7 coisas que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego; a 6ª pode custar sua vaga!

Embora as entrevistas variem bastante, há algumas coisas que você terminantemente não pode falar em uma entrevista de emprego! Veja 7 delas!

A entrevista de emprego é a etapa mais importante em um processo seletivo. É nesta fase que você se “vende”, ou seja, mostra as suas habilidades para aquela determinada vaga. No entanto, é necessário que haja cuidado com as respostas dadas. Não é o momento certo para desabafar sobre tudo o que está errado com o seu antigo emprego ou seu atual local de trabalho, por exemplo. Falar mais do que deveria, pode ser muito arriscado.

Se você não está conseguindo emprego e quer saber se está falando algo de errado nas entrevistas, confira esta lista com as 7 coisas que você não deve falar em uma entrevista de emprego.

7 coisas que você não deve falar em uma entrevista de emprego

  1. Não fale mal do seu antigo ou atual trabalho
  2. Não critique os valores da empresa
  3. Evite se “vitimizar”
  4. Evite expressões chulas
  5. Não dê respostas confusas
  6. Seja honesto e não minta
  7. Não crie falsas expectativas

1 – Não fale mal do seu antigo ou atual trabalho

Quando perguntado: “Por que você deixou seu último emprego“, nunca se deve responder com um comentário do tipo: “Meu supervisor não apreciou minha ética de trabalho e tivemos conflitos de personalidade“. Os empregadores não querem ouvir esse tipo de coisa. Lembre-se: você está tentando vendê-los ao contratar você!

Não mencione nada de negativo ou controverso que possa refletir mal sobre você como candidato, mesmo que seja verdade. Em vez de responder à pergunta diretamente, tente dar a volta por cima, dizendo algo nesse sentido: “Estava na hora de sair do meu último cargo porque eu queria mais responsabilidade em uma empresa onde eu tenha mais oportunidade de crescimento”, por exemplo.

Tenha em mente que alguns entrevistadores farão perguntas não apenas sobre o que aconteceu, mas também sobre quem pode ter feito algo errado durante uma determinada situação. Se outra pessoa deve ser responsabilizada por qualquer contratempo dentro da empresa, não ofereça nenhuma informação!

2 – Não critique os valores da empresa

Uma entrevista não é um momento apropriado para descarregar frustrações nas políticas de trabalho e outras coisas além do controle de um funcionário; em vez disso, demonstre conhecer os objetivos da empresa.

Pesquise no site da instituição a linha de valores que a empresa segue e cite situações que você vivenciou, que se aproximam desses valores.

3 – Evite se “vitimizar”

Não culpe os outros e muito menos se culpe. Não faça parecer que você precisa ser gerenciado ou observado de perto porque você está propenso a cometer erros. Não é apenas pouco profissional, mas também prejudica suas chances de ser contratado em primeiro lugar.

Se o entrevistador perguntar sobre sua experiência profissional anterior e que desafios você enfrentou lá, não tente transferir a culpa para outra pessoa (ou pior ainda, para si mesmo).

O objetivo é que eles vejam quão rapidamente e facilmente você pode se ajustar quando as coisas correm mal – e se eles perceberem um quê de “culpa” enquanto tentam avaliar essa habilidade, eles podem pensar duas vezes antes de contratar alguém que lutará com mudanças e desafios.

4 – Não dê respostas confusas

Quando um recrutador perguntar algo, seja objetivo nas respostas. Portanto, não enrole, evite dar respostas vagas, isso pode te prejudicar.

Caso seja questionado sobre alguma habilidade, mencione os resultados que conquistou com essa habilidade e de que maneira você os alcançou.

5 – Evite expressões comprometedoras

Fique atento ao vocabulário! Não precisa usar uma linguagem formal durante a entrevista, mas evite expressões do dia a dia, palavrões, gírias. Seja claro e objetivo.

6 – Seja honesto e não minta

Neste ponto, você deve ter uma boa ideia de como se preparar para uma entrevista. Quando você estiver respondendo perguntas e sendo questionado sobre suas qualificações, é importante ser honesto e falar claramente.

Não invente falsas habilidades. Caso seja aprovado para a vaga, a ausência ou presença dessas habilidades serão notadas.

Se você não souber a resposta a uma pergunta, tente dizer “não tenho certeza” ou “terei que verificar isso“. Se o entrevistador perguntar se você tem alguma pergunta para ele, diga “Não, obrigado“, e então eles provavelmente perguntarão se há algo mais em que possam ajudar neste momento, antes de terminar a entrevista.

7 – Não crie falsas expectativas

Se questionado sobre expectativas futuras, não fale nada fora da realidade. Mostre estar disposto a alcançar seus planos, mas com os pés no chão. Criar um plano de carreira é uma ótima opção para falar de suas metas.

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário