Sistema Solar – Entenda como Ele Funciona e Veja os Planetas que o Orbitam

O sistema solar é tudo aquilo que rodeia o nosso sol, sejam planetas, asteroides ou planetoides. Ainda existem muitos estudos a serem feitos e novas descobertas que estão por vir. Porém, já se sabe muita coisa sobre essa imensidão que nos circunda, sendo várias informações e fatos interessantes.

Tire suas dúvidas sobre o sistema solar, o que ele é e como ele funciona. Há diversos mistérios no espaço que e ainda precisam ser descobertos e algumas informações que não passam de especulações. Leia o texto na íntegra, para ficar por dentro sobre astronomia e a complexidade do sistema solar.

O que é o Sistema Solar?

como funciona o sistema solarO sistema solar são todos os planetas, asteroides, planetoides, cometas, poeira espacial e outros corpos celestes que circundam o sol. Cada um deles tem a sua própria órbita, porém acabam circulando também ao redor do sol, por ele fazer uma imensa força gravitacional do que qualquer outro planeta dentro do nosso sistema.

O sol é tão imenso que compõem, aproximadamente, 99,85% de toda a massa do sistema solar. É ele quem libera o calor e a energia necessária para que exista vida, estando em constante combustão pela fusão de hélio e hidrogênio.

Dentro do sistema solar temos o total de 8 planetas, que possuem formato arredondado e órbita semelhante. Elas são órbitas elípticas e não totalmente redondas.

Costuma-se dizer que o sol é o centro do Sistema Solar, mas, pela órbita planetária ser elíptica, isso não é exatamente verdade. Às vezes, os planetas encontram-se mais próximos dessa estrela, e outras estão mais distantes.

Como Tudo Surgiu

Há 4,5 bilhões de anos, tudo o que conhecemos hoje era apenas uma grande nuvem de poeira que girava ao redor dela mesma. Com o seu próprio peso, ela foi achatando-se e transformando-se em um disco. No centro desse disco, originou-se o sol, e o restante da poeira foi colidindo e aglomerando entre si, dando espaço a corpos cada vez maiores, até que surgiram os planetas.

A composição de cada planeta deu-se devido à sua distância com o centro de toda a nuvem de poeira, que passou a ser o sol. Longe do astro, devido às baixas temperaturas, formaram-se os planetas gasosos; próximos a eles, formaram-se os planetas sólidos; e todo o gelo existente evaporou, restando rochas e metais.

Vida

O sistema solar é bastante complexo, ainda mais por abrigar vida dentro dele. Até hoje, estudam-se sistemas similares ao nosso, os quais possam abrigar vida. Porém, pesquisas têm mostrado que as chances de existir condições iguais às nossas são mais remotas do que se imagina.

Foram sequências infindáveis de casualidades para que a vida pudesse existir e evoluir dentro do nosso Sistema Solar. Hoje em dia, não se busca tanto por planetas que possam abrigar vida, mas sim sistemas planetários similares ao nosso, que existem ao redor de um sol, onde se pode desenvolver vida.

Dentro do sistema solar, a Terra é o único planeta capaz de abrigar vida, pelo que indicam os estudos, até então. Vênus, por exemplo, tem 490º e 90 vezes a pressão atmosférica do que a encontrada na Terra. Saturno, Júpiter, Netuno, Urano são compostos, basicamente, por gases como Hélio e Hidrogênio. O planetoide Plutão é extremamente gelado, tendo pouquíssimas informações sobre ele.

Planetas

Os 4 primeiros planetas do sistema – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte – são sólidos, por isso são chamados de planetas telúricos ou planetas rochosos. Já os outro quatros mais afastados – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – são gasosos e possuem a massa muito maior do que os telúricos.

Além dos planetas tradicionais e conhecidos, existem 5 planetas anões. O mais perto é Ceres, localizado no cinturão de asteroides, estando entre Marte e Júpiter. Acredita-se que sua superfície é composta por gelo.

Os outros 4 planetas anões – Plutão, Haumea, Makemake e Éris – localizam-se após a órbita de Netuno.

Veja todos os Planetas do sistema solar na ordem de proximidade com o sol e suas características:

  • Mercúrio: é o planeta mais próximo do sol e o mais rápido de todos. Ele pode ser visto da Terra sem a necessidade de equipamentos;
  • Vênus: é o terceiro corpo mais brilhante do sistema solar, estando atrás apenas da lua e do próprio sol;
  • Terra: único planeta conhecido com vida, devido ao fato de possuir água e oxigênio;
  • Marte: sua superfície é avermelhada, sendo o segundo menor planeta do sistema solar;
  • Júpiter: é o maior de todos os planetas, sendo constituído, em grande parte, por gases, porém, possui núcleo sólido;
  • Saturno: é o segundo maior planeta do sistema solar, possuindo um grande anel de poeira e gelo;
  • Urano: é um planeta gasoso, contendo, principalmente, hélio, metano e hidrogênio;
  • Netuno: é o planeta mais distante do sistema solar, estando entre os gigantes, sendo constituído por gases.

Outros Corpos Celeste

  • Além dos planetas e planetas anões, existem outros corpos que rodeiam o sol. Entre Marte e Júpiter, há um cinturão de asteroides que orbita a Terra, abrigando o planeta Anão Ceres;
  • Após a órbita do último planeta de nosso Sistema Solar, Netuno, a temperatura é tão baixa que existem fragmentos de gelo, que, quando desviados para o nosso sistema solar, formam os cometas;
  • Todos os planetas possuem sua própria força gravitacional, que faz com que outros corpos celestes possam orbitá-los. Como é o caso das luas e dos anéis planetários, compostos por partículas de rochas e poeira.

Curiosidades

o que é o sistema solar

  • O sistema solar orbita a Via Láctea. A volta completa demora, aproximadamente, 240 milhões de anos;
  • A Terra é o único planeta que permite que a água chegue em seus três estados físicos – sólido, líquido e gasoso;
  • Somente na Terra é possível observar um eclipse total;
  • Urano é o planeta com a temperatura mais baixa de todas, chegando a – 224º C;
  • A água, provavelmente, veio do gelo interestelar antes da formação da Terra;
  • A montanha mais alta fica em marte, possuindo 22 km de altitude;
  • O planeta vermelho também possui intensas tempestades de poeira, que chegam a recobrir o planeta inteiro e podem durar por meses;
  • O sistema solar possui, aproximadamente, 4,54 bilhões de anos;
  • Vênus possui diversos vulcões, sendo que já foram descobertos mais de 1.600;
  • Cientistas possuem quase certeza que há um nono planeta no nosso sistema solar. Sugere-se que ele é 10 vezes maior que o sol, mesmo ainda não sendo localizado. Porém, sabe-se dessa informação devido aos efeitos gravitacionais causados por ele;
  • O movimento de rotação da Terra é 1.609 km/h e o de translação é de 107.826,06 km/h.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply