4 Fases da Lua – Nomes, Características e Quanto tempo duram

As 4 fases da lua são determinadas pela perspectiva em que a lua está aparente no céu e pela forma com que está iluminada, o que muda entre 7 a 8 dias. São elas: lua nova, crescente, cheia e minguante.

As quatro fases da lua ocorrem por conta dos movimentos naturais que esse satélite e a Terra exercem, sendo eles:

  • Translação (ao redor do sol);
  • Rotação (ao redor de si mesmo);
  • Revolução (movimento que a lua faz ao redor da Terra).

Esses movimentos fazem com que a luz do sol refletida pela lua mude conforme a posição que essa assume. Ao mesmo tempo, na medida em que a Terra se movimenta, os observadores vêem a lua sob diferentes perspectivas.

O ciclo lunar é usado não somente para determinar as quatro fases da lua, mas também para medir as marés e os ciclos da agricultura e da pesca – visto que esse satélite natural influencia em todos esses fatores terráqueos.

Fases da Lua

Quais são as quatro fases da lua? 

Resumidamente, a lua nova é primeira lua do ciclo lunar. Ela acontece quando o satélite não fica visível no céu. Durante duas semanas, a lua vai crescendo até se transformar em lua cheia, que é a maior e mais redonda. Em seguida, vem a crescente, a qual vai aumentando a cada noite que passa. Por último, vem a lua minguante, que diminui a cada dia até se transformar em nova.

O ciclo lunar é utilizado desde a antiguidade para designar a passagem de tempo. Sendo assim, muitos calendários de diversos povos foram criados baseados no nome das fases da lua e em quanto tempo dura cada fase.

Confira, abaixo, as características de cada uma das fases da lua:

Lua Nova

lua nova

A lua nova é considerada a primeira fase da Lua. É quando um novo ciclo se inicia. É quando, ao olhar para o céu, não conseguimos ver a lua durante a noite. Isso porque o Sol está a tapando e toda a parte iluminada do satélite fica escondida, não sendo possível vê-la da Terra noturna.

Ela nasce de dia juntamente com o sol, surgindo, aproximadamente, às 6h da manhã e se pondo às 18h da tarde. Ela acontece pois o sol e a lua estão na mesma direção. Aos poucos, a lua se posiciona mais ao leste e o sol mais a oeste, surgindo as demais fases.

Nessa fase, a lua continua no céu, mas como ela não produz luz própria, é apenas iluminada pelo Sol. Por curiosidade, é somente durante a lua nova que podemos ter um eclipse solar total ou parcial.

Lua Crescente

lua crescente

Durante toda a metade da fase da lua, ela está crescendo. Nesse período, ela é chamada de lua crescente. Na metade do seu crescimento, quando 50% do satélite está visível da Terra, ela ganha o nome de quarto-crescente. Aos poucos, vai aumentando no céu e ficando cada vez maior.

A lua se encontra a leste do Sol, tendo sua parte visível e iluminada posicionada a oeste. Ela nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. Sua forma é de um semi-círculo convexo.

Lua Cheia

lua cheia

A Lua Cheia é a mais iluminada de todas. Com ela se torna mais fácil ver durante a noite, pois está inteira iluminada e refletindo a luz solar. Seu formato fica bem redondo no céu – é como se fosse a fase contrária da lua nova. Ela é 100% iluminada pelo sol, pois estão em direções opostas. Assim, a lua fica visível por completo.

Durante essa fase, o satélite natural nasce aproximadamente às 18h e se põe às 6h. A fase da lua cheia também é conhecida por fazer a maré subir.

Só é possível acontecer um eclipse lunar durante essa fase, que é quando o Sol projeta a sombra da Terra na lua, cobrindo esta totalmente ou parcialmente.

Lua Minguante

lua minguante

Depois da lua cheia, a parte visível do satélite vai diminuindo, até chegar no que conhecemos por lua minguante. Sete dias depois de passada a lua cheia, apenas 50% da lua fica iluminada. Nesse dia, ela é conhecida por Lua quarto-minguante.

O formato da lua minguante é circular e convexo, com a parte iluminada voltada para leste, lado contrário da lua minguante. Ela nasce aproximadamente à meia-noite e se põe ao meio dia. O tamanho vai diminuindo até que volta para a fase de lua nova.

Como funciona a lua?

A lua é um satélite natural que orbita a Terra. Ela demora 27,5 dias para dar uma volta no nosso planeta em relação às estrelas. Esse tempo é conhecido como mês sideral.

Já o período sinódico dura 29, 5 dias, e é quando ela completa seu ciclo de fases. Existe essa diferença de tempo, de um pouco mais de dois dias, pois a cada período completo da fase lunar o sol se desloca aproximadamente 27º para leste, sendo necessário mais dois dias para completar o ciclo.

Sua posição muda continuamente no céu, por isso existem as diversas fases da lua. O satélite não brilha naturalmente, apenas reflete a luz emitida pelo Sol. Por isso, ela pode mudar sua forma visível.

Também, mesmo quando não podemos ver a lua, ela continua orbitando o nosso planeta. No caso da Terra, há apenas uma lua, mas em outros planetas pode existir muito mais – Saturno, por exemplo, possui 49 luas.

Quais os ciclos da lua?

O ciclo lunar é o período do primeiro dia da lua nova no céu até o último dia em que a fase minguante aparece. Ao todo, esse ciclo totaliza 29,5 dias, que é o tempo de duração de cada ciclo lunar completo.

A transição entre cada uma das quatro fases da lua dura entre 7 a 8 dias, podendo ter variações por conta de acontecimentos espaciais.

Por último, também se usa a determinação de período sideral, que é o tempo que a lua leva para girar em torno do seu próprio eixo, que é de 2,25 dias.

fases da lua

Como os ciclos lunares influenciam na Terra?

A força gravitacional, o campo magnético e a iluminação natural da lua são só alguns dos fatores que influenciam a vida na Terra. Fisicamente, esse satélite natural sutilmente faz a diferença nas marés, na agricultura e até no nosso humor.

Nas histórias de bruxas e lendas, muito se fala sobre essas influências, e até hoje há quem só corte cabelo na lua crescente, para dar sorte (e ai de quem for ao cabeleireiro na lua minguante!). Essas superstições sem comprovação científicas ficam à mercê da crença popular, mas não significa que não possuem qualquer fundamento.

Até o momento, a única coisa que os cientistas conseguiram comprovar são as seguintes influências, explicadas abaixo:

Influências nas marés

Influência da lua nas marés

Como comentado, a lua não possui luminosidade natural, na verdade ela é um reflexo da luz solar. Mas, como ela é uma esfera que gira em torno de si mesma, acaba tendo diferenças na iluminação, determinadas pela posição que está em relação ao sol.

Outro fator que a lua não desempenha sozinha é o seu movimento. Sabe-se que a força gravitacional da Terra atrai a lua, fazendo com que esta se movimente ao redor do nosso planeta. Entretanto, esse satélite também possui uma leve força gravitacional que funciona como um cabo de guerra: quando é a lua que puxa, as marés ficam baixas; quando é a Terra que predomina, as marés ficam altas.

O tempo de atração da lua sobre a Terra pode ser calculado com base na observação dos astros. Um ciclo acontece no início do mês e dura 14,8 dias, sendo impulsionado pela atração da lua e do sol. Ao fim desse período, é formado uma linha, que se chama de “maré viva”.

Outro ciclo lá pelo meio do mês dura em torno de 13 a 14 dias. Nesse momento, a lua fica perpendicular em relação à Linha do Equador, o que faz com que a atração aquela seja menor, dando origem ao que se chama de “maré morta”.

Esse não é o único fator que influencia nas marés, entretanto, é determinante para entender como funcionam os oceanos.

Influência na agricultura

Influência da lua na agricultura

O campo magnético da lua e a diferença da intensidade de iluminação entre cada fase lunar influencia em todos os seres vivos. Portanto, também interfere no crescimento das plantas.

Na agricultura, respeitar os ciclos lunares é importante para aumentar a produtividade da colheira e obter melhores resultados no amadurecimento de gêneros agrícolas.

Veja só como cada fase da lua interfere na agricultura:

Lua minguante

Nesta fase, há pouca influência da lua sobre a terra, por isso é melhor plantar raízes, pois não são tão dependentes da luz da lua para crescerem vigorosas.

É recomendado plantar:

  • Rabanete;
  • Beterraba;
  • Cenoura;
  • Batata;
  • Mandioca;
  • Cebola;
  • Tubérculos em geral.

Lua Nova

Nesta fase, a influência da lua sobre a Terra é mais incidente sobre a seiva das plantas, por isso, deve-se investir naquelas que possuem caules longos, como:

  • Almeirão;
  • Cebolinha;
  • Espinafre;
  • Plantas medicinais.

Lua Crescente

A luz da lua fica mais forte na lua crescente, coincidindo com um período de menor quantidade de seiva nos caules das plantas. A fase é boa para plantar:

  • Jiló;
  • Milho;
  • Abóbora;
  • Feijão;
  • Arroz;
  • Soja;
  • Berinjela.

Lua Cheia

A lua cheia é o período de maior influência, sobretudo nos primeiros dias da mudança do ciclo lunar. Nesse momento, pode-se fazer a colheita de muitos produtos, bem como iniciar o plantio de:

  • Repolho;
  • Couve-flor;
  • Alface;
  • Hortaliças em geral;
  • Flores em geral.

Influências no humor

Segundo estudos de especialistas, o padrão de sono das pessoas acompanha o movimento dos oceanos, os quais, por sua vez, são impulsionados pela atração gravitacional da lua.

Mas, as teorias não são novidade, pois já na Grécia Antiga se relacionava distúrbios do sono aos ciclos lunares. Inclusive, o próprio nome da lua, proveniente do latim lunaticus, quer dizer “alucinação”, indica dificuldades para dormir.

Os cientistas acreditam que esse tom de “alucinação” da lua em relação aos ciclos biológicos dos seres humanos tem ainda mais influência para quem possui distúrbios de humor, como pessoas bipolares, pois, como já possuem alterações constantes de emoções, são ainda mais afetados pela alteração do ciclo do sono.

Calendário lunar de 2019

Consulte no calendário abaixo os ciclos da lua para 2019:

Calendário Lunar 2019

Calendário lunar de 2020

Consulte no calendário abaixo os ciclos da lua para 2020:

Calendário Lunar 2020

Curiosidades

  • A super lua acontece apenas a cada 18 anos. Ela é o momento em que a lua cheia chega o mais próximo possível da Terra. A última super lua aconteceu em 11 de março de 2011; a próxima deve acontecer em 2019;
  • A nossa lua, ao contrário das de outros planetas, não possui um nome em específico;
  • O eclipse lunar acontece apenas durante a lua cheia e a lua nova, isso porque é preciso que Terra, sol e lua se alinhem. No eclipse solar, a lua se posiciona entre a Terra e o sol, sendo preciso da fase nova. Enquanto isso, no eclipse lunar, é preciso da fase cheia, quando a Terra está entre o sol e a lua;
  • Acredita-se que a lua é um pedaço da Terra que se desprendeu há milhares de anos, quando o nosso planeta ainda era muito novo;
  • A luz refletida pelo satélite demora 1,25 segundos pra chegar à Terra;
  • O diâmetro da lua é de, aproximadamente, 3.476 km, quase o tamanho da Ásia;
  • São 285 mil quilômetros da Terra até a lua. Ao todo, uma viagem de foguete até lá, com a tecnologia atual, dura 13 horas. Se fosse possível dirigir, seria necessário 130 dias no volante;
  • A lua afasta-se da Terra cerca de 30cm por século;
  • Caso você consiga fazer uma viagem até a lua, seu peso lá é até 7 vezes menor do que na Terra;
  • A temperatura na lua durante o dia pode chegar a 100º. Já durante à noite, o frio é de -175º. Não há chuva e nem vento no satélite;
  • Devido ao movimento de rotação sincronizada, sempre vemos a mesma face da lua na Terra;
  • Existe bastante lixo deixado no satélite natural pelos astronautas, como bolas de golfe, roupas e bandeiras dos Estados Unidos;
  • Caso a lua não existisse, a Terra giraria de forma sincronizada. Os polos poderiam ficar apontados para o sol e a temperatura poderia variar bruscamente.

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Teste seus conhecimentos sobre 4 Fases da Lua – Nomes, Características e Quanto tempo duram

1) A lua, cientificamente falando, que tipo de ser celeste?

  • a) Meteorito.
  • b) Cometa.
  • c) Satélite.
  • d) Asteroide.

2) A lua apresente 4 fases, mas por que elas ocorrem?

  • a) Porque é iluminada pelo Sol enquanto ele gira.
  • b) Porque entra na sombra do Sol enquanto gira ao redor da Terra.
  • c) Porque emite luz enquanto gira ao redor da Terra e do Sol.
  • d) Porque é iluminada pelo Sol enquanto gira ao redor da Terra.

3) Durante à noite, Pedro (brasileiro) observa a lua cheia por meio de seu telescópio, em Copacabana. Com diferença de 2 a 4 horas, Filipa (portuguesa) observa a noite chegar em Lisboa. Qual fase ela verá assim que acabar de anoitecer?

  • a) Minguante.
  • b) Cheia.
  • c) Nova.
  • d) Crescente.

4) Quando um novo ciclo da lua inicia, qual é a fase que um observador enxerga?

  • a) Cheia
  • b) Crescente
  • c) Nova
  • d) Minguante

5) Tendo como referência o horário das 17h da tarde, em que fase especificamente a lua estará?

  • a) Nova
  • b) Minguante
  • c) Nenhuma
  • d) Lunar

6) Para que ocorra um eclipse lunar, o sol deve projetar a sombra da Terra na lua, cobrindo-a. Dessa forma, o satélite deve estar em qual fase para que isso ocorra?

  • a) Cheia
  • b) Minguante
  • c) Nova
  • d) Crescente

7) Tendo como referência o horário das 09h da manhã, em que fase especificamente a lua estará?

  • a) Minguante
  • b) Nenhuma
  • c) Lunar
  • d) Crescente

7 Comentários

  • Vilma disse:

    Gostei muito. Aprendi coisas que não sabia. Ia dar 5 estrelas, mas quando cliquei saí 4.

    • Rafaela Mustefaga disse:

      Olá, Vilma. Não tem problema, o importante é que está nos acompanhando. Continue lendo os demais assuntos. Colocamos temas novos todos os dias, basta ir até a página inicial 💚

  • Raylana disse:

    Olá gostei muito dessas informações adorei até usei para fazer algumas pesquisas da escola 😘😘😘 amei mesmoooo é também compartilhei

    • Gestão Educacional disse:

      Olá, Raylana. Que bom que gostou do conteúdo! Trabalhamos todos os dias para melhor atender pessoas como você, nossos leitores. Continue nos acompanhando. Temos conteúdo novo todos os dias!

  • rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr disse:

    gostei!aprendi muitas informações sobre a lua

  • Cleidja santos disse:

    Ameii , obrigada amei conhecer um pouco mais da lu. acertei 71% que pra mim sai como 100%. bjs

  • Luis Carlos Lino disse:

    Muito interessante aprender mais sobre as fases da lua, porque ela flui muito no nosso cotidiano.

Deixe seu Comentário

WebGo Content