As 4 Fases da Lua – Nomes, Características e Quanto tempo duram

As fases da lua são determinadas pela perspectiva em que está aparente no céu e a forma com que está iluminada, o que muda entre 7 a 8 dias. São elas: lua nova, crescente, cheia e minguante.

As quatro fases da lua ocorrem por conta do movimento natural que ela mesma e a Terra possuem de translação (ao redor do sol), rotação (ao redor de si mesma) e de revolução (da lua ao redor da Terra).

Esses movimentos fazem com que a luz do sol refletida pela lua mude conforme a posição que assume e, ao mesmo tempo, na medida que a Terra se movimenta, os observantes a vêem sob diferentes perspectivas.

O ciclo lunar é usado não somente para determinar as quatro fases da lua, bem como é usado para medir as mares, os ciclos da agricultura e da pesca – visto que esse satélite natural influencia em todos esses fatores terráqueos.

Quais são as fases da lua

Resumidamente, a lua nova é primeira lua do ciclo lunar, ela acontece quando o satélite não fica visível no céu. Durante duas semanas, ela vai crescendo até se transformar em Lua Cheia, que é a maior e mais redonda. Em seguida, vem a crescente, a qual vai aumentando a cada noite que passa. Por último, vem a lua minguante, que diminui a cada dia até transformar-se em nova.

O ciclo lunar é utilizado desde a antiguidade para designar a passagem de tempo. Sendo assim, muitos calendários de diversos povos foram criados baseados no nome das fases da lua e quando tempo dura cada fase.

Confira, abaixo, as características de cada uma das fases da lua:

Lua Nova

lua nova fases da lua

A lua nova é considerada a primeira fase da Lua. É quando um novo ciclo se inicia. Ao olhar para o céu, não conseguimos ver a Lua durante a noite. Isso porque o Sol está tapado e toda a parte iluminada do satélite fica escondida atrás da lua, não sendo possível vê-la da Terra noturna.

Ela nasce de dia juntamente com o sol, surgindo, aproximadamente, às 6h da manhã e se pondo às 18h da tarde. Ela acontece pois o Sol e a lua estão na mesma direção. Aos poucos, a lua se posiciona mais ao leste e o sol mais a oeste, surgindo as demais fases.

Nessa fase, a Lua continua no céu, mas como ela não produz luz própria, é apenas iluminada pelo Sol. É somente durante a lua nova que podemos ter um eclipse solar total ou parcial.

Lua Crescente

lua crescente

Durante toda a metade da fase da lua, ela está crescendo. Nesse período, ela é chamada de lua crescente. Na metade do seu crescimento, quando 50% do satélite está visível da Terra, ela ganha o nome de quarto-crescente. Aos poucos, vai aumentando no céu e ficando cada vez maior.

A lua se encontra a leste do Sol, portando sua parte visível e iluminada está posicionada a oeste. Ela nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. Sua forma é de um semi-círculo convexo.

Lua Cheia

lua cheia

A Lua Cheia é a mais iluminada de todas. Com ela se torna mais fácil ver durante a noite, pois está inteira iluminada e refletindo a luz solar. Seu formato fica bem redondo no céu – é como se fosse a fase contrária da lua nova. Ela é 100% iluminada pelo sol, pois estão em direções opostas. Assim, a lua fica visível por completo.

Durante essa fase, o satélite natural nasce aproximadamente às 18h e se põe às 6h. A fase da lua cheia também é conhecida por fazer a maré subir. Só é possível acontecer um eclipse lunar durante a lua cheia, que é quando o Sol projeta a sombra da Terra na Lua, cobrindo-a totalmente ou parcialmente.

Lua Minguante

lua minguante

Depois da lua cheia, a parte visível do satélite vai diminuindo, até chegar no que conhecemos por lua minguante. Sete dias depois de passada a lua cheia, apenas 50% da lua fica iluminada. Nesse dia, ela é conhecida por Lua quarto-minguante.

O formato da lua minguante é circular e convexo, com a parte iluminada voltada para leste, lado contrário da lua minguante. Ela nasce aproximadamente à meia-noite e se põe ao meio dia. O tamanho vai diminuindo até que volta para a fase de lua nova.

Ciclo da lua

O ciclo lunar é o período do primeiro dia da lua nova no céu até o último dia em que a lua minguante aparece. Ao todo, esse ciclo totaliza 29,5 dias, que é o tempo de duração de cada ciclo lunar completo.

A transição entre cada uma das quatro fases da lua dura entre 7 a 8 dias, podendo ter variações por conta de acontecimentos espaciais.

Por último, também se usa a determinação de período sideral, que é o tempo que a lua leva para girar em torno do seu próprio eixo, que é de 2,25 dias.

fases da lua

A Lua

A lua é um satélite natural que orbita a Terra. Ela demora 27,5 dias para dar uma volta no nosso planeta em relação às estrelas. Esse tempo é conhecido como mês sideral.

Já o período sinódico dura 29, 5 dias e é quando a ela completa seu ciclo de fases. Existe essa diferença de tempo de um pouco mais de dois dias, pois a cada período completo da fase lunar, o sol se desloca aproximadamente 27º para Leste, sendo necessário mais dois dias para completar o ciclo.

Sua posição muda continuamente no céu, por isso existem as diversas fases da lua. O satélite não brilha naturalmente, apenas reflete a luz emitida pelo Sol. Por isso, ela pode mudar sua forma visível.

Mesmo quando não podemos vê-la, ela continua orbitando o nosso planeta. Aqui temos apenas uma lua, mas em outros planetas podem existir muito mais – Saturno, por exemplo, possui 49 luas.

Curiosidades

  • A super lua acontece apenas a cada 18 anos. Ela é o momento em que a lua cheia chega o mais próximo possível da Terra. A última super lua aconteceu em 11 de março de 2011. A próxima deve acontecer em 2019; 
  • A nossa lua, ao contrário das de outros planetas, não possui um nome e é chamada apenas de Lua; 
  • O eclipse lunar acontece apenas durante a Lua Cheia e a Lua Nova, isso porque é preciso que Terra, Sol e Lua alinhem-se. No eclipse solar, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, sendo preciso da Lua Nova. Enquanto isso, no eclipse lunar é preciso da Lua Cheia, quando a Terra está entre o Sol e a lua;
  • Acredita-se que a lua é um pedaço do planeta Terra que se desprendeu há milhares de anos, quando o nosso planeta ainda era muito novo;
  • A luz refletida pelo satélite demora 1,25 segundos pra chegar na Terra; 
  • O diâmetro da lua é de, aproximadamente, 3.476 km, quase o tamanho da Ásia;
  • São 285 mil quilômetros da Terra até a Lua. Ao todo, uma viagem de foguete com a tecnologia atual dura 13 horas. Se fosse possível dirigir, seria necessário 130 dias no volante;
  • A lua afasta-se cerca de 30 cm por século da Terra; 
  • Caso consiga fazer uma viagem até a lua, seu peso lá é até 7 vezes menor do que na Terra; 
  • A temperatura durante o dia na lua pode chegar a 100º. Já durante à noite, o frio é de -175º. Não há chuva e nem vento no satélite;
  • Devido ao movimento de rotação sincronizada, sempre vemos a mesma face da lua na Terra; 
  • Existe bastante lixo deixado na lua pelos astronautas, como bolas de golfe, roupas e bandeiras dos Estados Unidos;
  • Caso a lua não existisse, a Terra giraria de forma sincronizada. Os polos poderiam ficar apontados para o sol e a temperatura poderia variar bruscamente.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply