Três problemas ambientais mais comuns em regiões litorâneas 

Confira aqui três dos principais problemas ambientais causados em regiões litorâneas, com detalhes e exemplos!

Importante para a economia, para o turismo e para a biodiversidade, é fundamental e imprescindível a preservação das áreas litorâneas.

O Brasil possui uma extensão de 7.491 quilômetros de litoral, e, apesar de possuir órgãos regulamentadores para que não sofra tantos impactos ambientais, ainda assim tem alguns problemas que são recorrentes nessas regiões.

Em nosso país e no mundo, três destes problemas são: 

Lixo e plástico nas praias 

Nas praias, são encontradas anualmente toneladas de lixo, bitucas de cigarro, latas de alumínio, vidros e principalmente o plástico.

Segundo o Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), cerca de 95% dos lixos encontrados nas praias são plásticos, e toneladas deles vão para os oceanos afetando a biodiversidade do local. Já de acordo com a Universidade de Queensland, na Austrália 100 mil animais são mortos todos os anos devido ao lixo e principalmente ao plástico que vai para o mar.

Todo esse lixo, porém, também afeta a vida humana, já que, com a sujeira na água, a praia fica inapropriada para recreação humana, já que acaba causando diversas doenças, principalmente de pele. 

Vazamento de petróleo e de outros resíduos 

Ao longo da história, diversos acidentes envolvendo o petróleo e outros resíduos aconteceram, levando esses compostos diretamente para o mar e para os litorais de todo mundo.

A proporção e as consequências de um acidente de vazamento de petróleo são muito grandes: somente em um acidente, que ocorreu no primeiro semestre de 2022, na região do Ceará, foram mais de 4.000 litros de petróleo cru que atingiram cerca de 64 praias.

Esses acidentes afetam principalmente os animais marinhos, que sofrem com sufocamentos, aprisionamento e problemas no sistema nervoso devido ao contato com o petróleo. 

Esgoto a céu aberto

O problema do descarte inadequado de esgoto afeta o mundo todo, e nas praias infelizmente não é diferente.

O descarte, quando feito em regiões litorâneas, é feito na areia e vai até o mar de forma visível, causando consequências enormes: cheiro forte, principalmente em temperaturas altas, consequências negativas para toda a biodiversidade em sua volta, doenças aos humanos que estão no local, além de também afetar a economia local, pois o turismo diminuiu em litorais que possuem esse problema.

Um exemplo disso aconteceu no sudeste da Inglaterra, quando mais de 80 praias foram interditadas e proibidas ao uso humano devido à grande quantidade de esgoto que foi despejado.

Você também pode gostar de ler:
Fatores que influenciam o clima – conheça os principais!

Referências Bibliográficas

Como o lixo no mar causa prejuízos ambientais, econômicos e aos banhistas – Casacor. Disponível em <https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/lixo-no-mar-causa-prejuizos-ambientais-economicos/ > Acessado em 30/10/2022 ás 16h

Manchas de Óleo – IBAMA. Disponível em <http://www.ibama.gov.br/manchasdeoleo/ > Acessado em 30/10/2022 ás 18h

Esgoto nas praias: um problema que não atinge somente os banhistas – BRK ambiental. Disponível em <https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nas-praias/ > Acessado em 30/10/2022 ás 18h10

Praias do Reino Unido ficam inapropriadas para uso com despejo de esgoto – CNN Brasil. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/praias-do-reino-unido-ficam-inapropriadas-para-uso-com-despejo-de-esgoto/ > Acessado em 30/10/2022 ás 18h30

Deixe seu comentário