Classificação dos solos – Zonais, Intrazonais e Azonais 

Entenda melhor a classificação dos solos e conheça suas três principais divisões: Zonais, Intrazonais e Azonais!

O solo é um corpo tridimensional da paisagem, sendo a camada superficial da crosta terrestre, e resulta da ação de vários processos de formação, seja de adição, de perdas e de transformação.

Os fatores da formação podem ser o clima, o relevo, e organismos, e, dependendo da intensidade deles, são formados tipos de solos diferentes. 

A influência externa é classificada em três formas: Zonais, Intrazonais e Azonais

Classificação dos solos - Zonais, Intrazonais e Azonais (Imagem: VectorJuice/FreePik)
Classificação dos solos – Zonais, Intrazonais e Azonais (Imagem: VectorJuice/FreePik)

Zonais 

Os solos zonais são bem delimitados, profundos, e maduros, tendo um tempo maior de formação. O clima é o principal fator para a formação desse solo, que é subdividido em quatro grupos, sendo eles:

  • Desérticos: Pouco férteis, localizam-se em ambientes de clima desértico;
  • Latossolos: São profundos e pouco férteis, presente em climas úmidos e quentes.;
  • Podzóis: Solos férteis, estão presentes em climas frios e temperados;
  • Solos de pradarias: São extremamente férteis, pois possuem muito cálcio e matérias orgânicas, estando presentes em regiões subúmidas.

Intrazonais 

São solos desenvolvidos, e a influência de uma característica local é a mais importante para sua formação. É dividido em dois tipos: os solos hidromórficos e os solos salinos. 

  • Solos Hidromórficos: Possuem uma grande umidade por estarem perto de rios e lagos; quanto mais úmidos estão, menos férteis sã;.
  • Solos Salinos: Como o próprio nome diz, são solos que possuem uma grande quantidade de sal por estarem próximo ao mar; são pouco férteis. 

Azonais

São solos novos, recém-formados e rasos. Assim, não possuem uma característica bem desenvolvida. Eles são divididos em dois: 

  • Litossolos: Estão diretamente nas rochas, em locais com declive, e são inférteis.
  • Solos Aluviais: São formados por rochas, mas, graças à ação da natureza, como os ventos e o movimento das águas, são levados para outros lugares

Referências Bibliográficas 

Meio ambiente terrestre – EEL/USP. Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4327382/mod_resource/content/0/Aula%204%20-%20Meio%20Ambiente%20Terrestre.pdf> Acessado em 28/10/2022 ás 15h

SOLOS, Embrapa. Sistema brasileiro de classificação de solos. Centro Nacional de Pesquisa de Solos: Rio de Janeiro, v. 3, 2013.

Só geografia – Tipos de solos. Disponível em < https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Solo/tipos.php> Acessado em 28/10/2022 às 15h30

Deixe seu comentário