Seno, Cosseno e Tangente são as medidas dos ângulos de um triângulo retângulo, aquele que possui um dos ângulos iguais a 90°. Essas métricas são chamadas, pela matemática, de funções trigonométricas.
Para identificar onde se localizam e como calcular cada uma das funções trigonométricas (seno, cosseno e tangente), é preciso, primeiramente, entender a denominação de cada medida do triângulo retângulo.
Tem-se o cateto oposto (sempre a direita do ângulo), o cateto adjacente (sempre à direita do ângulo) e a hipotenusa (diagonal). Para saber onde fica cada um deles, é preciso considerar sempre um ângulo como referência, sendo que o cateto oposto, como já diz o nome, tem que estar sempre ao oposto do ângulo base e o cateto adjacente, que está com a linha encostando no ângulo de referência.
O Seno é o resultado da divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa. Esse cálculo é definido pela lei dos senos.
O cosseno é definido pela razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa, cálculo pré-determinado pela lei dos cossenos.
É calculada por meio da divisão entre o cateto oposto e o cateto adjacente, servindo somente para triângulos retângulos.
Para não precisar calcular o seno, o cosseno e a tangente sempre que houver uma função trigonométrica, existe a tabela da trigonometria, a qual define o valor correto de cada uma das medidas do triângulo, de acordo com o grau de seu ângulo.
Há quem prefira decorar a tabela trigonométrica com a ajuda de músicas, como no exemplo, abaixo, com uma paródia da canção natalina Jingle Bells.
A trigonometria é uma parte importante da matemática, uma vez que, ao conseguir calcular o lado de um triângulo, é possível descobrir a área de espaços, o que pode ser útil em navegações, astronomia, topografia, cartografia e diversas outras ciências.
Aprenda a calcular funções trigonométricas com os exemplos em passo a passo, abaixo:
1) (UFPI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando, com o solo, um ângulo de 30°. Depois de percorrer mil metros, qual será a altura atingida pelo avião?
2) (CEFET-MG) Uma escada de 6m está apoiada numa parede. Sobre ela, forma-se um ângulo em que a distância do ponto de apoio do solo até a parede é de:
3) (UFMG) Ao chegar perto de uma ilha, o capitão de um navio avistou uma montanha e quis medir sua altura. Ele mediu um ângulo de 30° em direção ao cume. Depois de navegar mais de 2km em direção ao morro, ele repetiu o procedimento e constatou um ângulo de 45°. Utilizando √3 = 1,73, qual é o valor que mais se aproxima da distância dessa montanha, em quilômetros?
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.
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adorei a explicacao