O que é reciclagem e como funcionam os processos?

O avanço tecnológico, apesar de proporcionar inúmeras descobertas e inovações, aumentou, em escala industrial, a produção de lixo, trazendo impactos ao meio ambiente e ameaçando a continuação da vida da forma que conhecemos hoje.

Com o crescimento da conscientização ambiental e percepção de que é possível fazer dinheiro com o que antes era considerado lixo, a reciclagem tem sido um dos meios de minimizar os impactos ambientais, embora, apenas 13% do lixo coletado seja reciclado.

Neste artigo, reunimos todas as informações relevantes a respeito da reciclagem e de seus processos. Continue lendo e confira, aqui no Gestão Educacional, o que é, quais são os benefícios da reciclagem, como funciona o processo e a importância dele.

reciclar é importante

O que é e quais são os benefícios da reciclagem?

Reciclagem é o processo no qual há a transformação do resíduo sólido, que não seria aproveitado, com mudanças em seus estado físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que esse se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em outras palavras, significa o reprocessamento de um item transformando-o em um produto “novo”, por exemplo, uma lata de alumínio, pode se transformada em outras latas ou, até mesmo, em componentes de eletrodomésticos.

enfeites de reciclagem

Os benefícios proporcionados pela reciclagem são expressivos no ambiente, na economia e na sociedade como um todo, o que torna a lista extensa. Veja alguns, abaixo:

  • Redução da acumulação de resíduos;
  • Prevenção contra a produção de novos produtos;
  • Diminuição do consumo de energia;
  • Prevenção contra agressões ao solo, ao ar e à água;
  • Contribuição para o uso racional dos recursos naturais;
  • Melhor qualidade vida;
  • Fonte de renda;
  • Sanções ambientais a empresas;
  • Melhora da imagem das organizações que se incubem a reciclar;
  • Incentivo às atividades envolvidas com a reciclagem;
  • Incentivo à implantação de microempresas recicladoras;
  • Aumento do nível da mão de obra economicamente ativa;
  • Promoção do desenvolvimento de uma consciência ambiental nas populações.

[CONFIRA, AQUI, MAIS A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM]

Como funciona o processo de reciclagem?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem, que passa por 3 etapas, sendo elas:

Coleta seletiva/Recuperação

É um dos primeiros passos do processo. As embalagens e os resíduos que descartamos todos os dias precisam de um destino correto, para que sejam tratados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.

Resíduos sólidos devem ser separados de resíduos orgânicos e sanitários, etapa essa fundamental. Dessa forma, os recicláveis não são contaminados e têm mais valor, viabilizando e barateando a reciclagem – lembrando que os produtos que adquirimos e o destino que damos a eles são nossa responsabilidade.

Revalorização

A revalorização pode ser feita de muitas formas, de acordo com o material e a finalidade que se quer dar a ele, por exemplo: garrafas pet são moídas, voltando a ser grãos, como a matéria-prima original do plástico.

Esse processo é industrial e precisa de muitas toneladas de matéria-prima, para viabilizar economicamente máquinas, equipamentos e profissionais.

Transformação

Com os materiais prontos, é possível fabricar um novo produto, fechando o ciclo da reciclagem.

garrafas na natureza

Reciclar é importante?

Embora não seja a única medida realizada para a redução de lixo produzido, a reciclagem não só reduz a quantidade, como também diminui a procura por matéria-prima. Ou seja, o reaproveitamento, consequentemente, reduz a necessidade de extrair matérias da natureza.

A redução do lixo e desoneração dos recursos naturais ajuda a movimentar a economia, uma vez que nascem empresas especializadas no processo de reciclagem, o que gera mais emprego e renda – além de contribuir com as pessoas que trabalham em regime informal, mas conseguem adquirir renda para suas famílias, como os catadores.

Mas, não acaba por aí! A redução de consumo de energia também é promovida pela reciclagem, pois a produção de alguns produtos demandam o consumo de uma grande quantidade de energia elétrica em uma indústria de base, logo, em alguns casos, o reaproveitamento é mais vantajoso.

Portanto, reduzir o consumo, optar por materiais mais duráveis e reaproveitar ao máximo um determinado produto antes de descartá-lo são medidas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e também a conservação da natureza.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO IDENTIFICAR O LIXO RECICLÁVEL?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply