Lobos: Conheça mais sobre esses mamíferos

Os lobos são animais mamíferos que pertencem à família Canidae, a mesma dos cachorros e das raposas. São os parentes mais próximos dos cães domésticos, que se originaram a partir da domesticação dos selvagens mamíferos.

Lobos

Conheça um pouco mais sobre essa espécie tão interessante:

Tipos de lobos

Entre as espécies mais conhecidas estão o Lobo Cinzento, Lobo Vermelho, Lobo Ibérico, Lobo Branco e Lobo-Eurasiático, no entanto, diversos desses estão em risco de extinção.

Características

Atualmente, existem cerca de 41 espécies selvagens desses animais, que variam de tamanho de acordo com a localização geográfica. Em média, o comprimento do corpo, medido da ponta do nariz à ponta da cauda, é de 1,3 metros para os machos e 1,1 metros para as fêmeas. Já quanto ao peso, os primeiros chegam a pesar de 30kg a 80kg e os segundos de 23 a 55 kg.

O tom de pele desses animais costuma variar conforme a localização, desde o branco puro no Ártico, até as misturas de branco, cinza, marrom, canela e preto.

A dentição desses animais é preparada para quebrar ossos, além de que esses animais feroces contam com uma audição perfeita e excelente visão noturna. Geralmente, vivem em grupos de 2 a 36 seres, variando de acordo com a disponibilidade de alimento e espaço.

Um casal alfa lidera a alcateia, diante de uma hierarquia que representa a força e o poder da raça, ou seja, os mais altos dessa organização alimentam-se primeiro. Quando o macho alfa morre, o beta assume a liderança.

Os lobos costumam ser inteligentes, rápidos e estrategistas, principalmente no momento da caça, sendo conhecidos por serem ótimos predadores. No entanto, disputam poder e espaço com oponentes.

Entre as espécies existem certas diferenças. Por exemplo, os Lobos Cinzentos, que são os mais conhecidos, podem ser distinguidos dos Lobos Vermelhos (Canis rufus) por seu tamanho maior, pelo focinho mais largo e pelas orelhas mais curtas.

Outra característica que define esses animais é o fato de eles serão conhecidos por conta do seu uivo, que é a principal forma de comunicação entre a espécie. Quando solitário, o lobo uiva para chamar a atenção da sua matilha, já os uivos comunitários podem ser o envio de mensagens entre uma matilha e outra. Algumas vezes, esse ato comunicativo pode alarmar algum conflito.

Outra característica curiosa desses animais é que o pelo deles atua como isolante térmico, por isso em regiões mais frias a pelagem é maior.

Lobo cinzento

 

População e Conservação

Os lobos são os mais comuns e maiores membros conhecidos da família dos cães. Apesar de raramente acontecerem ataques a lobos, eles são considerados um dos vilões mais temíveis do mundo animal. Por conta dessa tendência, diversos lobos foram presos, envenenados e atacados. Para se ter uma ideia, os lobos cinzentos foram caçados até a sua quase extinção, sendo que, nos dias atuais, poucos vivem no Alasca, no Canadá e na Ásia.

Reprodução

A reprodução desses animais ocorre entre os meses de janeiro e abril. As fêmeas escolhem os seus parceiros que, muitas vezes, perduram por toda a vida. Uma vez por ano, elas entram no cio, que dura, em média, 14 dias, período no qual ocorre o acasalamento. Após isso, a fêmea dá a luz em tocas, sendo que a gestação dura em torno de 60 dias e o número de filhotes pode chegar a 14.

Duas semanas após o nascimento, os filhotes deixam de ser amamentados e começam a ser cuidados por todos os membros, sendo alimentados com vomito de carne até os 45 dias de vida.

Alimentação

Por serem animais carnívoros, optam por morar em lugares que possibilite a caça. Entre as suas principais presas estão os javalis e veados, mas também costumam caçar animais criados pelo homem, como cabras, bois e galinhas.

Alimentação dos Lobos

Curiosidades

  1.  Esses animais costumam comer em torno de 10 kg por dia;
  2.  Eles caminham até 20 km por dia;
  3.  Todos os lobos da alcateia são responsáveis pelos filhotes, não somente os pais;
  4. Os uivos servem para a comunicação entre os lobos, para reunir os membros ou alertar sobre algum perigo, sendo um mito eles uivarem por conta das fases da lua;
  5.  A mordida dos lobos equivale ao dobro da pressão exercida pela de um cachorro.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply