Mau humor ou mal humor? – Como se escreve e exemplos de como usar

Precisou escrever essa expressão, mas não sabe qual é a forma correta? Pois confira a seguir se o correto é “mau humor” ou “mal humor” e tire todas as suas dúvidas em relação a isso de uma vez por todas!

Mau humor ou mal humor?

A forma correta de escrita da expressão é mau humor. Qualquer outra variação, como mal humor, mal-humor ou até mesmo mau-humor estão erradas.

Primeiramente, para entender o porquê disso é preciso compreender a diferença entre mau e mal. Mau, grafado com “u”, é usado principalmente como um adjetivo e é o oposto de “bom”. Por outro lado, “mal”, grafado com a consoante “l”, é o oposto de “bem” e pode ser usado como um advérbio, um substantivo ou uma conjunção.

No caso da expressão “mau humor”, o termo que antecede o substantivo “humor” está qualificando o substantivo em questão, indicando o tipo de humor de que se está falando; logo, trata-se do adjetivo “mau”.

O oposto de “mau humor” seria “bom humor”, expressão construída justamente a partir do emprego de um adjetivo antônimo de “mau”, ou seja, do adjetivo “bom”. Justamente por isso ninguém diz “bem humor”, pois “bem”, da mesma maneira que “mal”, é usado apenas como advérbio, substantivo ou conjunção, nunca como adjetivo.

Mau humor ou mal humor

Confira alguns exemplos de orações em que a expressão “mau humor” foi empregada:

  • É bom não mexer com a Joana… ultimamente ela vive de mau humor.
  • Ninguém aguenta mais este seu mau humor
  • Durante esta quarentena, não tem um dia em que eu não fique de mau humor.

Quando usar mal?

Como comentamos, “mal” é usado como substantivo, advérbio ou conjunção. Esse termo nunca será usado como adjetivo. Confira alguns exemplos da utilização de “mal”:

  • Eu sofro de um mal sem cura… (substantivo, indicando algo danoso)
  • Não estudei e acabei indo mal na prova… (advérbio, indicando, nesse exemplo, que algo foi realizado de maneira insatisfatória)
  • Mal se casaram, já começaram a discutir. (conjunção, ligando orações e introduzindo uma oração com uma informação que ocorre logo após outra)

Quando usar mau?

Mau, por sua vez, é usado principalmente como adjetivo, sendo o oposto de “bom”, embora ainda possa ser usado como substantivo masculino ou como interjeição. Confira alguns exemplos:

  • Os maus nunca vencem. (substantivo, indicando aquele que pratica maldade)
  • Não acredito… Mau! Mau! (interjeição, indicando desagrado)
  • Fulano é um mau perdedor (adjetivo, indicando, nesse exemplo, alguém cujo desempenho deixa a desejar)

Na expressão “mau humor”, como vimos, o termo “mau” foi empregado com a função de adjetivo. O sentido do adjetivo, nesse caso, é de “contrário ao que é bom”.

Continue os estudos!

Por fim, confira a seguir outros artigos do Gestão Educacional tratando de dúvidas que podem te interessar!

Ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário e não se esqueça de nos ajudar avaliando este post!

Referências utilizadas neste conteúdo: CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. Celso Cunha, Lindley Cintra. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Deixe seu comentário