Linha do Equador – O que é? Origem do nome e Localização

Você já parou para pensar que se a divisão do mundo, marcada pela Linha do Equador, não existisse, o planeta teria um entendimento totalmente diferente? Como seria possível diferenciar o mundo sem a marcação norte e sul?

E se o mundo fosse apenas um grande hemisfério? A compreensão geopolítica do seria bastante afetada. Por sorte, a Linha do Equador e outras divisões separam categoricamente a Terra.

Entenda, de maneira descomplicada, o que significa a Linha do Equador, sua criação, quais os países cortados pela Linha e onde ela passa no Brasil!

 

O que é a Linha do Equador?

Linha do Equador fronteira

É bem simples de conceituar a Linha do Equador e você, provavelmente, aprendeu isso na escola. A Linha do Equador é uma linha imaginária, que foi traçada no ponto exato em que há igual distância entre o extremo norte e o extremo sul da Terra.

Ou seja, ela é o principal paralelo terrestre que divide o planeta ao meio, horizontalmente – o hemisfério norte da Terra é também chamado de Boreal ou Setentrional, enquanto que o hemisfério sul é denominado de Austral ou Meridional.

Por definição, a Linha do Equador tem latitude de 0°, com um raio de cerca de 6.378km, em um total de mais de 40 mil km de extensão.

Da mesma maneira que a Linha do Equador divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul, existe uma linha que divide o planeta em leste (Oriente) e oeste (Ocidente): é o Meridiano de Greenwich. Conhecido como centro do ponto, o local está localizado a poucos quilômetros do centro de Londres, na Inglaterra, estabelecido ainda no ano de 1884.

Origem do nome Linha do Equador

Embora muitas pessoas acreditem que o nome seja derivado do país sul-americano, na verdade esse paralelo é muito mais antigo que a essa nação.

O conceito de uma linha que dividia o planeta Terra em duas metades teve seu surgimento ainda na Antiguidade, de uma linha que cortava o céu e o separava em dia e noite.

Linha do Equador

No século 3 a.C., Eratóstenes – matemático grego – fez a medição da circunferência da Terra e a dividiu em um sistema de retas paralelas. No entanto, a “Linha do Equador” daquela época passava sobre a ilha de Rodes, pois o mundo que até então eles conheciam era pequeno.

A partir de 25 d.C., Pompônio Mela – geógrafo romano – fez a proposição de repartir a Terra em uma região quente (central) e duas frias (os polos).

Nas Grandes Navegações, no ano de 1526, os europeus chegaram ao país que hoje é conhecido como Equador, quando esse ainda integrava o Império Inca.

O conceito atual da linha se desenvolveu somente em 1590, com a projeção de Mercator, que fez a divisão do mundo em dois hemisférios, com uma linha que ultrapassava pela então colônia espanhola, que acabou sendo denominada Equador.

Por curiosidade, Equador é uma palavra de origem latina, aequator, que significa “o que iguala”.

Qual é a localização da Linha do Equador?

Linha do Equador Brasil

Majoritariamente, a Linha do Equador atravessa o oceano, mas também passa por alguns países. No total são 13 nações. Saiba quais são conforme o seu continente:

  • América: Brasil, Colômbia e Equador;
  • África: República do Congo, Gabão, Quênia, República Democrática do Congo, Somália, São Tomé e Príncipe e Uganda;
  • Ásia: Indonésia e Ilhas Maldivas;
  • Oceania:

A Linha do Equador serve para estabelecer as latitudes – sendo nela 0°, a partir daí tudo que está ao norte apresenta latitudes positivas (que podem alcançar os 90°) e tudo que está ao sul apresenta latitudes negativas (que podem alcançar os -90°).

Além disso, a Linha do Equador tem como finalidade ser uma referência para fenômenos climáticos e físicos.  É possível notar que as áreas equatoriais – as regiões que estão localizadas próximas à Linha do Equador – recebem maior intensidade dos raios solares durante o ano todo, por isso essas regiões têm climas com temperaturas maiores, se comparadas a outras regiões.

Isso quer dizer que as áreas mais afastadas tendem a ser mais frias, excetuando-se em casos em que há fenômenos climáticos que interferem e elevam as temperaturas.

No Brasil, a Linha do Equador passa por quatro estados: Amapá, Amazonas, Pará e Roraima – no Amapá, ela atinge justamente a capital, Macapá. Como dito, a região próxima desse paralelo tem médias de temperatura maiores ao longo do ano, enquanto que a região sul do Brasil tem temperaturas mais baixas.

Você pode visitar o monumento construído na cidade de Macapá para designar a Linha do Equador, muito embora ela esteja com sua demarcação incorreta, por conta do terreno (decidiu-se construir o monumento em um local mais plano).


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply