Quando começa a primavera? Data e hora do equinócio e as características da estação

Com extrema precisão, a primavera começa em dias diferentes em cada ano, às vezes, ela pode ocorrer no dia 22 de setembro e outras, no dia 23. No ano de 2018, ela começou exatamente às 22h:54 do dia 22 de setembro. De acordo com o equinócio, a primavera de 2019 também será nesse mesmo dia.

Esse fenômeno ocorre porque é o horário exato em que o sol cruza a linha do equador celeste. Não é nenhum mistério – na realidade, é astronomia. O curioso é que a maioria da população não conhece esse advento, apenas reconhecem que a primavera é uma estação que antecede o verão e que começa sempre no dia 23 de Setembro.

Essa época é caracterizada pelo clima agradável, no qual acontece o desabrochar das flores, a frutificação as árvores e o aumento do canto dos pássaros.

Como funciona o equinócio?

O equinócio da primavera é o grande responsável pelo começo da primavera no Brasil, também chamado de “acontecimento astronômico”, caracterizado pelo aumento da intensidade do sol nas regiões que estão próximas à linha do equador.

Conforme citado acima, a primavera inicia em 2018, no dia 22 de setembro, às 22:54. Segundo o equinócio, ela termina em 21 de dezembro, entre 19h:33 e 20h:22. Nessa data, geralmente, o dia e a noite possuem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada uma. Depois desse fenômeno, no hemisfério sul, os dias são mais longos do que as noites.

No entanto, oficialmente, o começo da primavera sempre é divulgado no dia 23 de Setembro no Hemisfério Sul, sendo a mesma data de início do outono no Hemisfério Norte.

equinócio de primavera

Como é a primavera no Hemisfério Sul?

Chamada da estação mais alegre e colorida do ano, a primavera é marcada pelo florescer das plantas, o canto dos pássaros e na maioria das vezes, o céu azul. Todavia, isso pode não acontecer nos quatro cantos do país, pois a estação pode promover efeitos opostos em alguns lugares.

É comum que alguns estados brasileiros sofram com chuvas fortes e tempestades, isso porque é durante a primavera que o fenômeno El Niño se manifesta, em especial, no centro-sul, e o nordeste sofre com o clima ainda mais seco.

No geral, as temperaturas durante a primavera, em todo o Brasil, são muito agradáveis, enquadrando-se no “nem quente e nem frio”. No entanto, é perceptível que, nos últimos anos, ocorreram variações climáticas, acentuadas devido ao aquecimento anormal das águas do pacífico.

Nos últimos anos, é muito comum a primavera chegar com um padrão quente e seco, fator que pode interferir, até mesmo, na floração das flores e frutificação das plantas. Isso pode ser bastante negativo para o desenvolvimento dessas ações, que devem acontecer naturalmente na estação.

Por que o horário de verão começa na primavera?

horario de verao na primavera

Essa é uma dúvida bastante comum entre a população, tendo os mais críticos que se questionam, já que, teoricamente, o horário de verão deveria começar no verão. Entretanto, o objetivo é fazer melhor aproveitamento da iluminação natural dada pelo sol. 

Esse fenômeno começa durante a primavera e termina antes do verão acabar. Desse modo, é proveitoso usar os recursos naturais, ao invés de gastar com a iluminação artificial.

Nos tempos antigos, os povos mediam as estações pela posição do sol, em que quanto mais longe uma região ficasse da linha do Equador, mais acentuada seria a diferença entre os dias e as noites de cada estação. É justamente por isso, que algumas regiões do Brasil não adotam o horário de verão. Um exemplo disso são Norte e Nordeste, pois, para a população dessas localidades, a diferença seria muito ínfima e não valeria a pena.

Em suma, o horário de verão é muito positivo para economia de recursos. Mesmo que uma grande porcentagem da população não aprove, essa mudança é extremamente necessária.

Ainda sobre a primavera, alguns especialistas afirmam que pessoas e demais mamíferos nascidos na primavera têm um melhor desenvolvimento do sistema nervoso central, devido aos estímulos da luz solar e da natureza, já que é uma estação em que se pode aproveitar mais o dia fora de casa – e isso faz toda a diferença para bebês.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply