Quiz das Invenções: quem foi o(a) responsável por estas descobertas famosas?

Você gosta de quizzes de curiosidades? Neste quiz do Gestão Educacional, você deverá adivinhar os(as) inventores(as) de invenções famosas!

Diversas mentes brilhantes ao longo da história nos ajudaram a chegar onde chegamos hoje. Neste quiz de hoje do Gestão Educacional, você será testado em relação ao seu conhecimento de mundo no que diz respeito a invenções e descobertas famosas!

Por exemplo: você sabe qual povo inventou a bússola? Ou quem inventou a primeira lâmpada incandescente? Ou o telefone?

Se você se considera um(a) expert em curiosidades do tipo, faça este quiz do Gestão Educacional e teste seus conhecimentos de mundo!

Quiz das Invenções: quem foi o(a) responsável por estas descobertas famosas?

Responda o quiz abaixo e teste seus conhecimentos sobre invenções e descobertas famosas! Em seguida, desça um pouco a página e confira um pouco mais sobre quem foi cada um desses inventores e inventoras!

53
Created on By Alexandre Peres

Quiz das Invenções: quem foi o(a) responsável por estas descobertas famosas?

Você sabe quem inventou a Lâmpada Incandescente? Ou o Motor a Vapor? Descubra neste quiz do Gestão Educacional se você conhece ou não os(as) responsáveis por algumas das invenções mais famosas da história!

1 / 8

Quem inventou a BÚSSOLA?

2 / 8

Quem inventou a IMPRENSA no século XV, revolucionando a impressão de livros, jornais etc.?

3 / 8

Quem inventou o MOTOR A VAPOR entre 1736 e 1775, criação bastante usada na Revolução Industrial?

4 / 8

Quem inventou o TELEFONE ELÉTRICO em 1876, revolucionando a comunicação instantânea?

5 / 8

Quem foi o responsável pela descoberta da PENICILINA, permitindo a criação de antibióticos?

6 / 8

Quem desenvolveu o PRIMEIRO ALGORÍTMO para implementação em um computador?

7 / 8

Quem inventou a LÂMPADA INCANDESCENTE em 1834?

8 / 8

Qual foi a principal criação do Papa Gregório XIII em 1582, utilizada até os dias de hoje ao redor do mundo?

Your score is

The average score is 54%

0%

Um pouco sobre cada inventor(a)

Bússola

Foi inventada pelos chineses, durante a Dinastia Han (202 a.C. – 220 d.C.). Amplamente utilizada para navegação e orientação, ela usa o campo magnético da Terra para garantir que sua agulha aponte sempre para a direção norte.

Imprensa

Johannes Gutenberg (1400-1468) foi um inventor do Sacro Império Romano-Germânico. Sua maior invenção foi a Imprensa, uma derivação da prensa móvel que passou a ser amplamente utilizada para a impressão de livros e jornais.

Motor a vapor

O motor a vapor, também chamado máquina a vapor, é uma máquina térmica que faz uso da pressão do vapor para se movimentar. O principal modelo foi criado pelo britânico James Watt (1736-1819), com sua criação sendo um dos principais saltos da chamada Revolução Industrial.

Telefone elétrico

O cientista, inventor e fonoaudiólogo britânico, naturalizado norte-americano, Alexander Graham Bell (1847-1922), é considerado o grande inventor e disseminador do telefone como meio de comunicação de massas. Hoje em dia, porém, uma das hipóteses mais aceitas é a de que o verdadeiro inventor foi o italiano Antonio Meucci, que vendeu o aparelho para Bell na década de 1870.

Penicilina

A penicilina foi descoberta por Alexander Fleming (1881-1955), bacteriologista do St. Mary’s Hospital, de Londres. Estudando substâncias capazes de matar ou impedir a proliferação de bactérias, ele descobriu, ao acaso, depois de sair de férias e esquecer placas com culturas de micro-organismos em seu laboratório, que um fungo, do gênero Penicillum, poderia ser usado como antibiótico para combater doenças e infecções bacterianas.

Algoritmo de computação

Augusta Ada Byron King (1815-1852), Condessa de Lovelace e única filha legítima do poeta inglês Lord Byron, é reconhecida como a responsável por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, no caso a Máquina Analítica de Charles Babbage. Seus códigos permitiam que a máquina computasse os valores de funções matemáticas, sendo considerada a primeira programadora da história.

Lâmpada incandescente

Embora diversos outros inventores tenham criado lâmpadas incandescentes, que convertem energia elétrica em energia luminosa e térmica através do Efeito Joule, foi Thomas Edison (1847-1931) quem conseguiu fazer a primeira viável do ponto de vista comercial.

Calendário gregoriano

Criado em 1582 por iniciativa do Papa Gregório XIII, este calendário surgiu com o objetivo de corrigir os erros do Calendário Juliano (1502-1585), tornando-se o calendário mais utilizado no mundo — e continua assim!

Outro quiz para fazer agora: quiz das bandeiras!

Você consegue adivinhar o nome dos países de todas as dez bandeiras desse quiz? Tenha em mente, porém, que é um quiz difícil!

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário