Povos indígenas que ainda existem no Brasil

Confira neste artigo do No Detalhe a quantidade de povos indígenas que ainda existem no Brasil, suas línguas e etnias.

Mesmo no século XXI e apesar de muitas perseguições, os indígenas seguem em grande número. Confira neste artigo a quantidade de povos indígenas que ainda existem no Brasil, suas línguas e etnias.

População indígena

De acordo com o CENSO IBGE 2010, os povos indígenas reúnem 896.917 pessoas. Atualmente, são 256 povos indígenas que ainda existem no Brasil, falando 150 línguas diferentes

Muitos estão em áreas reservadas de grande destaque. Você vai conhecer algumas dessas áreas e seus respectivos povos a seguir.

Povos indígenas do Xingu

O Parque Indígena do Xingu é um dos mais populares e reúne dezenas de povos. São os casos de Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu,  Trumai,  Wauja e Yawalapiti . 

Cada um tem uma identidade étnica própria e muitos costumam celebrar suas diferenças em cerimônias realizadas no Parque do Xingu.

Vale do Javari 

Na rica região do Vale do Javari, demarcada em 2000, vivem os povos  Mayuruna/Matsés, Matis, Marubo, Kulina Pano, Kanamari, além de grupos de pequeno contato, como o Korubo e Tsohom Dyapá. 

Alto Rio Negro

Na área do Alto Rio Negro estão os povos de língua nheengatu. São os casos de Baré e Warekena, que estão em fronteiras do Brasil com a Venezuela e a Colômbia.

Terra Indígena Raposa Serra do Sol

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol também é muito populosa, com cerca de 28 mil indígenas, divididos entre os povos  Makuxi, Ingarikó, Patamona, Taurepang e Wapichana.

Terra Indígena Yanomami

Outro espaço conhecido através do noticiário é a Terra Indígena Yanomami. No local, estão os que dão nome ao local, os Yanomami. Estão presentes também os Ye’kuana.

Os povos maiores

Só que, apesar dessas regiões enormes, os povos maiores são os guaranis, com cerca de 85 mil habitantes no Brasil. Eles estão espalhados por muitos Estados brasileiros e divididos nos grupos kaiowá, Mbya e Ñadevaesse.

Os Ticuna estão logo atrás e vivem na Amazônia, às margens do Rio Solimões. São os maiores da região, com uma população estimada em 50 mil habitantes. 

Em terceiro lugar estão os Caingangue, que vivem em São Paulo e nos Estados da Região Sul, com cerca de 45 mil pessoas. 

Dos povos indígenas que ainda existem no Brasil se destacam pelo tamanho também os Macuxi, Guajajara, Terena e Xavante. 

Referências

Com informações de USP e Povos Indígenas no Brasil.

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário