Símbolos vikings – Confira a lista com os principais símbolos desse povo!

Os vikings foram povos nórdicos (escandinavos) que exploraram e colonizaram terras, durante a Idade Média, tanto na Europa como no Atlântico Norte. Além disso, eram guerreiros e comerciantes.

Tornaram-se famosos por suas habilidades de navegação, que eram extremamente avançadas para a época, de combate (sobretudo por terras) e por sua religiosidade, que é repleta de símbolos.

[LEIA TAMBÉM: VIKINGS – COMO ERAM?]

Os símbolos vikings estão massivamente presentes no dia a dia desse povo e remetem, geralmente, a deuses da mitologia nórdica. Essas imagens eram utilizadas para expressar valores, ideologias, sentimentos e crenças, principalmente.

Mas, quais seriam esses símbolos vikings? Existem diversos, porém é possível listar alguns que são mais recorrentes e importantes, com maior representatividade no cotidiano dos vikings. Saiba, a seguir, quais são eles.

Principais símbolos vikings

Guerreiros vikings

Símbolos solares

Símbolo solar vikingOs símbolos solares são bastante antigos e utilizados pelos vikings nos cultos aos deuses Odin, Thor e Týr. Entre os mais aplicados, destaque para os seguintes símbolos solares:

Espiral

Está associado ao percurso feito pela alma até a chegada à casa dos deuses. Além disso, também representa a manifestação de uma energia divina ou uma espécie de portal para entrada no mundo dos mortos. Por isso, o espiral era largamente utilizado em pedras funerárias pelos vikings.

Suástica

Também chamada pelos vikings de Fylfot, a suástica é interpretada como uma variante do espiral. Este símbolo era diretamente vinculado ao martelo de Thor, lembrando o movimento dessa ferramenta ao ser arremessada. Por isso, a suástica era marcada em instrumentos de guerra, como as espadas e os machados, para garantir proteção durante as batalhas.

Além dessa interpretação, também há uma outra que vincula a suástica diretamente ao deus Odin, sendo o símbolo utilizado para ter proteção do deus guerreiro em combates.

Trefot

Trefot, que também é conhecido como triskelion, é uma derivação da suástica, apresentando uma “perna” a menos, ou seja, três partes apenas. Curiosamente, os vikings tinham fixação pelo número três, e isto é largamente identificado em seus símbolos.

O trefot está relacionado ao deus Odin, à sacralidade, à morte com passagem para o mundo dos deuses e à recepção do guerreiro morto em Valhala. Por isso, o símbolo é amplamente encontrado em pedras funerárias.

Valknut

O valknut (triqueta ou coração de Hrungnir) remete ao poder e à magia, desempenhando função importante em ritos de morte. Curiosamente, esse símbolo representa o coração do gigante Hrungnir, que é descrito como feito de pedra dura.

Valknut tem três triângulos que se entrelaçam, representando o nó dos mortos, a conexão com os deuses, o cosmos e o destino dos vikings. Além disso, esse símbolo representa o poder das divindades e também era utilizado como amuleto de proteção.

Shieldknot

Trata-se de um símbolo que representa a eternidade e o infinito, por não ter começo ou fim, estando todo entrelaçado. Alguns estudiosos sobre o assunto consideram o shieldknot uma variação do símbolo da serpente do mundo, que vive comendo seu próprio corpo.

[LEIA TAMBÉM: DEUSES VIKINGS]

Martelo de Thor

Deuses vikings ThorO martelo de Thor apresenta diversos significados, sendo possível destacar três principais. Um deles é a representação de um instrumento com caráter mágico, utilizado para consagrar nascimentos, casamentos, mortes e juramentos de guerreiros, por exemplo.

Ademais, o martelo de Thor representa uma arma de guerra poderosa, capaz de defender o mundo dos homens e dos deuses. O terceiro e último significado é o de proteção dos vikings contra elementos naturais.

Um detalhe importante a ser levantado a respeito de tal martelo é a sua utilização em pingentes como forma de culto ao deus Thor, bem como para a representação de um símbolo fálico.

Chifre de Odin

Símbolo viking chifre de Odin

Trata-se de um símbolo que remete à autoridade e à força do deus Odin, o mais famoso guerreiro da era viking. O chifre também representa traços do hidromel, bebida apreciada pelos deuses.lmo do terror

O elmo do terror é símbolo viking rúnico, tendo como significado a proteção aos homens. Era utilizado como amuleto, sobretudo durante batalhas, para garantir sucesso diante de inimigos considerados invencíveis.

Serpente do mundo

Símbolo que também é conhecido como Jormungandr. Trata-se de uma serpente gigante que dá volta ao mundo. De acordo com a mitologia, ela comia sua própria cauda porque não sabia que era parte de seu corpo. Tal símbolo, que é popularmente conhecido como Ouroboros, remete ao ciclo da vida.

Gostou? Então, descubra mais no conteúdo sobre o povoado de Oslo! 


Referências utilizadas neste conteúdo:

Símbolos religiosos dos vikings: guia iconográfico. http://www2.unifap.br/marcospaulo/files/2013/05/simbolos-religiosos-vikings1.pdf


Rafaela Cortes

Rafaela Cortes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply