Cultura do Centro-Oeste – Formação e Manifestações culturais

A cultura do Centro-Oeste é formada pela influência de indígenas, europeus e povos de outros países que fazem fronteira com os estados desta região.

Mesmo tendo sua ocupação tardia, se comparada a outras regiões do Brasil, o Centro-Oeste conseguiu criar sua identidade cultural. Desde representações artísticas até hábitos culinários, é possível identificar como sendo oriundo da região central brasileira.

Conheça a seguir, no Gestão Educacional, um pouco do perfil dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Também, vale mencionar a contribuição cultural da recente Brasília.

 

bandeirantes

[CONFIRA TAMBÉM: REGIÃO CENTRO-OESTE – CLIMA, VEGETAÇÃO E RELEVO]

Formação da cultura do Centro-Oeste

O início de costumes próprios na região está ligado à sua ocupação territorial. O trabalho das missões religiosas, junto ao trabalho dos bandeirantes, uniu-se aos indígenas que já estavam no lugar e foram moldando a cultura do Centro-Oeste.

Os grupos jesuítas, que foram os principais responsáveis por espalhar a Igreja Católica pelo país, tiveram papel essencial para firmar a língua portuguesa e os costumes religiosos.

Os bandeirantes também deixaram muitos traços na região. mesmo que tivessem apenas interesse no ouro e na prata, ajudaram a criar vilas e cidades importantes.

Em relação ao povoamento, há de se destacar a construção de fortes militares para proteção das recentes fronteiras. Esse também foi ponto importante para consolidar a presença portuguesa no Centro-Oeste.

A influência indígena, como em boa parte do território brasileiro, é bem nítida até hoje na culinária, em alguns hábitos e na língua.

Participação de outros povos na cultura do Centro-Oeste

A estrutura básica da formação cultural do Centro-Oeste (jesuíta, bandeirante e indígena) tem, ao longo dos anos, a soma de referências de outros grupos.

Vislumbrando a possibilidade de explorar novas terras, pessoas de outros estados brasileiros e de países vizinhos migraram para a região.

No Centro-Oeste, encontraremos muitos:

  • Paulistas;
  • Gaúchos;
  • Mineiros;
  • Bolivianos;
  • Paraguaios.

Cada um desses grupos traz para os estados da parte central do Brasil um pouco de seus costumes. É por isso que existe muita semelhança na música e na culinária, por exemplo.

Cultura Centro-Oeste

Procissão do Fogaréu.

Principais manifestações culturais do Centro-Oeste

Não há melhor ilustração para se conhecer a cultura da região senão observar suas manifestações artísticas. Veja as mais conhecidas:

  • Cavalhada – uma encenação na qual cavaleiros se fantasiam, e se juntam aos seus cavalos; a ideia é remontar batalhas medievais travadas entre os cristãos e os mouros. É nitidamente uma herança portuguesa.

A mais conhecida Cavalhada é apresentada na cidade de Pirenópolis, interior de Goiás;

Cultura Centro-Oeste

  • Procissão do Fogaréu – outro costume herdado das tradições portuguesas católicas, é uma procissão que acontece durante a madrugada da quinta-feira santa (antes da Sexta da Paixão); as pessoas usam Farricoco (uma roupa branca com capuz) e seguram tochas para saírem numa caminhada.

Muitas cidades da região seguem essa tradição;

  • Cururu – é uma dança de origem indígena muito comum nas cidades do interior do Mato Grosso, durante as festas de seus respectivos padroeiros;
  • Rasqueado Cuiabano – é uma das junções das culturas de Brasil e Paraguai. Trata-se de uma dança que é ritmada por diferentes instrumentos de corda. Ela surge no pós-Guerra do Paraguai;
  • Siriri – outra dança que anima as festas religiosas e tradicionais do Centro-Oeste. Aqui, unem-se as culturas lusitanas e indígenas, sendo mais praticada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Cultura Centro-Oeste

Cururu.

Contemporaneidade na cultura do Centro-Oeste

Hoje, muito se fala da música sertaneja oriunda da região. Duplas e cantores levam seu trabalho por todo o Brasil, e conquistam diferentes públicos. Mas, outro bom exemplo para falar do que há de novo nessa parte do país é Brasília.

O lugar já nasce com perfil cosmopolita. Pessoas de todo território nacional partem para construir a nova capital brasileira, o que lhe garante vários costume e sotaques.

Talvez pelo seu caráter controverso, Brasília é lugar de origem de importantes bandas do rock nacional. Nessa região, nasceram Plebe Rude, Legião Urbana, Móveis Coloniais Acaju, Raimundos, Capital Inicial e Natiruts. Sem contar que o líder dos Paralamas do Sucesso, Herbert Viana, tem sua história ligada à Brasília.

Essa variação de expressões é a responsável por dar a identidade da cultura do Centro-Oeste, uma região que guarda muitos costumes simples, mas que não se fechou para o moderno.


Referências utilizadas neste conteúdo:

Geografia – Construção do Espaço Geográfico Brasileiro – Melhem Adas – Editora Moderna.


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply