Perda ou Perca – Qual é o certo? Diferenças e Exemplos

As palavras “perca” e “perda” geram bastante confusão, por conta da pronuncia semelhante. Para não ficar na dúvida em qual usar, é preciso atentar-se aos significados, que são distintos.

Em algumas sentenças, a dúvida é mais recorrente, como em: “o carro deu perca total ou perda total?”, ou então, “que perda de tempo ou perca de tempo?”. Para que a oração não fique incorreta, confira, abaixo, qual das duas palavras usar em cada contexto.

Perca – Quando usar?

A palavra perca é o verbo “perder”, conjugado na terceira pessoa do singular ou na 3° pessoa do singular do imperativo.

Desse modo, a palavra deve ser usada para as frases que queiram expressar que algo foi perdido.

Exemplos:

  • Não perca essa oportunidade, pode ser a última vez!;
  • Quero que ele perca a vergonha de sair comigo;
  • Eu quero que você perca essa chance;
  • Não gosto desse time, tomara que perca!;
  • Cuide desse caderno, espero que você não perca.

Perda – Quando usar?

A palavra perda é um substantivo que expressa o sentido de excluir ou de desapropriação. Sendo assim, ela se encaixa nos seguintes exemplos:

Exemplos:

  • Que perda de tempo essa aula;
  • A perda de meu pai abalou-me muito;
  • Os mercados obtiveram perdas de lucro;
  • Os tempos modernos são sinônimo da perda de sentido;
  • A perda de audição entre os idosos é muito comum.

Diferenças entre perda ou perca

As diferenças entre perda e perca são presentes desde a grafia até o sentido da palavra, já que expressam significados diferentes. Para não errar mais, sempre que tiver dúvida, pense se a palavra que usou está realmente significando aquilo que queria e, se for, mantenha-a.

Se ainda assim não conseguir ter a certeza de que está correto, busque sinônimos do verbo perder. Algumas opções são: desapropriar, esquecer, estragar, excluir, estragar, atrapalhar, desperdiçar, entre outros.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário