Yamaguishismo – O que é? Como funciona? Características e Origem

Anarquismo é uma ideologia política que busca o fim do Estado e de qualquer tipo de hierarquia ou dominação, seja ela religiosa, cultural, política, econômica ou social, defendendo a autogestão e a coletividade da sociedade. Ela surgiu como resposta ao crescimento do Capitalismo (impulsionado pela industrialização europeia) e ao aumento desenfreado das desigualdades geradas por este sistema econômico.

As ideias do anarquismo se espalharam por diferentes regiões do mundo, absorvendo novas culturas e perspectivas, e dando origem às mais variadas vertentes, que divergem entre si em muitos pontos, tais como o Mutualismo, o Anarquismo individualista e o Anarquismo coletivista. Além dessas, existe uma vertente pouco conhecida, surgida na Ásia: o Yamaguishismo.

O que é Yamaguishismo?

O Yamaguishismo é uma vertente pacifista do anarquismo, cuja origem encontra-se nas propostas do agricultor japonês Miyozo Yamaguishi (1901-1961), um anarco-comunista japonês, apresentadas no ano de 1953.

Na concepção de Yamaguishi, é possível transformar o mundo por meio da busca comunal pela harmonia entre a ação humana e a Natureza, e não por uma ação revolucionária. Em outras palavras, os yamaguishistas assumem como tática de transformação das chamadas sociedades modernas a constituição de uma rede global de comunidades intencionais que praticam formas horizontais de relação, produção e troca em harmonia com o meio.

Nesse sentido, o Yamaguishismo preza pela constituição de comunidades autônomas de abundância material e espiritual, em que, sem disputas ou competitividade exacerbada, todos possam viver em alegria. Essas comunidades seriam chamadas de vilas Yamaguishi.

Essa ideologia pouco repercutiu no mundo ocidental, mas ainda assim foi capaz de estabelecer uma vertente pacifista comunalista ao Anarquismo. Durante muito tempo, essa vertente esteve praticamente restrita ao Japão, onde, ainda hoje, há quarenta comunidades que seguem tal ideologia.

Além do Japão, existem também outras comunidades espalhadas por países como Austrália, Coreia, Estados Unidos, Suécia, Suíça, Tailândia e Brasil, iniciadas por seguidores dispostos a espalhar a filosofia yamaguishista. Em nosso país, os seguidores do Yamaguishismo estão presentes desde 1991, dando origem à Vila Yamaguishi no município de Jaguariúna, no estado de São Paulo. Junto a essa vila, há uma associação (Associação Felicidade) que promove cursos, reuniões e eventos, conhecidos como Tokkou.

Como funcionam as comunidades yamagishi?

As comunidades yamaguishi funcionam em completa harmonia. Seus moradores dividem as funções de manutenção do local, e cada um trabalha a terra de acordo com seus conhecimentos. Os produtos são vendidos e o lucro é distribuído de acordo com a participação de cada um.

Os produtos também podem ser trocados, se necessário. Os animais são criados com liberdade, e toda a produção é feita de forma natural e orgânica, sem uso de agrotóxicos.

Trata-se de uma forma de vida simples, porém, farta, na qual cada um encontra seus meios de subsistência sem agredir a natureza e sem competir com o outro, pois o lucro financeiro não é a prioridade.

De certa forma, o Yamaguishismo pode ser entendido também como uma filosofia de vida, mostrando que a convivência em sociedade pode ser muito diferente da que estamos acostumados, e que uma vida em harmonia com a natureza e com o próximo, sem necessariamente abrir mão de todos os avanços tecnológicos, é perfeitamente possível.

Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.rede-as-one.org.br/vila-yamaguishi/

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content