Mapa-múndi – Conheça as Várias Projeções do Mapa e Como ele Funciona

O mapa múndi é uma representação do Planeta Terra em formado 2D, para a visualização em superfícies, como no papel ou nas telas do computador e celular. Entretanto, transformar o globo em uma figura pode gerar distorções na imagem e, portanto, confusões. Mas, calma! Isso não quer dizer que a Terra é plana (veja aqui as provas), e sim uma facilitação gráfica para a visualização do nosso mundo.

Aqui no Gestão Educacional, vamos apresentar um pouco mais sobre o mapa-múndi, como ele é feito, para que ele serve e como ele funciona, além da planificação do globo.

Como Funciona o Mapa-múndi?

O mapa-múndi é uma planificação do globo terrestre. Ou seja, ele pega o território arredondado do planeta terra e o leva para uma superfície plana. Porém, quando isso é feito, há um problema: continentes, países, estados e formas ficam um pouco distorcidos para que a impressão da esfera seja feita em um lugar plano.mapa mundi

A palavra mapa vem do latim mappa, significando “lenço” e depois uma representação cartográfica, ou seja, mapa-múndi é o mesmo que a representação cartográfica do mundo.

O mapa-múndi mostra todos os hemisférios e continentes do planeta, que podem ser divididos entre 4 a 7, mas, geralmente, são divididos em 6. Essa é apenas uma representação de imagem, que simboliza onde se encontra cada país, não sendo 100% fiel à imagem real do planeta.

Para demonstrar a forma com que foram representados, é obrigatório que os mapa-múndi apresentem a escala cartográfica. Essa é uma relação matemática que representa as dimensões de um objeto real nas mesmas proporções, só que numa versão menor. Afinal, seria impossível criar um mapa do tamanho da Terra!

Tome como exemplo a imagem abaixo, a escala do mapa é de 1: 25000.000, o que significa que para cada centímetro do mapa equivalem a 25000.000 centímetros do espaço real. No caso da representação da terra, quase sempre será de 1:35.000.000.

Além disso, também vale lembrar que o mapa-múndi pode ser representado de forma física ou política.

Mapa-múndi Físico

Mapa Múndi Físico

A representação do mapa-múndi físico mostra as formas dos territórios, priorizando as informações geográficas. Por conta disso, possuem diversas tonalidades para diferenciar a representação das informações acerca daquele território.

Nos mapas-múndi formato físico, pode-se aferir as seguintes informações:

  • Separação territorial entre os países do mundo;
  • Nome e indicação dos oceanos do mundo;
  • Representações geográficas (rios, montanhas, vulcões e afins);
  • Planaltos, Planícies e outras formas de relevo.

Dependendo da profundidade do mapa, pode haver informações para a profundidade de oceanos, alturas das montanhas, entre outros detalhes. Esses dados devem constar na legenda.

Mapa-múndi Político

Mapa Múndi Político

O mapa-múndi político é indicado para conferir o nome das cidades e capitais presentes em cada território. Nesse tipo de representação, há as seguintes informações:

  • Nome e indicação dos países do mundo;
  • Nome e indicação da capital de cada país;
  • Divisão territorial e fronteira entre países;
  • Nome e indicação dos Estados;
  • Nome e indicação dos fuso-horários do mundo;
  • Nome e indicação dos Oceanos do Mundo.
Quer ver ou baixar o mapa-múndi em tamanho grande? Então, clique nos links abaixo:

Linhas Imaginárias do Mapa-múndi

Para facilitar a interpretação e localização dos objetos no mapa-múndi todas as representações possuem linhas imaginárias em branco, preto ou azul que cortam o mapa. Cada uma delas possui coordenadas geográficas e servem para devidos propósitos. Veja, abaixo, quais são elas e suas características.

Linhas imaginárias do Mapa Múndi

Linha do Equador

A linha do equador é a linha que divide o mundo em dois hemisférios – Norte e Sul. Ao todo, essa linha imaginária mede 6.380km e 40 mil quilômetros horizontalmente.

Essa linha ajuda tanto na definição dos fusos horários como também na classificação dos climas, uma vez que os países localizados acima possuem menor incidência do sol do que os que se distribuem abaixo dessa marcação.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de capricórnio é a linha horizontal que fica localizada abaixo da linha do equador, no hemisfério Sul. Sua marcação se dá sobre a latitude -23º 37’, passando por 10 países.

