Efeito Luminoso – Definição e exemplos desse efeito da corrente elétrica

Entenda o que é o chamado Efeito Luminoso, como ele se forma a partir da corrente elétrica, suas aplicações e muito mais!

Antes de entendermos o que é o Efeito Luminoso, causado pela corrente elétrica, precisamos entender o que ela é.

O que é corrente elétrica?

Corrente elétrica é definido como um fluxo de cargas. Quando essas cargas passam por uma certa área em um determinado tempo, temos uma corrente elétrica!

Essas cargas podem ser íons em solução, como em uma pilha simples, ou elétrons em fios condutores, que vemos nos aparelhos elétricos do nosso dia a dia. Pense como água fluindo em uma mangueira: a água representa as cargas e a mangueira o condutor.

O que é e como ocorre o Efeito Luminoso?

O efeito luminoso ocorre quando a corrente atravessa um gás e ocorre a liberação de luz.

Em suma, os átomos do gás irão estar sob ação de um campo magnético, que gera um fluxo de elétrons saindo dos átomos, tornando-se ionizados positivamente. Quando esses íons se chocam com outros átomos, podem “roubar” um elétron, e, nesse processo, o íon acaba retornando ao seu estado natural, “relaxado”.

O elétron que foi ligado a ele faz com que nesse processo haja a emissão de radiação eletromagnética. Essa radiação terá uma característica dependente do gás e do tipo de energia dada.

Como aplicar esse efeito?

Efeito Luminoso - Definição e exemplos desse efeito da corrente elétrica (Imagem: Jannoon028/FreePik.com)
Efeito Luminoso – Definição e exemplos desse efeito da corrente elétrica (Imagem: Jannoon028/FreePik.com)

As lâmpadas fluorescentes fazem uso desse princípio. O gás contido no interior da lâmpada produz radiação, que em seguida excita os átomos de fósforo grudados no vidro que, então, brilham.

Lâmpadas de descarga de gás, como lâmpadas de neon que vemos em anúncios e filmes, de iluminação pública, como as de vapor de mercúrio (brancas), e as de vapor de sódio (amarelas) também fazem uso do efeito luminoso.

Lâmpadas LED e lâmpadas incandescentes, entretanto, utilizam de outros fenômenos físicos.

Você também pode gostar de ler:
Velocidade da Luz em km/h – Qual é? No vácuo ou água. Exercícios resolvidos!

Referências

TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Physics for scientists and engineers, sixth edition. New York: W. H. Freeman and Company, 2008.

Deixe seu comentário