Adolf Hitler – Quem foi? Cronologia e Biografia completa!

Adolf Hitler é um dos principais nomes da Segunda Guerra Mundial, da história da Alemanha e do Holocausto. A seguir, conheça a trajetória desse personagem histórico e sua importância no cenário mundial.

Quem foi Adolf Hitler

Adolf Hitler

Hitler foi um político alemão e líder do Partido Nazista. Durante sua permanência no poder, ele foi chanceler do Reich (1933 a 1945) e Führer (1934 a 1945) da Alemanha Nazista.

Seu nome está diretamente ligado a eventos históricos trágicos e importantes, como implantação do regime totalitário na Alemanha, Nazismo, perseguição a minorias (especificamente aos judeus) e Segunda Guerra Mundial.

[CONFIRA TAMBÉM: RESUMO COMPLETO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL]

Cronologia de Adolf Hitler

Nascimento

Nasceu em 20 de abril de 1889, na Áustria, em Braunau am Inn, perto da fronteira do Império Alemão. Tinha 5 irmãos, sendo que três deles morreram ainda quando crianças.

Infância

Seus pais, Alois Hitler e Klara Pölzl, mudaram-se para a Alemanha quando Hitler tinha apenas 3 anos de idade. Mas, essa passagem não durou muito tempo: em 1894, o casal e os filhos retornaram à Áustria e, curiosamente, iniciou-se um período de conflitos entre Hitler e o patriarca da família.

Como Alois havia feito carreira de sucesso na administração pública, queria que seu filho seguisse o mesmo caminho. No entanto, Hitler desejava frequentar escola clássica e ser artista.

Ignorando a vontade do filho, Alois o enviou para uma escola secundária. Quando morreu em 1903, Klara trocou Hitler de instituição de ensino, mas não adiantou muito: deixou os estudos e não tinha planos para fazer carreira.

Juventude

A partir de 1905, uniu a vida boêmia à tentativa de ganhar uns trocados a mais, pois já recebia uma pensão de órfão do governo. Durante esse período, trabalhou como pintor e vendeu aquarelas em Viena.

HitlerTentou, em 1907 e 1908, entrar na Academia de Belas Artes, mas foi rejeitado e considerado inapto para pintura. Sua segunda opção, o curso de arquitetura, também não foi possível, porque ele não tinha as qualificações exigidas.

Ainda em 1907, sua mãe morreu, vítima de câncer de mama. A partir de então, a situação econômica de Hitler ficou mais difícil, passando a viver em abrigos para sem-teto.

Foi nessa época que Hitler entrou em contato com ideias nacionalistas e antissemitas. Também, lia jornais repletos de conteúdos preconceituosos e que trabalhavam com a cultura do medo, especialmente de judeus, que eram considerados inimigos.

Primeira Guerra Mundial

Quando a Primeira Guerra Mundial estourou, Hitler morava em Munique, mas se alistou para lutar ao lado dos alemães. Assumiu o cargo de cabo, teve um currículo exemplar e foi condecorado por bravura com a Cruz de Ferro.

Vida política

Hitler Adolf

Em 1919, Hitler encontrou para o Partido Alemão dos Trabalhadores, que mais tarde passou a ser chamado de Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ou somente Partido Nazista.

É de responsabilidade dele a criação do símbolo do partido: uma suástica preta num círculo branco com fundo vermelho – imagem que se tornou marcante, no período nazista.

No ano de 1923, Hitler liderou um golpe de estado, com o apoio do ex-militar Erich Ludendorff, mas não teve sucesso e foi condenado à prisão por 5 anos, dos quais cumpriu 9 meses.

Durante o encarceramento, escreveu Mein Kampf (Minha Luta), uma autobiografia e obra para reunir ideologias e planos de transformar a Alemanha em pura, com somente uma raça, deixando clara a ideia de genocídio.

Em liberdade, Hitler reconstruiu o Partido Nazista, preparando-o para conquistar o poder, de forma regular e legal, por eleição. Somente em 1933, foi nomeado Chanceler da Alemanha.

A partir de então, Hitler deu início a uma série de manobras e manipulações políticas que lhe tornaram ditador, instaurando o III Reich e um regime totalitário. Ele era a autoridade máxima que comandava uma repressão sangrenta e trágica contra dissidentes, considerados inimigos do Estado.

Iniciou a perseguição e morte de judeus, ciganos, homossexuais e comunistas, além de estimular o crescimento da indústria bélica nacional, armando a Alemanha para combate, o que também ajudou a aquecer a economia do país.

Deu início ao plano de expansão do III Reich, anexando territórios como a Áustria, Tchecoslováquia e Polônia. Apreensivos com o andamento da expansão, França e Reino Unido declaram guerra contra a Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.

Hitler teve um bom início na guerra, mas tudo mudou quando decidiu atacar a União Soviética. A partir daí, os alemães começaram a enfrentar consecutivas derrotas, que culminariam no fim da guerra.

Morte

Em 1945, durante a Batalha de Berlim, casou-se com Eva Braun. No dia seguinte, em 30 de abril, o casal se suicidou, numa tentativa de escapar do exército vermelho.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É FASCISMO?]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply