Ideologia – O que é, Tipos, Significado e Ideologia de gênero

Ideologia é uma palavra recheada de significados e complexidades dentro da área da Ciência Social. Isso se deve pelo acúmulo de contradições, equívocos e ambiguidades que cercam esse conceito tão importante para a sociedade.

Foi um pensador francês que fez o uso do termo pela primeira vez, dando a ele um significado bem simples de ser compreendido: estudo científico das ideias. O que acontece é que cada ideia é um resultado da interação entre os organismos vivos e a natureza.

Compreenda qual é o atual conceito de ideologia, quais os tipos de ideologia existentes e uma abordagem breve sobre ideologia de gênero.

Ideologia

O que é ideologia, afinal?

O uso da palavra ideologia tornou-se famoso na boca de Karl Marx, filósofo alemão. Na época, Marx seguiu o pensamento de Napoleão Bonaparte e definiu que a ideologia era o mesmo que ilusão, falsa consciência – o ideólogo é aquele que inverte as relações entre as ideias e o real.

Mas, esse é realmente o conceito certo de ideologia? Embora tenha passado por muitas definições ao longo das décadas, a palavra ideologia pode ser considerada como um conjunto de pensamentos ou ideias de uma pessoa ou de certo grupo de indivíduos.

De toda forma, ideologia pode designar qualquer coisa – o que vai desde uma atitude contemplativa até um conjunto de crenças voltado para ação, além de designar um meio essencial em que as pessoas vivenciam suas relações com uma estrutura social ou também como as ideias falsas que dão legitimidade a um poder político dominante.

No sentido histórico, destaca-se no século XX o sociólogo alemão Karl Mannheim, que descreveu a ideologia como um sistema de pensamento que serve como defesa de determinada ordem social, expressando amplamente os interesses de seu grupo dominante ou governante.

Hoje em dia, a palavra ideologia está bastante presente nos meios de comunicação, principalmente transmitida por partidos políticos, organizações sociais que estão inseridas de forma direta e indireta na política e por outros grupos sociais.

Em geral, entende-se que uma ideologia terá uma associação direta com doutrinas, mitos e movimentos religiosos, culturais e políticos. Uma ideologia estará atrelada a ações, valores, ideias, doutrinas e pensamentos que, para um indivíduo, são verdadeiros. Isso quer dizer simplesmente que a ideologia é uma justificativa para as escolhas dos diferentes estilos de vida.

Tipos de ideologia

Juntamente com todas as distintas visões para a palavra, o século XX serviu para a criação de vários tipos de ideologias. Muitas receberam destaque e podem ser até vistas com grande força hoje em dia. Veja quais são as principais:

ideologias

Ideologia anarquista

Defende a eliminação completa do estado. É uma ideologia em que os indivíduos são mais livres, pois, de acordo com ela, são os sistemas de governo os maiores controladores de poder (local ou nacional).

Ideologia capitalista

Provavelmente, iniciou juntamente com a burguesia, ou seja, é uma corrente europeia que tem como defesa o acúmulo de riquezas e lucros acima de qualquer outra coisa. Isso pode, inclusive, causar exploração do trabalho.

Ideologia comunista

Começou a ser difundida na Rússia, mas hoje atinge uma fatia significativa da sociedade. O objetivo dessa é implementar um modelo governamental que dê igualdade social em qualquer sentido a todos, em especial nos âmbitos econômicos, políticos e sociais.

Ideologia conservadora

Procura-se manter certos conceitos e valores éticos, sociais e morais de uma sociedade. A ideia do conservadorismo é preservar esses conceitos e valores o quanto for possível.

Ideologia democrática

É uma das mais populares atualmente, mas sua origem é antiga – ainda na Grécia Antiga. O que se destaca nessa ideologia é a visão de que todos os indivíduos de quaisquer esferas sociais possam participar de decisões de cunho político (municipal, estadual ou nacional).

Ideologia fascista

Foi implantada, inicialmente, em alguns países da Europa, como Alemanha e Itália.  Essa ideologia se destaca pelo autoritarismo, com caráter expansionista, militar e nacionalista. Isso fazia com que os nativos desses países se sentissem superiores e mais poderosos do que outras raças, principalmente se comparados a negros e judeus.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É O FASCISMO?]

Ideologia nacionalista

Tipo de ideologia que faz com que seus indivíduos acreditem que são melhores do que os demais, tratando-se de raça, classe ou mesmo nação como um todo. Essa corrente proporciona exaltação e supervalorização cultural do país.

O que é ideologia de gênero?

Essa discussão não é de hoje, muito embora o período eleitoral tenha dado um fogo maior para esse assunto tão polêmico. Gênero é um termo utilizado para designar a identidade sexual de uma pessoa, sendo que se classifica em masculino e feminino – algo determinado no momento de nascimento de cada indivíduo.

ideologia de gênero

Entretanto, de acordo com quem defende a ideologia de gênero, isso não existe, isto é, ninguém nasce homem ou mulher, mas constrói sua própria identidade. É uma forma de nova filosofia da sexualidade, pois o gênero não teria qualquer relação com o sexo com o qual a criança nasceu.

A finalidade dessa ideologia é justamente transferir o direito de ensino de valores morais para as crianças, que anteriormente era uma função dos pais para o Estado, e, independentemente da opinião deles, haverá inclusão de ideias de que cada criança pode ser menina ou menino, sem levar em consideração o seu sexo biológico.

Agora, você deve ter percebido como o debate acerca da ideologia de gênero é forte e precisa ser seriamente analisado, não é?

Marcela Mazetto

Jornalista formada pela PUCPR, tem 21 anos e é viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content