Dia de Ação de Graças – O que é? Qual é o dia? Origem e Costumes

O Dia de Ação de Graças (também chamado de Thanksgiving Day) é uma data festiva, muito comemorada nos Estados Unidos e no Canadá. É um feriado celebrado toda 4ª quinta-feira de novembro, nos Estados Unidos, e toda 2ª segunda-feira do mês de outubro, no Canadá.

Esse feriado expressa a gratidão das pessoas a Deus por todas as coisas que receberam ao longo do ano. É uma das datas mais importantes para norte-americanos e canadenses, junto com o Natal e Ano Novo. Outras regiões que também comemoram o Dia de Ação de Graças são: Granada, no Caribe; Libéria, na África; e Holanda.

Qual a origem do Dia de Ação de Graças?

A celebração teve início com os primeiros colonos ingleses de Plymouth, Massachusetts, como forma de comemorar as boas colheitas no verão de 1621, após um ano de dificuldades e um inverno muito rigoroso. Alguns historiadores situam as primeiras comemorações em 1621, enquanto outros apontam para a data de 1637.

Com o tempo, o costume se espalhou por todo o país, tornando-se uma tradição. Em 1863, o Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo pelo então presidente dos EUA, Abraham Lincoln, mas somente em 1941 é que o Dia de Ação de Graças foi instituído como feriado nacional, com sua data fixada na 4ª quinta-feira do mês de novembro. A data não está associada a nenhuma religião e, portanto, é comemorada por todos no país, independentemente do credo.

No Canadá, devido à sua localização, a data de comemoração do Dia de Ação de Graças é diferente da comemorada nos Estados Unidos, para encaixar com o período da colheita. Existem relatos sobre comemorações similares entre exploradores ingleses que viajavam pelo atual Canadá, e pelos franceses na Nova França (territórios franceses na América do Norte). Outra hipótese é que vários americanos, fugindo da Guerra Civil Norte Americana, acabaram levando o costume para o Canadá.

Dia de Ação de Graças e o comércio

O Dia de Ação de Graças é um momento para expressar carinho pelos amigos e familiares, mas é também uma data que movimenta o comércio e o turismo nos Estados Unidos. É comum que pessoas façam longas viagens para se reunir com os parentes, além de que muitos turistas visitam o país nesse período.

A sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é quando se realiza a famosa Black Friday (sexta-feira negra em português), com várias lojas fazendo promoções incríveis. O feriado também é conhecido pelos grandes desfiles, sendo o mais famoso de todos o da Macy’s, em Nova Iorque, em que participam centenas de personagens da TV e do cinema, como Mickey Mouse, Homem Aranha, entre outros. A NFL, a liga de futebol Americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos, também tem a disputa de um jogo na data, com propagandas caríssimas veiculadas durante a transmissão.

Mas, a principal tradição da festa é peru, alimento obrigatório. Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças na qual o presidente americano perdoa dois perus (um oficial e um reserva). Estima-se que cerca de 50 milhões de perus são consumidos durante o feriado. Além desse, outros alimentos como purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes também são muito consumidos.

Dia de Ação de Graças no Brasil

O Brasil também comemora o Dia de ação de Graças, embora a data não seja feriado nacional, e nem seja muito conhecida por aqui. As comemorações no país também se dão na 4ª quinta-feira de novembro, e normalmente essa é uma data celebrada por famílias de origem americana e por membros de algumas igrejas cristãs protestantes, como as Igrejas Luterana, Presbiteriana, Batista e Metodista. Algumas escolas de línguas, com o intuito de divulgar a cultura dos países de língua inglesa, também comemoram a data.

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content