Pra que serve a cauda do cachorro? Cientistas podem ter descoberto!

Os cães são excelentes comunicadores, e suas caudas são uma grande parte disso. Eles não só podem comunicar intenção através da cauda, mas também a utilizam para demonstrar sentimentos.

Comunicação

A cauda do cão comunica muitas informações, tanto para você quanto para outros cães. Ela pode ser usada como uma saudação, para pedir algo, ou simplesmente para mostrar como o cão está se sentindo. Há muitas maneiras diferentes do cão usar a cauda para se comunicar: uma delas é quando você entra na sala e ele o cumprimenta na porta abanando a cauda de um lado para outro rapidamente.

Isto também é feito quando a emoção toma conta durante a brincadeira com outro cão ou companheiro humano para que eles saibam que é hora de alguma diversão. O cachorro também pode usar este método se ele quiser algo de seus irmãos ou pais porque significa “venha aqui”.

Outra maneira de os cães se comunicarem é quando estão chateados por algum motivo, eles seguram suas caudas mais abaixo, por vezes, entre as patas traseiras. Este ato soa muito mais como choramingar do que qualquer outra coisa – e os humanos geralmente entendem o que isto significa imediatamente.

A cauda do cão como um empático

Você sabia que os cães também podem ler nossas emoções através da cauda? Em 2007, pesquisadores da Universidade de Lincoln revelaram que os cães podem sentir as emoções humanas com base em nossa linguagem corporal. O estudo foi publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews. ele envolveu mostrar aos cães fotos de seus donos ou de estranhos enquanto mediam seu nível de hormônios de estresse através de amostras salivares.

Os cientistas descobriram que ao ver imagens de pessoas que conheciam (seus donos), os cães mostravam níveis mais baixos de hormônios de estresse do que ao ver imagens de estranhos – mesmo quando não havia nenhuma razão aparente para eles se sentirem estressados ao redor dessas pessoas. Isto sugere que seu cão sabe que tipo de pessoa você é ao olhar apenas para seu rosto e linguagem corporal.

Ou seja, eles também entendem o quanto essas pessoas estão se sentindo felizes só com o fato das suas sobrancelhas terem sido levantadas acima do nível normal dos olhos – indicando excitação – ou relaxadas abaixo do nível normal dos olhos – indicando calma, por exemplo.

Pesquisa revela que a cauda não garante o equilíbrio dos cães

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o equilíbrio dos cães não tem nenhuma relação com a cauda. Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Max Planck Institute, na Alemanha, a cauda pouco influência no equilíbrio deles. O estudo, realizado durante 10 anos, apontou que a cauda tem como principal função a comunicação. Durante o período de análise, o comportamento dos cães foi observado em 25 raças diferentes e, portanto, concluíram que a cauda não influência em nada no equilíbrio dos cães.

A compreensão da cauda do cão o ajudará a entender melhor seu cão

Quando você pensa em como um cão se comunica com o mundo, você provavelmente pensa principalmente na linguagem corporal dele ou dela. Você pode ter visto seu cão abanando a cauda em excitação ou ele pode tê-la encolhido entre suas pernas enquanto se assustava com algo intimidante. Mas há outras maneiras de seu companheiro canino se comunicar que não são tão óbvias: a posição de sua cauda pode lhe dar uma visão do que ele está sentindo – e compreender estes sinais pode ajudar a fortalecer sua ligação com ele.

  • Um cão feliz e relaxado carregará sua cauda alta e curvada sobre suas costas em um arco (como um ponto de interrogação);
  • Um cão que está se sentindo agressivo ou defensivo levantará o pelo ao longo de sua coluna). Ele fará contato visual com outro animal, rosnará alto e encaracolará seus lábios para revelar os dentes. E também segurará sua cauda perto de seu corpo enquanto está parado;
  • Os cães que têm medo ou stress tendem a abaixar ligeiramente a cauda enquanto se afastam de qualquer coisa que os assuste. Eles também podem se mover lentamente para trás enquanto mantêm os olhos fixos em seu perseguidor até que estejam completamente fora de vista.

Fonte: Com informações de bioRxiv

Você também pode gostar de ler:

Gato ou Cachorro? O que você viu primeiro revela um segredo!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário