Planetas do sistema solar – Quais são? Características

Conhecer os planetas do sistema solar nos ajuda a entender um pouco mais de nossa própria existência e da vida na Terra. A dinâmica desses astros nos faz olhar para um futuro e ter uma noção da imensidão do universo.

O sistema solar tem no Sol o centro, e, em torno dele, orbitam planetas, satélites, asteroides, cometas, meteoritos e poeira cósmica. É também ele o responsável por levar energia que faz florescer a vida em nosso planeta.

A seguir no Gestão Educacional, entenda mais a respeito desse complexo sistema e quais planetas o compõe.

Planetas

Quais são os planetas do sistema solar?

Esse sistema é composto por 8 planetas:

  • Mercúrio;
  • Vênus;
  • Terra;
  • Marte;
  • Júpiter;
  • Saturno;
  • Urano;
  • Netuno.

Os nomes dos planetas que compõem o sistema solar foram baseados na mitologia romana. Tratam-se de deuses que compunham o Panteão romano.

Até recentemente, dizia-se que o sistema solar era composto por 9 planetas, mas, depois de estudos astronômicos apurados, os especialistas chegaram à conclusão de que Plutão (o suposto último planeta parte do sistema solar) é um planeta anão.

Plutão não atende aos requisitos básicos para ser considerado um planeta, que são:

  • Orbitar ao redor de uma estrela;
  • Ter força gravitacional própria;
  • Possuir orbita livre.

Características dos planetas do sistema solar

Até hoje, só se tem notícia de vida na Terra. Pouco se sabe dos oito planetas que dão origem ao nosso sistema solar. Entretanto, as ciências que estudam os astros celestes, avançam a cada dia para explicar um pouco mais sobre tais seres.

Sondas, telescópios e estações espaciais são alguns dos instrumentos que coletam informações importantes sobre os planetas. Abaixo, você confere uma lista completa dos planetas do sistema solar e suas principais características:

Planetas

Mercúrio

É o planeta mais perto do Sol, tem menos da metade das dimensões da Terra, assim demora mais para dar a volta na estrela. Também, leva 59 dias para completar seu movimento de rotação.

As temperaturas em Mercúrio podem chegar a 350ºC, e sua atmosfera é composta por hélio, sódio e oxigênio.

Vênus

É o mais próximo a Terra, mas não tem características físicas similares. Em Vênus, não seria possível que os humanos sobrevivessem. Este planeta é visto a olho nu da superfície terrestre, recebendo o nome de “Estrela Dalva”.

Sua atmosfera é composta de hélio, sódio, oxigênio, dióxido de carbono, enxofre e vapor d’água.

Terra

Até então é o único planeta que se constatou vida animal e vegetal. Tem em torno de 5,0 bilhões de anos, e, ao longo desse período, vários processos naturais modificam o planeta.

Sua atmosfera é bem estratificada, sendo um dos pontos que favorece a vida no planeta. Leva 365 dias do ano para dar a volta em torno do Sol e 24 horas (1 dia) para realizar o movimento de rotação.

Marte

Quarto planeta na distância em relação ao Sol, Marte é, atualmente, foco de muitos estudos de agências espaciais, como a NASA. Especula-se a possibilidade de humanos habitarem o planeta vermelho (como é conhecido).

Sua atmosfera tem elementos comuns aos da Terra, como: oxigênio, nitrogênio, dióxido e monóxido de carbono. Suas temperaturas estão sempre abaixo dos 0ºC.

Júpiter

Em dimensões, é o maior planeta do sistema solar. Ele é formado por camadas gasosas e de pó, contando com 67 satélites. Sua atmosfera é composta de hidrogênio metálico e líquido, além de gás hidrogênio.

Seu dia dura pouco mais de 9 horas e suas temperaturas chegam a 100ºC negativos.

Saturno

Conhecido por seus anéis (resultado da combinação de gelo, poeira e detritos de rocha), Saturno é o sexto planeta na orbita do Sol. Sua atmosfera é composta por hidrogênio e hélio.

O movimento de rotação de Saturno dura 30 anos (terráqueos). Outra curiosidade é que, no ambiente do planeta, sopram ventos de até 1.800 km/h.

Urano

Penúltimo planeta do sistema solar (considerando a distância do Sol), Urano tem atmosfera composta por metano, hélio e hidrogênio. Sua superfície é pastosa e tomada por geleiras.

A curiosidade sobre este planeta é que o seu movimento de translação acontece na horizontal, ou seja, seus polos recebem maior incidência dos raios solares.

Netuno

É o planeta mais distante do Sol, está há, aproximadamente, 4,5 bilhões de quilômetros. Tem temperaturas que marcam até – 200ºC e ventos que sopram até 2.000 km/h.

Seu movimento de rotação dura 16 horas; já o de translação leva 164 anos para completar (levando em conta o tempo da Terra). Até hoje, já foram contados 13 satélites naturais.


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply