MP3 – O que é? Significado, Sinônimos, Antônimos, Rimas e Exemplos

O significado de MP3 descreve um formato de compressão e transmissão de áudio digital.

Informações sobre a palavra

  • Classe gramatical: sigla;
  • Separação silábica: MP3;
  • Plural: MP3s;
  • Número de letras: 2 + 1 número;
  • Número de vogais: 0;
  • Número de consoantes: 2 (m, p);
  • Origem da palavra: o termo MP3 vem de MPEG Layer 3, desenvolvido pelo grupo Moving Picture Experts Group (MPEG).

Definição de MP3 e Significados

O significado de MP3 define a abreviação de MPEG Layer 3, que nada mais é do que um formato de compressão e transmissão de áudio e vídeo desenvolvido pela MPEG, formado pela Organização Internacional para Padronização (ISO).

O intuito da criação do MP3 foi o de desenvolver um formato que minimizasse a perda de qualidade de músicas que ocorria em outros arquivos de áudio quando eram reproduzidos no computadores ou em dispositivos próprios.

O destaque do desenvolvimento do MP3 alcançou os patamares dos antigos LP, K7 e o (não tão antigo) CD.

Dispositivos próprios para reprodução de áudios são indicados por leitores de MP3, MP3 Player ou mesmo apenas como MP3. Um exemplo é o iPod, série de MP3 Players da empresa Apple, que começou a ser lançado em 2008.

Certos MP3 Players ainda mais antigos possuem a dupla função de reprodução de áudio e de armazenamento de dados, como uma espécie de Flash Drive.

O MP3 tem uma história datada ainda de 1987, quando o Institut Integrierte Schaltungen (IIS), na Alemanha, iniciou seus trabalhos na codificação perceptual, isto é, um método que consistia em apenas fazer uso de frequências sonoras captadas pelo ouvido humano para a Transmissão Digital de Áudio.

Desses trabalhos, o resultado foi apresentado como um algoritmo de compressão de áudio que não perdia a qualidade, o MPEG Audio Layer-3, que tratou de ficar conhecido no mundo inteiro como MP3.

De qualquer forma, o MP3 é entendido como um formato que é capaz de “cortar” as partes inúteis de uma música de maneira que apenas fiquem presentes as frequências perceptíveis pelo ouvido do ser humano.

Os arquivos, a partir do MP3, ficaram com tamanhos menores, pela redução das informações, afinal agora só existe o que realmente interessa em cada arquivo de áudio.

Exemplos com a palavra MP3

“De acordo com a coordenadora do grupo, Daniela Sousa, uma boa parte dos equipamentos da unidade do MP3 foram furtados” (G1, 14/11/2019).

“O programa faz o download dos vídeos da lista de reprodução ou apenas do áudio das músicas no formato MP3 de forma simples” (Techtudo, 23/04/2019).

“Os smartphones ainda não existiam e, se você quisesse ouvir músicas na rua, era necessário ter um Discman ou MP3 Player, algo que já exigia um pouco mais de conhecimento na Internet para baixar músicas e passar para o dispositivo” (Techtudo, 15/04/2019).

Sinônimos de MP3

O sinônimo de MP3 é MP3 Player.

Antônimos de MP3

Não existem antônimos para a palavra MP3.

Rimas com a palavra MP3

Não existem rimas com a palavra MP3.

Rafaela Mustefaga

Graduada em Letras Português/Inglês, pela PUCPR, é revisora e editora de textos informativos, apaixonada por línguas e literatura e professora nas horas vagas.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content