Antônimos – O que são? Tipos e Exercícios Resolvidos

A antonímia pode ser classificada como uma oposição de sentindo entre palavras. O antônimo de uma palavra, portanto, é outra palavra que tenha o sentido oposto ao da primeira. Por exemplo, o antônimo de quente é frio.

São, portanto, alguns exemplos de antônimos os seguintes conjuntos:

  • Bonito/feio;
  • Acompanhado/sozinho;
  • Regredir/progredir;
  • Ativo/Inativo;
  • Sair/Entrar;
  • Mais/Menos.

Entretanto, apenas essa definição não é cientificamente suficiente, uma vez que há casos, como observa a linguista Márcia Cançado (2015), que exigem uma definição mais precisa e minuciosa.

Antônimos

Porém, a definição dada inicialmente serve para se compreender o básico da antonímia e possivelmente garantir uma boa nota em uma prova de português.

Abaixo, você verá os vários tipos de antônimos e alguns exemplos de cada um deles, para se aprofundar mais no estudo da antonímia. Ao final, não deixe de responder os exercícios para melhor fixar o conteúdo em questão!

Antonímia binária ou complementar

Cançado (2015) explica que esse tipo de antonímia corresponde aos pares de palavras que não podem coexistir num mesmo contexto. Por exemplo, se eu digo que determinada pessoa está viva, ela necessariamente não pode estar morta. Ou seja, para que uma palavra seja utilizada, a outra obrigatoriamente não pode ser.

Veja alguns exemplos deste tipo de antônimos:

  • Móvel/imóvel;
  • Urbano/rural;
  • Macho/Fêmea.

Neste caso de antônimos, a negação de um resulta na afirmação de outro. Se determinado objeto não é imóvel, ele necessariamente é móvel. Essa lógica será importante para compreender o terceiro e último tipo de antonímia, a de gradação.

Antônimos

Antonímia inversa

O segundo grupo de antônimos diz respeito às palavras que descrevem uma mesma relação entre duas coisas ou pessoas, mas de posições diferentes; em ordem inversa. Parece complicado de entender, mas não é. Veja os exemplo abaixo:

  • Pai/filho;
  • Em cima/Em baixo;
  • Comprar/vender.

Peguemos o exemplo A. Pai descreve a relação entre pai e filho. Filho, por sua vez, também descreve essa mesma relação, mas na ordem inversa. Os dois termos podem ser considerados, portanto, antônimos inversos um do outro: se X é pai de Y, Y é pai de X.

O mesmo vale para os demais exemplos: o inverso de comprar é vender; o inverso de em cima é em baixo.

Antonímia gradativa

Esta é muito fácil de compreender. Cançado (2015) afirma que duas palavras são antônimos gradativos quando cada uma delas ocupa um polo oposto em um contínuo. Veja um exemplo abaixo para compreender melhor:

  • Alto/baixo

Se fizéssemos um contínuo para esse exemplo, ele inicialmente pareceria assim:

Antônimos

Porém, ele não se resumiria a apenas esses dois polos. A escala seria provavelmente semelhante à seguinte:

Antônimos

Dessa forma, a negação de um não resulta na afirmação de outro, pois se eu digo que determinada pessoa não é baixa, ela não necessariamente é alta: ela pode ser muito baixa, média, alta ou muito alta.

Veja mais alguns exemplos de antonímia gradativa:

  • Quente/frio;
  • Adulto/criança;
  • Preto/branco.

O exemplo C pode, à primeira vista, não parecer um caso de antonímia gradativa. Porém, se pararmos para pensar que o processo de uma criança se tornar adulta envolve uma série de etapas (pré-adolescente, adolescente, jovem-adulto…), fica fácil enquadrá-lo neste tipo de antônimo.

Exercícios resolvidos

1. Complete as lacunas com os antônimos das palavras correspondentes e indique qual o tipo de antonímia.

a) Grande ___________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa

b) Urbano ____________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa

c) Visível _____________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa

d) Avô ______________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa

e) Cedo ______________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa

2. Observe as alternativas abaixo. Cada grupo tem exemplos de um tipo de antônimo. Indique que alternativa é correspondente a cada um dos tipos de antonímia.

a) Entrar/sair; Maior que/menor que/; Mãe/filha.

b) Par/ímpar; Aberto/fechado; Aceso/apagado.

c) Gordo/magro; Amor/ódio; Fácil/difícil.

(    ) Binária

(    ) Inversa

(    ) Gradativa

RESPOSTAS

1)

a) pequeno (iii) gradativa;

b) rural (i);

c) invisível (i);

d) neto (ii);

e) tarde (iii)

2)

(b) Binária

(a) Inversa

(c) Gradativa

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre Antônimos – O que são? Tipos e Exercícios Resolvidos

1) Complete as lacunas com os antônimos das palavras correspondentes e indique qual o tipo de antonímia.  a) b) c) d) Avô ______________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa e) Cedo ______________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa 2. Observe as alternativas abaixo. Cada grupo tem exemplos de um tipo de antônimo. Indique que alternativa é correspondente a cada um dos tipos de antonímia. a) Entrar/sair; Maior que/menor que/; Mãe/filha. b) Par/ímpar; Aberto/fechado; Aceso/apagado. c) Gordo/magro; Amor/ódio; Fácil/difícil. (    ) Binária (    ) Inversa (    ) Gradativa RESPOSTAS 1) a) pequeno (iii) gradativa; b) rural (i); c) invisível (i); d) neto (ii); e) tarde (iii) 2) (b) Binária (a) Inversa (c) Gradativa

  • a) Grande ___________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa.
  • b) Urbano ____________ (i) Binária (ii) Inversa (iii) Gradativa.
  • c)
  • d)

Deixe seu Comentário

WebGo Content