Trópico de Câncer

O trópico de capricórnio é a linha localizada horizontalmente no hemisfério norte, acima da linha do equador. Sua marcação se dá aos exatos 23°37′ de latitude e perpassa por 19 países da América, África e Ásia.

Meridianos

Os meridianos são as linhas verticais em cinza, que cortam o mapa-múndi. É por meio delas que se estabelecem os fuso-horários geográficos e que é determinada a longitude entre cada um dos territórios mundiais.

O principal meridiano é o de Greenwich, porque ele marca a longitude 0° e, por isso, é tido como uma marcação principal para a contagem dos demais meridianos e fuso-horários que cortam a Terra.

Círculo Polar Antártico

O círculo Polar Antártico é a marcação que define os países do extremo sul do mundo, no caso, a Antártica. Nessa região do mundo, a incidência solar é diferente, podendo aparecer durante 24 horas no verão e não aparecer durante o inverno.

Círculo Polar Ártico

O círculo Polar Ártico é a marcação do mapa-múndi que separa os países localizados ao norte do mundo, no caso, Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.

Nesse local do mundo, o sol se incide de forma diferenciada. No verão, permanece visível 24 horas por dia. Já no inverno, não aparece de maneira alguma. Tudo isso devido à localização desses territórios na Terra.

Representações do Mapa-múndi

Você sabia que não existe apenas um mapa-múndi? Vários cartógrafos já criaram mapas que se aproximam daquilo que precisam, de acordo com seus estudos. Uma coisa é fato: todos sofrem um pouco de distorção e nenhum consegue representar 100% o planeta Terra.

Alguns são mais fiéis em aspectos de tamanho territorial, enquanto outros representam melhor a localização de cada continente, por exemplo. Conheça os vários mapas-múndi que existem e suas devidas características.

Projeção de MercatorMapa mundi de Mercator

A projeção mais usada é a projeção de Mercator, porém ela sofre algumas críticas, por dar destaque e centralizar toda a Europa. Esse mapa também distorce ainda mais os hemisférios norte e sul. Quanto mais perto dos polos, mais distorcidas serão as representações.

Essa projeção foi feita no ano de 1596 e é utilizada até hoje, sendo a representação mais comum do mapa-múndi, feita por Gerardus Mercator, por isso recebe esse nome.

Trata-se de um mapa antigo, eurocentrista, mas conhecido e bastante útil para estudos geográficos.

Projeção de Gall- Peters

Mapa mundi Gall Peters

A Projeção de Gall- Peters é outra projeção que gera debates, pois este prioriza e traz para o primeiro plano o território dos países em desenvolvimento. Ele distorce e leva para o segundo plano os países do norte, como a Europa e o EUA. O mapa ainda distorce as formas dos continentes.

A sua produção é mais fiel ao tamanho dos continentes, às retas perpendiculares, aos intervalos dos meridianos e às próprias linhas dos meridianos, que possuem intervalos menores. Apesar de a área dos continentes ser mais fiel, o formato deles fica bastante distorcido.

Projeção de Mollweide

Mapa mundi de Mollweide

Foi desenvolvida no ano de 1805, por Karl Mollweide, uma cartógrafo da época. Essa projeção foi criada para corrigir os diversos erros da projeção de Mercartor. É bastante fiel aos continentes centrais, porém achata o Polo Norte e o Polo Sul, sendo uma projeção do mapa mais utilizada nos Atlas atuais.

Suas características incluem os paralelos em linhas retas e meridianos em linhas curvas, para trazer o resultado de uma representação mais fiel do planeta Terra. A área do mapa corresponde à área do globo terrestre e este tem forma elíptica.

Projeção de Robinson

Mapa mundi de robinson

Foi desenvolvido em 1961, por Arthur H. Robinson. Utiliza como base as coordenadas, para criar os mapas e não os cálculos. Sendo assim, mantém os ângulos e as áreas, sendo um mapa criado para corrigir as distorções existentes nos mapas anteriores.

Cada mapa-múndi prioriza um aspecto e distorce os continentes em outros. A projeção Robinson é a que propõe um meio termo entre as projeções existentes.

Neste, os paralelos são linhas retas, mas os meridianos possuem linhas curvas. Nas mais comuns, como de Mercartor e Gall Peters, ambas são retas e encontram-se perpendiculares.

Esse mapa é uma combinação de todos os outros, que visa distorcer minimamente as massas das várias regiões do globo terrestre.

Projeção de Winkel Tripel

mapa do mundo winkel tripel

O principal objetivo desse mapa é transformar o globo redondo em uma representação plana com as menores distorções possíveis, sendo criado no ano de 1921. A National Geographic utiliza-o como padrão desde 1998, substituindo a projeção Robinson, antes utilizada.

Mapa-múndi de Fuso Horários

Mapa Múndi de Fuso Horários

O mapa-múndi de fuso horários é o que tem as marcações específicas dos fusos e das longitudes, servindo para  orientar qual é a hora correta em cada lugar do mundo.

A contagem funciona da seguinte forma: sabe-se que demora 24 horas para passar um dia na Terra, ou seja, dar uma volta de 360°. Sendo assim, em 1 hora, a Terra se desloca 15°. Por isso, a cada 15° para o leste do meridiano de Greenwich, há o acréscimo de uma hora. a cada 15° a oeste, têm-se a diminuição de uma hora. 

Continentes do Mundo (Mapas Temáticos)

Os mapas-múndi temáticos são escalas menores do globo para que se possa ter uma melhor visualização de uma região em específica da Terra. Veja, abaixo, cada um deles:

Mapa-múndi da Europa

Mapa Múndi Europa

Mapa-múndi da Oceania

Mapa Múndi Oceania

Mapa-múndi da Ásia

Mapa Múndi Ásia

Mapa-múndi da África

Mapa Múndi África

Mapa-múndi da América Central

Mapa Múndi América Central

Mapa-múndi da América do Norte

Mapa Múndi América do Norte

Mapa-múndi da América do Sul

Mapa Múndi América do Sul

Curiosidades

  • No mapa mais comum, o Mercator, a África está bem menor que a Antártida, mas o continente africano é, em média, 4 vezes maior que esta;
  • Mecartor é o mapa mais utilizado até hoje;
  • Outras projeções que deformam menos o mapa vêm sendo adotadas, como os mapas de Mollweide, Robinson e Winkel Tripel;
  • As projeções são chamadas de anamórficas, pois pegam uma geografia esférica e rugosa (devido à topografia) e  transferem-na para uma superfície plana.

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do mapa-múndi, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Mapa-múndi – Conheça as Várias Projeções do Mapa e Como ele Funciona

1) De acordo com o mapa-múndi, quantos continentes existem no planeta Terra?

  • a) 6 (Ásia, América (dividido em: América do Norte, América Central e América do Sul), África, Antártida, Europa e Oceania).
  • b) 6 (Ásia, América (dividido em: América do Norte e América do Sul), África, Antártida, Europa e Oceania).
  • c) 6 (Ásia, América (dividido em: América do Norte, América Central e América do Sul), África, Antártica, Europa e Oceania).
  • d) 7 (Ásia, América do Norte e América do Sul, África, Antártida, Europa e Oceania).

2) Segundo o que você aprendeu até o momento, qual é o mapa-múndi mais utilizado até hoje?

  • a) Projeção de Mollweide.
  • b) Projeção de Winkel Tripel.
  • c) Projeção de Mecartor.
  • d) Projeção de Robinson.

3) Conforme o que você pode observar nos mapas acima apresentados, quantos oceanos há no planeta Terra?

  • a) 4 (Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Glacial).
  • b) 5 (Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Glacial Ártico, Oceano Glacial Antártico).
  • c) 3 (Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico).
  • d) 8 (Oceano Pacífico Norte, Oceano Pacífico Sul, Oceano Pacífico Asiático, Oceano Atlântico Norte, Oceano Atlântico Sul, Oceano Índico, Oceano Glacial Ártico, Oceano Glacial Antártico).

4) Qual das linhas imaginárias determina o marco 0 do planeta Terra?

  • a) Linha do Equador.
  • b) Meridiano de Greenwich.
  • c) Trópico de Capricórnio.
  • d) Círculo Polar Antártico.

5) Na divisão do planeta em diversos fusos horários, foram definidos, a cada 15º, o acréscimo de 1 hora a leste do Meridiano de Greenwich e a diminuição de 1 hora a oeste desse mesmo meridiano. Sabendo disso, uma empresária, no Brasil, que está em uma reunião de negócios via Internet com o seu sócio que está em Los Angeles, Estados Unidos, quer saber que horas são na cidade onde seu colega está, sabendo que são 14h no Brasil, no horário de Brasilia. Ou seja, o sócio de Los Angeles está conversando com ela às:

  • a) 18h
  • b) 11h.
  • c) 13h.
  • d) 10h.

Deixe seu Comentário

WebGo Content