O significado de decolar designa a ação de levantar voo de um avião ou qualquer outro veículo aéreo.
Decolar é um verbo regular, ou seja, ele não sofrerá alterações em seu radical quando for conjugado.
Decolar tem como principal significado o de levantar voo de determinada aeronave. É um termo presente na área da Aeronáutica, que indica o ato de um avião ou outro veículo aéreo de se despegar da terra ou da água e voar.
Além dessa abordagem, o verbo decolar tem um significado no sentido figurado, indicando alguma coisa ou alguém que começa a se sobressair, ascender-se, seja na área social, seja na política, ou mesmo economicamente. Nesse caso, “decolar” garante uma ideia de que alguém está “se dando bem” na vida, por exemplo.
O termo decolar é bastante conhecido atualmente por ser o nome da atual maior agência de viagens on-line da América Latina. O Decolar foi fundado em dezembro de 1999, com a missão de oferecer serviços completos de viagem para qualquer destino no mundo.
A empresa está presente em vários países do continente americano, como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
O processo de decolagem de um avião acontece quando esse veículo aéreo precisa vencer duas forças que são responsáveis por mantê-lo na terra: a resistência do ar contra objetos em movimento e o próprio peso do avião.
A primeira força é superada por meio do uso de hélices, turbinas ou foguetes que irão alcançar um impulso maior do que a resistência do ar. Já na questão do peso da aeronave, o jeito é criar uma força mais poderosa para que todo esse peso seja empurrado para cima (o conhecido empuxo).
Para tanto, a diferença de opressão irá empurrar a aeronave para cima sem que ela tenha a chance de retornar ao solo.
Isso ocorre graças às asas que permitem uma passagem de ar mais rápida na parte de cima das asas e mais devagar na parte de baixo. A pressão acima delas ficará menor e, consequentemente, na outra parte ficará maior.
Essa diferença irá gerar um empuxo que seja suficiente para fazer o avião levantar. Depois de “sugar” o ar, ao mesmo tempo, as turbinas do avião irão expelir esse ar do outro lado, estando comprimido e acelerado pelas hélices menores existentes.
A partir daí, a força gerada será no sentido oposto, o que manterá o avião “para frente”, como se ele fosse empurrado, vencendo a resistência do ar.
O controle dos ângulos de subida ou descida, além dos ajustes na velocidade do avião, é feito por meio das pás móveis conhecidas como flaps. São elas que irão alterar a direção da passagem de ar, mudar a diferença de pressão na asa e, consequentemente, o próprio empuxo da aeronave.
A direção da aeronave depois do seu decolar fica de responsabilidade da asa em pé na parte traseira do avião, chamada de estabilizar vertical. Essa asa irá manter o avião em linha reta, que também possui um flap para se mover de acordo com as necessidades do piloto em virar a aeronave para a esquerda ou para a direita.
“O incidente ocorreu quando a aeronave estava prestes a decolar para Atenas” (G1, 12/07/2019).
“O jejum de mais de 300 dias afeta a campanha do time, que em 2018 perdeu força na briga pelo título e agora não consegue decolar – também pelo foco dividido” (Jornal Zero Hora, 15/07/2019).
“Sentado em sua poltrona, o ministro da Educação foi abordado pela comissória antes da aeronave decolar” (Jornal O Globo, 22/06/2019).
Os sinônimos de decolar são:
Os antônimos de decolar são:
Vários verbos e substantivos também podem rimar com a palavra “decolar”, entre os quais destacam-se:
Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário