Maritimidade e Continentalidade: entenda as diferenças

Saiba o que são Maritimidade e Continentalidade, conheça as diferenças e veja exemplos de cada um aqui no Gestão Educacional!

Os fatores climáticos têm uma grande importância na constituição do clima de uma dada região, e são eles: latitude, altitude, correntes marítimas, massas de ar e maritimidade e continentalidade.

A seguir, você descobrirá o que são Maritimidade e Continentalidade e como elas influenciam no clima de uma determina região, entenderá as diferenças entre elas e verá exemplos de cada uma. Confira!

Maritimidade e Continentalidade

Maritimidade e Continentalidade entenda as diferenças (Imagem: Roman Grac/Pixabay)
Maritimidade e Continentalidade entenda as diferenças (Imagem: Roman Grac/Pixabay)

A maritimidade e a continentalidade são alguns dos fatores atmosféricos que influenciam diretamente a formação do clima, induzindo a sua umidade e a temperatura.

São caracterizadas pela influência dos oceanos, sendo o mar um regulador térmico que possui “a capacidade de se aquecer e perder calor muito mais lentamente do que em áreas continentais” (MORAES,2003), mudando assim a amplitude térmica de um local. Amplitude térmica nada mais é do que a diferença entre a temperatura máxima e mínima durante um período de tempo.

Maritimidade

A água possui alta capacidade calorífica (capacidade do corpo de reter calor) e tende a sustentar as temperaturas.

Em virtude do seu calor específico, os oceanos absorvem e liberam o calor lentamente, fazendo com que regiões de influência desses corpos hídricos tenham uma amplitude térmica menor. Ou seja, a variação de temperatura será menor que em regiões que não possuem corpos hídricos, o clima se torna ameno e há ocorrência de muitas chuvas.

Exemplo: Regiões litorâneas, como Santos, que possui uma variação térmica de 22º a 27º na mesma estação.

Continentalidade

A continentalidade se caracteriza pelo oposto da maritimidade: as regiões de sua influência estão longe dos corpos hídricos; consequentemente, terão menor presença de água na atmosfera, fazendo com que haja uma maior amplitude térmica, ou seja, haverá uma maior variação na temperatura diária.

Exemplo: Belo Horizonte, que possui uma variação térmica de 13 °C a 25 °C na mesma estação, com dias quentes e noites frias.

Referências

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.

TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra.Companhia Editora Nacional,2009.

COHEN. M. Elementos de Climatologia. Gestão Hídrica e Ambiental.  Disponível em <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/350570/mod_resource/content/1/Elementos%20de%20Climatologia.pdf> acessado em 28/09/2022

Climate Data – Dados Climáticos para as Cidades Mundiais. Disponivel em <https://pt.climate-data.org/> acessado em 28/09/2022 às 15h00

Deixe seu comentário