O que é moral? Definições, Exemplos e a diferença entre ética e moral

Viver em sociedade acaba exigindo algumas regras de cada indivíduo, afinal são elas que irão nortear a conduta humana para que se atinja uma boa convivência. Determinar o que é certo ou errado irá variar conforme a cultura do povo e de outros fatores, como os “tabus” e a religião. O nome para isso você provavelmente já conhece: é a moral.

Entenda tudo sobre o que é moral e como ela pode ser definida, além de saber diferenciar a moral da ética.

O que é moral?

Atualmente, a palavra moral é usada de maneiras distintas por conta do contexto em que se encontra. De modo infeliz, isso pode gerar mal-entendidos quanto ao seu real conceito.

A moral é bem simples de ser definida quando se sabe a sua origem etimológica: do Latim Morales, que tem como significado “relativo aos costumes”.

Por isso, a moral se refere ao conjunto de princípios, comandos, preceitos, permissões, proibições, normas de conduta, ideias e valores que são adquiridos através da educação, da cultura, do cotidiano e da tradição – todos eles irão orientar o comportamento humano dentro daquela determinada sociedade.

Dessa forma, é possível apontar que a moral é um sistema de conteúdos que reflete uma certa forma de vida, mesmo que esse “modo de vida” não coincida totalmente com os hábitos e convicções de todos e de cada um dos membros da sociedade isoladamente.

Desse modo, a moral é um modelo ideal de boa conduta que está socialmente estabelecida.

O termo moral ainda pode ser utilizado para fazer referência ao código de conduta pessoal de uma certa pessoa, por isso essa é outra definição existente (embora seja fácil distinguir entre ambos os conceitos, pois o primeiro faz uso do artigo definido “a”).

moral o que é

Moral com letra maiúscula

Quando se usa o termo moral com letra maiúscula – Moral – a referência é para a ciência que trata do bem em geral, das ações humanas de acordo marcadas pela bondade ou pela malícia.

moralPara que você entenda claramente o que é moral, você precisa ter em mente que ela estará associada aos valores e convenções que estão coletivamente determinados por cada sociedade ou cada cultura, a partir da consciência individual. É como você distingue o bem do mal, da paz da violência, do amor do ódio.

Existem certos princípios morais que são bem comuns em grande parte das sociedades, como é o caso da honestidade, bondade, respeito e a virtude. Cada um deles determina o sentido moral de cada indivíduo – são valores universais que governam a conduta humano e as suas relações harmoniosas.

Imoral e amoral: existem relação com a moral?

Os dois termos são relacionados com a questão moral sim, porém eles têm relações distintas com ela.

Uma pessoa moral é aquela que segue apropriadamente as regras que estão vigentes no grupo a que pertence. Entretanto, nem sempre uma pessoa concordará com a norma imposta pela sociedade em que reside e começa a agir de um jeito imoral, isto é, seguindo sua própria ética.

Imoral é, nesse caso, tudo aquilo que contraria a moral, quando falta moralidade.

Por outro lado, existem pessoas que podem não agir com moral justamente porque desconhece esse código de conduta. Nessas situações, essas pessoas são amorais: elas não têm senso do que seja moral, ela é desconhecida e estranha, não levando em consideração.

Diferença entre ética e moral

As palavras ética e moral são confundidas há muito tempo. Embora essa confusão seja extremamente normal para muitas pessoas, as duas palavras são bem diferentes.

A moral, como comentado anteriormente, prega o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, sendo essas noras adquiridas pelo dia a dia, pela tradição e pela educação. Basicamente, a moral é obrigatória.

Já a ética define um conjunto de valores que orientam o comportamento de cada indivíduo em relação aos outros membros na sociedade em que vive. É uma forma de dizer que se está garantindo o bem-estar social, isto é, é a maneira que o homem deve se comportar em seu meio social.

diferença entre moral e ética

O que é ético jamais deixará de ser ético, como, por exemplo, os conceitos de verdade e justiça – os dois refletem uma conduta ética, o que não será alternado mesmo que se passem séculos. A ética é algo universal, ela não muda com o tempo. A moral nasce do homem, da sociedade, são valores que os homens criam, que acreditam ser certos ou errados, conforme as suas experiências e crenças (em especial religiosas).

Enfim, a ética e a moral são os dois maiores valores de um ser humano, pois ambos querem demonstrar como respeitar e idolatrar a vida.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply