3 perdas que a Alemanha teve com o Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes foi o ponto final da 1ª Guerra Mundial. Confira 3 perdas que a Alemanha teve com a assinatura deste acordo

O Tratado de Versalhes foi o ponto final da 1ª Guerra Mundial. Confira 3 perdas que a Alemanha teve com a assinatura deste acordo. Algo que, na visão de muitos historiadores, serviu para criar um clima de revanchismo entre os alemães 

3 – Perda de territórios

A primeira das 3 perdas que a Alemanha teve com o Tratado de Versalhes foi a de territórios. O país teve não só que entregar o que conquistou na Guerra, mas também os territórios que havia anexado décadas antes.

A oeste precisou entregar a região de Alsácia-Lorena à França. Para a Bélgica, teve que ceder as cidades de Malmedy e Eupen

A leste, a Polônia ficou com partes da Silésia e da Prússia Ocidental. A Dinamarca ganhou a região norte de Schleswig, enquanto a Tchecoslováquia ficou com o distrito de Hultschin.

Além disso, a região industrial de Sarre ficou sob administração da Liga das Nações por 15 anos. 

Ao todo, a Alemanha teve que entregar 13% do território em solo europeu e ainda perdeu as colônias na África e no Pacífico.

2 – Enfraquecimento militar

Além de entregar territórios, a Alemanha teve que reduzir sua força militar. Isso porque o Tratado de Versalhes proibiu o recrutamento militar, assim como também a marinha e a aviação de guerra. O país também não poderia ter tanques de guerra e nem artilharia pesada.

O acordo limitou também o número de soldados em até 100 mil. Além de ter obrigado o país a destruir 6 milhões de rifles, 130 mil metralhadoras e 15 mil aviões.

Para completar, algumas regiões tiveram que ser desmilitarizadas.

1 – Custo financeiro

Delegados deixando o palácio após a assinatura do Tratado de Versalhes (Imagem: Archives New Zealand/Common Creative License)

Outra das 3 perdas que a Alemanha teve com o Tratado de Versalhes foi a financeira. Afinal, o país também foi obrigado a indenizar as outras nações.

Os alemães tiveram que pagar 20 bilhões de marcos em ouro, dívida que o país só terminou de pagar em 2010. 

No pacote, ainda tinham que ceder 24 milhões de toneladas de carvão, cinco mil locomotivas e 136 mil vagões.

Referências

Com informações de Encyclopedia

Formado em Jornalismo e História, trabalho com comunicação há mais de 10 anos. Passei por editoras, jornais e diversos sites da área. Tenho também o projeto Outro Lado da História, que vista contar a história brasileira com no ponto de vista do povo e sem fake news.

Deixe seu comentário