O carbono é o quarto elemento mais disponível no planeta. Por esse motivo, é de se esperar que esteja em constante renovação. Além disso, ele se apresenta de duas formas: orgânica (em organismos) e inorgânica (nas rochas).
O ciclo do carbono inicia quando o CO2 é absorvido pela atmosfera, processado pelos organismos e devolvido a partir da queima, decomposição e expiração, ou outras formas mais.
A seguir, conheça todos os detalhes envolvidos no ciclo do carbono, só aqui no Gestão Educacional!
O carbono é um elemento de grande importância, e o ciclo dele permite a constante renovação e redistribuição dentre os ambientes.
No entanto, existe uma problemática atual envolvendo o aumento da emissão de poluentes (incluindo o dióxido de carbono, segundo composto mais poluente), o que auxiliaria a intensificar o efeito estufa.
Pode-se dizer que o carbono é encontrado em três principais reservatórios: atmosfera, oceanos e biosfera terrestre.
Ele está presente em:
Para que haja um melhor entendimento a respeito do ciclo do carbono, confira os detalhes no passo a passo:
1º) O carbono disponível no gás CO2 é incorporado aos vegetais, para que a fotossíntese seja realizada. Também, é utilizado pelas bactérias para a sua quimiossíntese;
2º) Depois da fotossíntese, o carbono acaba sendo incorporado pelos vegetais, e é utilizado na síntese de compostos orgânicos;
3º) O carbono presente nas plantas pode seguir para 3 destinos distintos:
4º) Para prosseguir o ciclo, leva-se em conta o carbono que passou para os animais. Esse pode tanto ser devolvido para o meio, na forma de CO2, como passar a outro animal ou morrer e decompor-se;
5º) O carbono pode se acumular também nos oceanos.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito do ciclo do carbono, que tal testar os seus conhecimentos com os exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também!
Sou Nicole Alessi, tenho 20 anos, estou cursando o 4º ano de medicina nas Faculdades Pequeno Príncipe e sou apaixonada pelo que faço! Nas horas vagas, gosto de transformar em palavras todo o conhecimento que adquiro na graduação, com o intuito de promover a educação em saúde e, consequentemente, gerar bem-estar e qualidade de vida!
Conheça Mais Sobre o Autor1) (Adaptado PUCCAMP) Considere o texto, a seguir: "Na biosfera, o carbono fixado na ...(I)... retorna gradativamente à atmosfera, em conseqüência da ...(II)... e da ...(III)...." Ele ficará correto se os espaços I, II e III forem preenchidos, respectivamente, por:
2) (Adaptado PUCRJ) A partir da Revolução Industrial, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão desse gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650ppm. Qual a alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução desse fenômeno?
3) 3) A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose (C6H12O6). Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável:
Deixe seu Comentário