Equinócio de primavera e outono – O que é, Data no Brasil e Hemisfério Sul

O equinócio de primavera é um fenômeno astrológico que caracteriza o início da nova estação. No Brasil e em todas as outras localidades do hemisfério sul, o evento ocorre no final do mês de setembro.

A palavra equinócio significa o fim de um período do ano em que o sol corta a linha do equador. Neste momento, as noites e os dias terão a mesma duração (12 horas cada).  Durante o  ano acontecem dois equinócios: o da primavera e de outono – ambos marcam a chegada de uma nova estação.

Estas duas datas em março e em setembro são os únicos momentos em que os raios solares alcançam o zênite, de forma que incidem do mesmo modo sob toda a Terra. Isso ocorre porque são os únicos momentos em que o planeta está perpendicular aos raios do sol.

equinócio de primavera

Data do Equinócio de Primavera

O equinócio de primavera acontece no Brasil entre os dias 21 e 23 de setembro (varia conforme a posição do sol a cada ano). A partir desta data, os dias ganham progressivamente mais duração, já que o sol incide sobre a Terra por mais tempo – o que também aumenta a temperatura média.

Como a Terra está em uma posição diferente em relação ao sol, o nascer e o pôr do sol mudam de lugar, agora chegando pelo nordeste e saindo pelo lado leste. Este fenômeno só ocorre durante o equinócio de primavera.

O evento marca oficialmente o fim do inverno e início da primavera. No hemisfério norte, a data do equinócio de primavera é inversa, acontecendo no mês de março entre os dias 20 e 21.

Curiosidade: a variação de cada ano se deve ao calendário de anos bissextos. A última vez que o evento aconteceu diferente das datas de 23 a 22 de setembro foi no ano 1000, quando ocorreu com um dia de antecedência. Isso só se repetirá mais duas vezes neste século, em 2092 e em 2096.

Data do Equinócio de Outono

Enquanto no hemisfério sul ocorre o evento de equinócio da primavera, ao mesmo tempo no hemisfério norte, acontecerá o equinócio de outono.  Lá, o evento marcará o fim do verão e início do Outono.

Ao contrário do que acontece no equinócio de primavera, o sol passará a incidir por menos tempo sob o território, de forma que as temperaturas caem e os dias têm uma duração ligeiramente mais curta.

No hemisfério sul, no Brasil, a data do equinócio de outono é entre os dias 20 e 21 de março.  No hemisfério norte, a data acontece no mês de setembro, entre os dias 22 e 23.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply