Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

Conhecida como um bioma da Floresta Tropical, a Mata Atlântica é encontrada no Brasil, algumas partes no Paraguai e outras da Argentina. Hoje, pode-se achá-la apenas em 20% no mundo, isso porque a colonização europeia desmatou a sua maioria.

A maior parte dela está localizada na serra do mar, que começa no Rio de Janeiro e vai até o estado de Santa Catarina. Quer saber informações completas sobre esse tipo de bioma? Veja, abaixo.

Mata Atlântica: História

Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

No início, ocupava uma área de 1.300.000km², dentre 17 estados brasileiros, indo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Era menor no nordeste, alargando-se no Sul e tinha tamanho máximo na bacia do Rio Paraná, chegando até Paraguai e Argentina.

Características

Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

Restinga.

Dentro da Mata Atlântica, é possível encontrar diferentes tipos de florestas, que são:

  • Floresta Ombrófila Densa: localizada, principalmente, na Serra do Mar e Serra Geral, vai desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, além de ocupar as ilhas no litoral entre o Paraná e o Rio de Janeiro. São marcadas pelas árvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada;
  • Floresta Ombrófila Mista: chamada também de Mata de Araucária (porque o pinheiro brasileiro destaca-se nas superfícies), possui bosques bem densos. Ela sobrevive nos planaltos do sul do Brasil e em pequenas partes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo;
  • Floresta Ombrófila Aberta: vegetação mais aberta e sem presença de árvores que fechem a parte de cima, acontece em áreas mais secas e quentes, principalmente em Minas Gerais, Alagoas e Espírito Santo;
  • Floresta Estacional Decidual: chamada também de Mata de Interior, ela acontece no planalto brasileiro nos estados do sul e centro-oeste.

Dentro desse tipo de bioma, ainda é possível encontrar alguns ecossistemas específicos, como é o caso do manguezal, da restinga, dos campos de altitude e dos brejos interioranos. Essa grande quantidade de variações existe devido à sua extensão, que tem climas e relevo diferenciados.

O clima costuma variar de quente para úmido, além de alguns pontos específicos serem considerados frios. Isso muda de acordo com a umidade do ar, as precipitações, os nevoeiros e as áreas com muita exposição solar, além das massas de ar vindas do Oceano Atlântico.

Vegetação

Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

Bromélias na Mata Atlântica.

Na Mata Atlântica, é possível encontrar diferentes tipos de plantas e flores, desde árvores mais altas, leguminosas, ipês, espécies arbóreas, ervas, gramíneas, bromélias, ananás, imbaúba, cedro, musgos, lianas e epífitas.

Porém, esse tipo de flora é rica em espécies chamadas de endêmicas, nas quais se encontra o pinheiro-do-Paraná, Pau-Brasil, jequitibá e outras – todas elas em extinção.

Animais

Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

Mico Leão Dourado, encontrado na Mata Atlântica.

A fauna possui algumas espécies únicas, como: onça-pintada, onça-parda, cateto, papagaios, queixada, corujas, antas e muito mais. A maioria dos animais que ali existem estão em extinção – assim como a própria Mata Atlântica -, por exemplo:

  • Muriqui-do-sul;
  • Muriqui-do-norte;
  • Tatu-canastra;
  • Papagaio-de-cara-roxa;
  • Lagartixa-da-areia;
  • Bugio;
  • Jiboia-de-cropan;
  • Lontra;
  • Tartaruga-de-couro;
  • Quati;
  • Gambá;
  • Mico-leão-dourado.

A mata atlântica abriga mais de 20 mil tipos de plantas, 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 mamíferos e 350 tipos de peixes.

População

Mata Atlântica: características, vegetação, clima e mais

População ribeirinha.

Cerca de 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica, ou seja, 120 milhões de pessoas. São vários tipos de povos que ali habitam, desde indígenas, quilombolas, caiçaras e até ribeirinhas. A população sobrevive por meio do uso dos recursos naturais de forma sustentável, seja para a economia, a alimentação ou o artesanato.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply