O significado de lésbica descreve a mulher que tem como preferência sexual e/ou afetiva outras mulheres.
O significado de lésbica faz referência a uma mulher homossexual, ou seja, que sente amor ou atração sexual por outras mulheres ao invés de sentir algo pelo sexo oposto.
Como orientação sexual, esse termo foi construído a partir do século XX, afinal desde o começo da história da humanidade se percebe a diferença entre as possibilidades de liberdade e independência para que se pudesse existir relações homossexuais como no caso dos homens.
As relações entre mulheres, o lesbianismo – como é chamado –, começaram a ser categorizadas e descritas pelos sexólogos a partir do século XIX, distinguindo-as como mulheres que não se adaptavam aos papéis de gênero feminino e tratando-as como doentes mentais.
Além disso, o termo “lésbica” é utilizado como uma forma de expressar um relacionamento ou comportamento sexual e/ou romântico entre duas mulheres, sem levar em conta a orientação sexual delas.
“Nos anos de 1880, quando não se falava sobre homossexualidade e não existia o conceito de orientação sexual que temos hoje, a cadeira de primeira-dama dos Estados Unidos foi ocupado por uma mulher lésbica” (Revista Aventuras na História, 25/06/2019).
“Homens trans são muito invisibilizados. Quando a pessoa me olha, é mais fácil me identificar como uma lésbica, (…)” (Jornal Folha de S. Paulo, 21/07/2019).
“Hoje, uma placa em sua memória na Igreja de Holy Trinity em York, local de seu matrimônio com Walker, a descreve como a ‘primeira lésbica moderna’” (BBC Brasil, 19/05/2019).
Assim como a homossexualidade de um modo geral, o lesbianismo é visto como algo impuro e incorreto pelas pessoas mais conservadoras.
Lesbofobia é o nome dado para a aversão ou discriminação às mulheres lésbicas, que frequentemente é praticada por agressão verbal, física e até sexual, sendo este último muitas vezes chamado de “estupro corretivo”.
A discriminação de gênero pela questão lésbica também é conhecida como sexismo, afinal se institui como o preconceito ou a discriminação baseada no gênero ou no sexo dessa pessoa, principalmente das mulheres.
Discriminar qualquer minoria sexual, incluindo as lésbicas, é algo proibido dentro das leis do Brasil. Conforme a Constituição Federal de 1988, todos os indivíduos devem ser tratados com isonomia perante a lei, sem que se realize acepções das pessoas sem qualquer razão ou motivo.
Para determinadas religiões, relações homossexuais são extremamente proibidas (possuindo ensinamentos contra o homossexualismo), enquanto outras religiões apresentam neutralidade sobre o tema e até mesmo incorporam ensinamentos como um terceiro gênero para essas pessoas.
Infelizmente, por muitos anos – e na mente de muitas pessoas –, a homossexualidade é vista como uma doença, inclusive sendo tratada como uma até 1993 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em algumas nações, a atividade homossexual resulta em pena de morte.
No Brasil, o movimento LGBT (sigla para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) já possui 41 anos, porém muitas propostas ainda aguardam aprovação no Congresso Nacional, como é o caso:
Um dos maiores desejos civis das lésbicas e das pessoas homossexuais é a possibilidade de que um casal seja reconhecido como entidade familiar, considerando assim uma união estável, convertendo-se ao casamento.
Os sinônimos de lésbica são:
O antônimo de lésbica é heterossexual.
Os exemplos a seguir são de palavras que rimam – que possuem sonoridade parecida ou igual – com o termo “lésbica”:
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
Conheça Mais Sobre o Autor
Deixe seu Comentário