O Rio de Janeiro está localizado na Região Sudeste do país e faz divisa apenas com estados de sua região: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Sua área total é de 43.780km², colocando-se como um dos menores estados do Brasil.
Banhado pelo oceano Atlântico, o Rio de Janeiro foi presenteado com belas praias em todo o seu litoral, o que atrai diversos turistas, não apenas do Brasil, mas do mundo todo.
Os mapas possuem inúmeras informações que possibilitam um maior entendimento a respeito do estado do Rio de Janeiro. Confira mais a seguir.
O mapa físico do Rio de Janeiro exibe o relevo e a bacia hidrográfica do estado. Veja:
Este tipo de mapa ajuda a localizar precisamente as cidades do Rio de Janeiro, com a inclusão das estradas que conectam o estado, e diversas outras informações.
Este mapa mostra como o Rio de Janeiro está dividido em termos de clima. Confira:
O mapa, abaixo, ilustra como o estado do Rio de Janeiro está dividido em regiões:
A seguir, apresentamos as 10 maiores cidades do Rio de Janeiro, conforme o número de habitantes:
Você sabe como devemos chamar quem nasce no estado do Rio de Janeiro e quem é natural da capital? Bem, apesar dos nomes idênticos, há uma diferença clara: aqueles nascidos na cidade do Rio de Janeiro devem ser chamados de cariocas; já quem é natural do estado, o correto é fluminense – nada a ver com o time, hein?
A Cidade Maravilhosa, como é conhecido o Rio de Janeiro, já foi capital do Brasil entre 1763 e 1960, quando foi construído Distrito Federal e a atual capital Brasília.
O lugar mais alto do Rio de Janeiro é o Pico das Agulhas Negras, que atinge 2.791 metros acima do nível do mar.
O nome dado à cidade surgiu de um rio que não existe. Isso mesmo! Em 1502, o navegador português Gaspar de Lemos alcançou a Baía de Guanabara, às margens do que seria a cidade fundada em 1565. Ao confundir a baía com a foz de um rio, o local foi batizado de Rio de Janeiro, já que fora “descoberto” no primeiro mês daquele ano.
Depois de saber mais sobre o Rio de Janeiro, pinte o mapa a seguir e brinque destacando as principais cidades – mas sem colar, hein!?
Jornalista com 15 anos de experiência, é mestre em América Latina pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa Práticas Políticas e Relações Internacionais.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário