Esses 5 hábitos e práticas do Catar vão te SURPREENDER

Conheça aqui 5 hábitos comuns do Catar, país-sede da Copa do Mundo de 2022, que certamente vão te surpreender!

O Catar (ou Qatar) ganhou os holofotes do mundo neste ano por estar sediando a Copa do Mundo FIFA de 2022, primeira realização do evento no chamado “mundo Árabe”.

Agora, o mundo está conhecendo um pouco mais sobre este país do Sudoeste Asiático que ocupa parte a Península Arábica, no Oriente Médio, e que tem apenas 11.437 km² de extensão e uma população de quase 3 milhões de habitantes.

Nesse choque entre culturas, alguns dos hábitos da população do Catar estão chamando a atenção do mundo. A seguir, listamos 5 desses hábitos, práticas e manifestações que podem ser considerados bastante excêntricos para muitos brasileiros! Confira a lista!

5 – Consumo de álcool

Uma das polêmicas dessa edição da Copa do Mundo FIFA 2022 foi a proibição de última hora do governo do Catar, que é governado por uma Monarquia Absolutista centralizada na figura do “Emir” Tamim bin Hamad Al Thani, do consumo de bebidas alcoólicas nas intermediações dos estádios.

Isso porque, sendo um país em que predomina o islamismo, o consumo de álcool é proibido. Podendo ser consumido apenas em hotéis, clubes e “fan zones”, a comercialização e o consumo foram proibidos nos estádios e ruas. Até mesmo “andar embriagado” pode ser passível de multa e prisão.

4 – Uso de determinadas roupas

Algumas peças de roupas, como shorts e regatas, são proibidas em determinados locais, como museus e prédios do governo, que exigem uma vestimenta mais “formal”.

Essa regra de vestimentas também é estendida a turistas, mesmo em época de copa. Porém, em ambientes de entretenimento e descontração, essas peças de roupa mais informais são permitidas normalmente.

3 – Narguilés

Assim como diversos países árabes, o Catar é conhecido pela presença de “narguilés” disponíveis em locais públicos, como nos chamados “Shisha Lounges“.

Nestes locais, homens de todas as idades reúnem-se para fumar tabaco aquecido diretamente de narguilés, uma prática bastante comum entre a população. Além disso, o fumo é geralmente acompanhado de algum tipo de chá, com diversas opções à disposição dos clientes.

2 – Demonstrações públicas de afeto

Sendo um país islâmico, o sistema jurídico do Catar é baseado no conjunto de leis conhecido como “sharia“, que impõe uma série de determinações e orientações para a população.

Por exemplo: a homossexualidade é proibida por lei no Catar, podendo resultar em até sete anos de prisão por violações do código penal. Esse é justamente um dos motivos de empresas, celebridades, jogadores e torcedores terem criticado a FIFA pela escolha do Catar como país sede.

Demonstrações públicas de afeto, em caso de relações heterossexuais, são permitidas. Porém, a organização da Copa solicitou que “demonstrações públicas de afeto” entre homossexuais não fossem feitas, nem mesmo entre turistas.

1 – “Dança das Espadas”

Uma das manifestações culturais do Catar é a “Ardha“, que envolve danças folclóricas, ao som de tambores, que simulam lutas de espadas. O nome significa justamente isso: “Sword Dance”, ou, em português, “Dança de Espadas”.

Homens, vestindo roupas tradicionais árabes, brandem suas espadas em homenagem à tradição beduína. Também chamados “beduís” ou “beduins”, povos originários da Arábia que se expandiram para o Norte da África ao longo do século VII e eram conhecidos, dentre outras coisas, pelas caravanas de comércio que utilizavam camelos para o transporte pelo deserto.

Essa celebração acontece algumas vezes por ano, em datas especiais, e atrai bastante interesse de turistas.

Você também pode gostar de ler:
Islamismo – O que é? Origem, Símbolos e Curiosidades

Formado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com foco em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Poesia e Tradução, é editor da WebGo Content e tem experiência com revisão, redação para web e gerenciamento de pessoas.

Deixe seu comentário