Decente ou descente? Significado e Exemplos

Está escrevendo o seu texto e chegou na seguinte dúvida: decente ou descente? Pois bem, vamos te ajudar com isso!

Antes de começarmos com a explicação sobre elas e a definição, em si, é importante reforçar que essas duas palavras existem na Língua Portuguesa, não sendo um erro de grafia.

As duas palavras possuem significado e, para determinar qual delas é a mais adequada ao seu texto, é importante que você saiba exatamente o que quer dizer. Confira mais a respeito, a seguir no Gestão Educacional!

Decente ou descente

Significado de “decente”

Decente tem relação com a conduta de uma determinada pessoa. Pode ser entendido, também, como algo relativo à moral e à ética de alguém. De acordo com a definição do dicionário Michaelis, decente tem o seguinte significado:

Decente: adjetivo, aplicado tanto à masculino, quanto feminino, sem flexão por gênero.

  1. Que está de acordo com as regras sociais, morais e éticas;
  2. Correto, decoroso e digno;
  3. Que age com decência, honestidade;
  4. Que está de acordo com as expectativas, adequado ou apropriado;
  5. Que tem asseio, é asseado ou limpo.

A palavra decente vem do latimdecens”. Dessa forma, não é escrita com S antes do C. Todas as palavras surgidas a partir do início “decente”, também não apresentam o S em sua composição. Por exemplo, as palavras “decência”, “decentemente”, “indecente”.

Exemplos de “decente”

  • Sua roupa está muito decente;
  • O acusado sempre apresentou conduta muito decente;
  • Ela fez um trabalho muito decente;
  • Fico feliz por ter encontrado uma colocação decente.

Significado de “descente”

Ela se relaciona, diretamente, com a ideia de descendência, que é o seu sinônimo mais comum. De acordo com a definição do dicionário Michaelis, descente tem a seguinte explicação:

Descente: adjetivo, também aplicado tanto à masculino, quanto feminino, sem alteração de flexão por gênero

  1. Relativo à descendência;
  2. Que desce.

A palavra descente é a composição do verbo “descer”, unido ao sufixo “-ente”. A união dos dois gerou o adjetivo em questão. Da mesma forma que a palavra anterior, todas as correlações surgidas a partir da palavra “descente” devem apresentar o S em sua composição. Por exemplo, “descer”, “descendente”, “descida”.

Uma maneira simples de identificar se a sua intenção é usar a palavra “descente” é trocar por “crescente” ou “ascendente”. Se descente é o que desce, ascendente é o que sobe. E, para finalizar, crescente é o que cresce ou aumenta.

Exemplos de “descente”

  • Os animais procuram se agrupar na descente do rio;
  • As escadas do setor oeste são apenas descentes;
  • Você deve se orientar pela comunicação descente;
  • O setor de vendas apresentou uma descente este mês.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário