Fórmula de Bhaskara: Como Funciona? Tudo Sobre

Uma das fórmulas mais lembradas por quem já saiu do Ensino Médio é a fórmula de Bhaskara, utilizada na resolução das equações de segundo grau. Essas também são chamadas de equações quadráticas, isso porque determinam os valores de uma equação polinomial de segundo grau.

O nome vem de um grande matemático que criou a fórmula, Bhaskara Akaria, indiano dedicado à matemática, astronomia e astrologia. Veja, a seguir, mais sobre essa fórmula.

Fórmula de Bhaskara: Como Funciona?

A fórmula é composta pelos seguintes elementos:

Fórmula de Bhaskara: Como Funciona? Tudo Sobre

Cada um desses símbolos representa uma parte da equação. São eles:

  • x: variável, conhecida como incógnita;
  • a: coeficiente quadrático;
  • b: coeficiente linear;
  • c: coeficiente constante.

A equação

O discriminante da equação é expressada pela letra grega Delta (Δ), que faz parte da fórmula, que é a raiz expressa da fórmula. DICA: é necessário resolver essa raiz quadrada, antes de inserir os outros valores da fórmula.

Tipos de Equações de Segundo Grau

A fórmula de Bhaskara é usada nas equações de segundo grau, conhecidas como completas; já as incompletas não precisam dela para a resolução.

Completas

Só é possível encontrar os resultados por meio da fórmula de Bhaskara, em que os coeficientes a, b e c são diferentes do valor zero.

Incompletas

Os resultados são encontrados sem usar a fórmula de Bhaskara, em que o coeficiente a é o único que será diferente de zero – enquanto isso, b e c são iguais a zero.

Como usar a fórmula de Bhaskara?

Você apenas precisa substituir os valores respectivos na fórmula de Bhaskara, depois resolver as operações necessárias, então, obter as raízes da equação.

Entenda melhor pelo passo a passo, abaixo:

Como calcular discriminante

A expressão que existe dentro da raiz, na fórmula de Bhaskara, costuma ser representada por Delta. Tem esse nome porque as letras a, b e c são conhecidas como as constantes da equação, em que o valor de Delta pode acontecer de três formas:

  • Quando o valor de Delta é maior que zero, essa equação terá duas raízes reais e diferentes;
  • Quando o valor de Delta é igual a zero, haverá somente uma raiz;
  • Quando o valor de Delta é menor que zero, não há raízes reais.

Substituição da discriminante e dos coeficientes

Agora, basta substituir os valores de Delta e dos coeficientes na equação de segundo grau.

Calcular raízes da equação

Na fórmula de Bhaskara, há dois valores “±”, para os quais deverão ser feitas as duas contas. Nesse caso, para que o número seja positivo ou negativo – geralmente, eles são nomeados como x1 e x2.

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content