Mau humor ou mal humor? – Como se escreve e exemplos de como usar

Precisou escrever essa expressão, mas não sabe qual é a forma correta? Pois confira a seguir se o correto é “mau humor” ou “mal humor” e tire todas as suas dúvidas em relação a isso de uma vez por todas!

Mau humor ou mal humor?

A forma correta de escrita da expressão é mau humor. Qualquer outra variação, como mal humor, mal-humor ou até mesmo mau-humor estão erradas.

Primeiramente, para entender o porquê disso é preciso compreender a diferença entre mau e mal. Mau, grafado com “u”, é usado principalmente como um adjetivo e é o oposto de “bom”. Por outro lado, “mal”, grafado com a consoante “l”, é o oposto de “bem” e pode ser usado como um advérbio, um substantivo ou uma conjunção.

No caso da expressão “mau humor”, o termo que antecede o substantivo “humor” está qualificando o substantivo em questão, indicando o tipo de humor de que se está falando; logo, trata-se do adjetivo “mau”.

O oposto de “mau humor” seria “bom humor”, expressão construída justamente a partir do emprego de um adjetivo antônimo de “mau”, ou seja, do adjetivo “bom”. Justamente por isso ninguém diz “bem humor”, pois “bem”, da mesma maneira que “mal”, é usado apenas como advérbio, substantivo ou conjunção, nunca como adjetivo.

Mau humor ou mal humor

Confira alguns exemplos de orações em que a expressão “mau humor” foi empregada:

  • É bom não mexer com a Joana… ultimamente ela vive de mau humor.
  • Ninguém aguenta mais este seu mau humor
  • Durante esta quarentena, não tem um dia em que eu não fique de mau humor.

Quando usar mal?

Como comentamos, “mal” é usado como substantivo, advérbio ou conjunção. Esse termo nunca será usado como adjetivo. Confira alguns exemplos da utilização de “mal”:

  • Eu sofro de um mal sem cura… (substantivo, indicando algo danoso)
  • Não estudei e acabei indo mal na prova… (advérbio, indicando, nesse exemplo, que algo foi realizado de maneira insatisfatória)
  • Mal se casaram, já começaram a discutir. (conjunção, ligando orações e introduzindo uma oração com uma informação que ocorre logo após outra)

Quando usar mau?

Mau, por sua vez, é usado principalmente como adjetivo, sendo o oposto de “bom”, embora ainda possa ser usado como substantivo masculino ou como interjeição. Confira alguns exemplos:

  • Os maus nunca vencem. (substantivo, indicando aquele que pratica maldade)
  • Não acredito… Mau! Mau! (interjeição, indicando desagrado)
  • Fulano é um mau perdedor (adjetivo, indicando, nesse exemplo, alguém cujo desempenho deixa a desejar)

Na expressão “mau humor”, como vimos, o termo “mau” foi empregado com a função de adjetivo. O sentido do adjetivo, nesse caso, é de “contrário ao que é bom”.

Continue os estudos!

Por fim, confira a seguir outros artigos do Gestão Educacional tratando de dúvidas que podem te interessar!

Ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário e não se esqueça de nos ajudar avaliando este post!

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content