5 curiosidades geográficas incríveis que vão te deixar de boca aberta

O mundo é um lugar fascinante e está cheio de uma geografia surpreendente. As curiosidades geográficas são ocorrências ou fenômenos naturais inusitados, surpreendentes ou indescritíveis.

5. O Ponto Nemo é o lugar mais remoto da Terra

O Ponto Nemo é o lugar mais remoto da Terra. Este ponto solitário, situado no Oceano Pacífico Sul e cercado por nada além de água, está a 1.670 milhas da terra mais próxima. Sua localização é em uma área que não está em nenhum continente. Na verdade, não há sequer ilhas nem nada ao seu redor!

Então, como chegar lá? A solução envolveu uma viagem de exploração utilizando um catamarã modificado de 65 pés chamado “Kona” que tem navegado ao redor do mundo desde 2015.

A tripulação a bordo do Kona navegou ao redor do mundo a fim de alcançar o Ponto Nemo e estabelecer um novo recorde mundial de viagens em águas abertas, mesmo que nunca tenham realmente pousado nele. Os marinheiros descobriram este ponto isolado navegando por dias sem ver outros navios antes de perceberem que tinham perdido irremediavelmente o rumo.

4. Salto Ángel é a cachoeira mais alta do mundo

A cachoeira mais alta da terra é a Salto Ángel, localizada na Venezuela, que cai a 979 metros (3.212 pés). A cachoeira é um dos locais turísticos mais visitados na Venezuela e atrai muitos visitantes a cada ano. Além disso, ela é 12 vezes maior que as Cataratas do Iguaçu.

Salto Ángel é um exemplo de uma cachoeira em cascata em camadas que cai sobre uma série de terraços. O riacho corre em direção ao sudeste e forma uma incrível cascata antes de despencar em um desfiladeiro profundo abaixo.

3. A Rússia tem 11 fusos horários

A hora em Moscou, capital da Rússia, é GMT +3. No entanto, existem outros 10 fusos horários em todo o país. Quase metade desses fusos horários tem horários diferentes do resto da Rússia ou até mesmo de Moscou. Isto pode ser confuso para os viajantes que planejam suas viagens à Rússia.

O país é tão grande que pode caber cinco fusos horários em cada hora de sua fronteira oriental com a China. Isso significa que se você estiver em Vladivostok e tiver um compromisso em Moscou, sua reunião começará 30 minutos mais cedo do que o esperado. Isso é um dia inteiro de produtividade extra.

O 11º fuso horário está no centro da Rússia (UTC+3) e está uma hora à frente do UTC, que também é conhecido como Tempo Universal Coordenado (abreviado como UTC). O UTC foi criado por astrônomos para servir como uma referência padrão para todos os fusos horários do mundo. O objetivo disto é evitar confusão quando as pessoas ao redor do mundo estão se comunicando por telefone ou e-mail.

Quem pretende fazer uma viagem entre a Rússia e outro país, é importante saber em que fuso horário você está antes de fazer qualquer planejamento.

2. Ponto mais alto da Terra

O Monte Everest, o ponto mais alto da Terra, está localizado na cordilheira dos Himalaias Mahalangur. Esta região começa na fronteira entre o Nepal e o Tibete, e o Monte Everest faz parte dos territórios de ambos os países. O pico do Monte Everest fica a 8.850 metros acima do nível do mar.

Ele foi escalado pela primeira vez em 1953 por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay. Os nepaleses chamam o Monte Everest de Sagarmatha (que significa “cabeça do céu”) e os tibetanos o chamam de Chomolungma (“Deusa Mãe do Universo”).

1. Local mais fundo do mar

A Fossa Mariana é uma fossa oceânica que fica no oeste do Oceano Pacífico, ao leste do Japão e a oeste do Havaí. É o ponto natural mais profundo da Terra. A Fossa das Marianas tem cerca de 1.580 milhas (2.550 quilômetros) de comprimento e atinge profundidades de mais de 11 km (36.000 pés), que é duas vezes mais profunda que o Monte Everest.

Parte das Ilhas Marianas, é uma das cinco trincheiras que se estendem através do solo do Oceano Pacífico. Trincheiras como estas se formam quando duas placas colidem, criando uma fenda na crosta terrestre chamada fronteira divergente. À medida que se espalham, o magma sobe através de fendas entre a superfície superior e o manto inferior da Terra.

Isto faz com que a lava irrompa na terra formando vulcões submarinos conhecidos como montes submarinos ou guyots – muitos dos quais permanecem debaixo d’água hoje, apesar de já terem estado acima da água!

Você também pode gostar de ler:
Mapa-múndi – Conheça as Várias Projeções do Mapa e Como ele Funciona

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário