e da águia cinzenta.

Não somente os animais sofrem por estarem em extinção, mas toda a caatinga no geral, onde mais de 46% de sua área já foi desmatada, o que é um grande problema ambiental, já que várias espécies da fauna e da flora só se desenvolvem lá.

Clima típico

Caatinga: vegetação, clima, animais e mais

Clima seco e árido comum na Caatinga.

O clima da caatinga é semiárido, possuindo temperaturas quentes que variam entre 25 ºC a 30 ºC. A chuva acontece apenas em alguns meses e de forma irregular, além de que há uma alternância entre anos de seca plena.

Os locais que mais possuem incidência de chuva são as serras e áreas com altitude maior na Caatinga, que, com o escoamento, acabam gerando rios e lagos locais – geralmente temporários. Enquanto isso, as chapadas costumam enfrentar a seca com mais frequência.

O solo também varia, isso porque os locais mais argilosos possuem maior retenção da água, enquanto que os arenosos têm mais dificuldade em absorvê-la, sendo comum encontrar pedregulhos e pedaços de rochas na superfície.

O terreno, no geral, é rico em determinados minerais, o suficiente para garantir a reprodução de plantas locais. Outro fator importante para a sobrevivência desse clima são os rios locais, São Franciscos e Parnaíba. Eles cruzam a Caatinga, por isso permanecem cheios, enquanto os rios que nascem na caatinga ficam cheios somente durante os períodos chuvosos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply