Sonhando em ser Chef Confeiteiro? Conheça os desafios e recompensas da carreira

A confeitaria é a arte de fazer confeitos ou doces que são itens alimentícios ricos em açúcar e carboidratos. Os doces podem ser definidos como um “alimento doce”, geralmente contendo açúcar, muitas vezes combinado com frutas ou nozes, cremes, e geralmente moldado em pequenos pedaços.

O que faz um chef confeiteiro?

O chef confeiteiro é o profissional da confeitaria responsável por criar o menu de sobremesas para um restaurante ou hotel, por exemplo. Ele também tem que garantir que todos os pratos sejam feitos de acordo com as necessidades e expectativas do cliente.

Um chef confeiteiro precisa ser um especialista em confeitaria, assim como ter um bom senso de gosto e olfato. Ele precisa ser capaz de trabalhar de forma rápida e eficiente, mantendo ao mesmo tempo altos padrões de qualidade. Além disso, os confeiteiros também têm que criar novas receitas e melhorar as já existentes quando necessário.

Alguns chefes de confeitaria também dão aulas sobre como fazer diferentes tipos de sobremesas. Portanto, um confeiteiro é um tipo de cozinheiro profissional especializado na criação de sobremesas, incluindo bolos, biscoitos, pastelaria, sorvetes e outros doces.

Quais os desafios em ser um chef confeiteiro?

Há muitos desafios que vêm junto com o fato de ser um chef confeiteiro. Um deles é que você tem que trabalhar longas horas, como faz a maioria dos trabalhos em restaurantes. Outro desafio é lidar com muito estresse dos clientes que têm grandes expectativas em relação à sua comida e às vezes eles podem ser rudes ou não apreciar o que você faz.

Entretanto, o maior desafio em ser um chef confeiteiro é criar novas receitas que sejam atraentes para os gostos e preferências dos clientes. Se você nunca trabalhou como chef antes e quer se tornar um, então pode levar algum tempo até que você possa se acostumar a trabalhar neste campo.

As sobremesas podem parecer fáceis de fazer, mas podem ser bastante desafiadoras para algumas pessoas. Por exemplo, se você não está acostumado a fazer sobremesas do zero ou assá-las você mesmo, então você pode descobrir que leva tempo e esforço para fazê-las parecer boas o suficiente para os olhos dos clientes.

Quais as recompensas em ser um chef confeiteiro?

As recompensas associadas a esta carreira incluem:

  • Uma grande sensação de realização quando os clientes desejam receitas mirabolantes ou complexas;
  • O prazer de criar belos itens de comida que outros gostarão de comer;
  • Ganhar conhecimento sobre como os ingredientes interagem uns com os outros e como diferentes combinações de sabores podem ser usadas para fazer sobremesas deliciosas;
  • Além de ficar encarregado de sua própria cozinha, o que é algo que muitos chefs esperam ansiosamente fazer.

Como se tornar um chef confeiteiro?

A melhor maneira de aprender como se tornar um chef confeiteiro é através de treinamento em um estabelecimento que oferece aulas de artes culinárias ou aprendizados. Os estágios podem muitas vezes levar a empregos em tempo integral quando os aprendizes completam seu período de treinamento.

Entretanto há diversos cursos de especialização ou graduação no mercado que permitem que o profissional fique apto a exercer a profissão.

Áreas da confeitaria

A indústria de confeitaria cresceu de pequenas empresas familiares para uma empresa global. E as principais áreas de confeitaria são as seguintes:

  • Panificação (incluindo bolos, biscoitos, pastelaria e tortas);
  • Doces (incluindo chocolates e confeitos de açúcar);
  • Confeitaria (incluindo balas duras e doces macios);
  • Gomas (incluindo gomas de goma, gomas de geleia);
  • Sorvetes

Confira algumas possibilidades de trabalho no mercado de confeitaria em que o chef confeiteiro pode atuar:

  • Restaurante;
  • Padaria;
  • Hotel;
  • Buffet de recepção;
  • Indústrias.

Negócio próprio

A confeitaria é uma das indústrias mais antigas do mundo e já existe há séculos. É um negócio que pode ser iniciado por qualquer pessoa. Não é necessário ter muito dinheiro para começar. Você só precisa das ferramentas certas e do conhecimento sobre como fazer isso acontecer.

Além disso, é uma área que permite que você tenha seu próprio negócio. Você pode começar do zero ou pode comprar uma loja e expandir a partir daí. O importante é ter bons produtos, uma boa localização e um bom plano de marketing. A confeitaria pode ser vendida de muitas formas, como barras de chocolate e balas. Você também pode vender sorvetes e outras guloseimas congeladas se tiver espaço para isso.

Você também pode gostar de ler:
Cozinheiro: O que faz, Quanto Ganha, Cursos e mais

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário