Pronomes reflexivos – O que são? Quais são? Exemplos

Dentre os vários tipos de pronomes existentes, um que sempre causa uma certa dúvida dentre os estudantes é pronome reflexivo.

Dá-se o nome “pronome reflexivo” ao pronome que ocupa a posição de objeto direto ou indireto de um verbo transitivo ou intransitivo e que se refere à mesma pessoa que ocupa a posição de sujeito, de modo que a ação verbal é tanto praticada quanto sofrida pela mesma pessoa.

Parece um pouco abstrato, não? Se esse é o caso, confira este artigo, do Gestão Educacional, e solucione todas as suas dúvidas em relação aos pronomes reflexivos!

O que são pronomes reflexivos?

Os pronomes reflexivos são tipos de pronomes empregados na posição de objeto direto ou indireto do verbo e que se referem à mesma pessoa que ocupou, na oração, a posição de sujeito. Nesse caso, a ação do verbo é praticada e sofrida pela mesma pessoa. 

Parece difícil de entender, mas não o é. Veja o exemplo abaixo:

(1) Paloma vestiu-se com sua melhor roupa para encontrar o namorado.

O termo em negrito é o pronome reflexivo. O sublinhado é o sujeito. Ambos os termos se referem à mesma pessoa: Paloma. E o pronome reflexivo “se”, que está se referindo à mesma pessoa que ocupa a posição de sujeito, está como objeto direto do verbo transitivo “vestir”.

Neste exemplo (1), perceba que Paloma é responsável por exercer a ação de “vestir”. Porém, ela não vestiu outra pessoa, mas a si mesma: diz-se, portanto, que a ação está sendo praticada por Paloma e os efeitos da ação recaem sobre a própria Paloma.

Nesse caso, chama-se o verbo de “verbo reflexivo” e o pronome de “pronome reflexivo”. Diz-se, portanto, que há “reflexibilidade”.

Seria diferente, por exemplo, se disséssemos:

(2) Paloma vestiu Maria com a roupa que acabara de comprar.

Neste exemplo (2), Paloma é responsável por exercer a ação de vestir. Entretanto, a ação não recai sobre ela, mas sim sobre Maria, uma outra pessoa. Não há, portanto, reflexibilidade.

Diferença entre pronomes reflexivos e pronomes recíprocos

Uma distinção que se faz, em se tratando de pronomes reflexivos é a de pronomes reflexivos e pronomes recíprocos.

Como já vimos, diz-se que um pronome é reflexivo quando ele ocupa a posição de objeto direto ou indireto e se refere à mesma pessoa que ocupa a posição de sujeito.

Por outro lado, o pronome é recíproco quando a ação do verbo é mútua entre duas ou mais pessoas. Veja o exemplo:

(3) Júlia e eu nos beijamos.

Perceba que a oração do exemplo (3) possui dois sujeitos, sublinhados: “Júlia” e o autor da oração, “eu”. A ação de se beijar foi praticada por ambos os sujeitos, ou seja, houve reciprocidade. O pronome em negrito, portanto, se trata de um pronome recíproco.

Em alguns casos, o emprego de um pronome recíproco pode causar certa ambiguidade. Como no seguinte exemplo:

(4) Eduardo e Catarina machucaram-se.

Neste exemplo, há duas interpretações possíveis: A) que Eduardo e Catarina machucaram um ao outro; B) que Eduardo e Catarina, juntos, se machucaram em alguma situação.

Na interpretação A, há reciprocidade, uma vez que ambos praticaram a ação de se machucar mutuamente, com um afetando o outro. Na interpretação B), há reflexibilidade, uma vez que os sujeitos, nesse caso, representam um mesmo grupo que exerceram e sofreram a mesma ação de se machucar.

Para se acabar com a ambiguidade caso o sentido seja o de A, ou seja, de reciprocidade, pode-se utilizar expressões como: “um ao outro”, “uns aos outros”, “entre si”, “mutuamente” e “reciprocamente”. Portanto:

  • Interpretação A: Eduardo e Catarina machucaram-se um ao outro.

Já para o sentido B, de reflexibilidade, utiliza-se expressões como “a si mesmo”. Veja:

  • Interpretação B: Eduardo e Catarina machucaram-se a si mesmos.

Quais são os pronomes reflexivos e recíprocos?

Os pronomes reflexivos e recíprocos da língua portuguesa são os seguintes:

  • 1ª pessoa do singular: me;
  • 2ª pessoa do singular: te;
  • 3ª pessoa do singular: se / (de) si / consigo;
  • 1ª pessoa do plural: nos;
  • 2ª pessoa do plural: vos;
  • 3º pessoa do plural: se.

Exemplos com pronomes reflexivos e recíprocos

  • Eu me tornei uma pessoa melhor.
  • Tu te consideras um bom funcionário?
  • Ela se maquiou rapidamente.
  • Ele não consegue parar de falar de si
  • Alex conversou consigo
  • Nós nos encontramos na praia.
  • Vós vos ajudais desta forma.
  • Eles se conheceram numa festa.

Alexandre Garcia Peres

Alexandre Garcia Peres, formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), gosta de arte, literatura, língua portuguesa, poesia e do seu gato.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content