Jovem Aprendiz 2023: Faça ISTO para ter mais chances de conseguir uma vaga

Confira algumas dicas funcionais de como aumentar suas chances de conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz em 2023!

Se você está pronto para conseguir seu primeiro emprego, então é uma boa ideia começar a procurar novas aprendizagens. Cada vez mais empresas estão contratando jovens para o cargo de jovem aprendiz.

De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes (NAM), isto se deve ao fato de que eles veem isto como um investimento em seu futuro. Os jovens aprendizes são mais propensos a permanecer na empresa e estão ansiosos para aprender. Mas apenas uma pequena porcentagem de candidatos a emprego será escolhida, então como você se destaca do restante? Portanto, se quiser ser um Jovem Aprendiz 2023, faça isto para ter mais chances de conseguir uma vaga.

Talvez você tenha visto o trailer do Aprendiz 2023 e tenha se perguntado como se envolver. A boa notícia é que há muitas oportunidades para os jovens se tornarem aprendizes, mas não se deixe enganar por toda a propaganda — a realidade é que apenas uma pequena porcentagem de candidatos ao emprego será escolhida. Isto significa que você precisa se destacar da multidão se quiser que sua candidatura seja bem-sucedida.

Os passos seguintes o ajudarão a se destacar mais para obter uma vantagem sobre os outros candidatos

  • Obtenha alguma experiência de trabalho;
  • Aprenda uma nova habilidade, idioma ou software;
  • Mostre sua paixão por algo através da maneira como você fala sobre isso e das ações que você toma.

Experiência de trabalho

Você terá mais chances de conseguir um emprego se tiver alguma experiência de trabalho. Você não precisa ser um especialista em tudo, mas ajuda se você tiver algum conhecimento do mundo ao seu redor. A melhor maneira de conseguir isso é fazendo experiência de trabalho, seja ela de trabalho meio período, estágio ou voluntário.

Aprender uma nova habilidade

Se você já está trabalhando, tente aprender uma nova habilidade que o ajudará em sua carreira. Por exemplo, se você ainda está na escola, aprenda algo que lhe interesse e que possa beneficiar sua carreira futura:

  • Se você estiver interessado em computadores: aprenda HTML e CSS (desenvolvimento web) ou Python (programação).
  • Se você quer ser engenheiro: faça cursos de engenharia mecânica ou elétrica. Estes cursos ensinarão como construir coisas como pontes e carros, o que pode ajudar se seu sonho for trabalhar para uma empresa de construção.

Aprenda a usar diferentes softwares

Agora que você sabe que tipo de software você deve estar usando, como você descobre quais são relevantes para sua indústria?

  • Google it. Basta digitar o nome da indústria e “software”. Se houver pessoas suficientes nesta indústria, haverá algum software que tenha sido feito para eles.
  • Procure listas de empregos no Indeed ou Monster (ou qualquer outro site de empregos) que mencionem tipos específicos de aplicações ou ferramentas utilizadas dentro da empresa. Isto lhe dá uma ideia do que eles estão procurando e ajuda a reduzir ainda mais os resultados de sua busca.

Mostre sua paixão, de alguma forma

Não importa se você é apaixonado por cães, jardinagem ou matemática. É tudo sobre encontrar algo que você ama e mostrar isso através de seu trabalho. Se você puder fazer isso, isso o ajudará a conseguir um emprego no futuro.

Separamos algumas empresas que contratam para o cargo de jovem aprendiz

  • Coca-Cola;
  • Nestlé;
  • Extra;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Petrobras;
  • Carrefour;
  • C&A;
  • Marisa

A chave do sucesso é agir, então vá lá fora e tente!

A chave para o sucesso é tomar medidas. Há um milhão de coisas que você pode fazer para melhorar suas chances de conseguir um emprego no futuro, mas, quando se trata disso, o mais importante é simplesmente sair por aí e tentar.

Você aprenderá coisas com seus erros e sucessos que não pode aprender em nenhum outro lugar. Agindo agora mesmo, você pode começar a melhorar hoje e se tornar mais qualificado para empregos amanhã.

Você também pode gostar de ler:
7 coisas que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego; a 6ª pode custar sua vaga!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário