À vista, a vista ou avista? Significado e Exemplos

Todas as três formas de escrita estão corretas e existem de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Porém, cada um dos termos apresenta significado diferente, como também são utilizadas em diferentes situações ou contextos.

Confira, a seguir no Gestão Educacional, como diferenciar cada uma!

À vista ou avista

Significado de “à vista

“À vista”, com o acento de crase, é um termo que apresenta como sinônimos as expressões “de imediato”, “na presença”. Por isso, é muito usado para sobre o pagamento total no momento de uma compra, por exemplo.

O termo “à vista” ainda gera controversa em teóricos da língua portuguesa, pois alguns acreditam e apontam que não existe a crase para nesse termo.

Mas, o acento é utilizado para que tenha uma melhor compreensão do seu sentido durante a leitura, já que o termo sem o acento é um substantivo feminino, que se refere à visão.

Veja alguns exemplos de orações que apresentam o termo “à vista”:

  • Comprar à vista é a melhor forma de evitar um possível endividamento;
  • À vista dele você fica muito esquisita.

Significado de “a vista”

O termo “a vista”, sem crase, pode se referir tanto à visão como ao sentido de ver, visualizar. Além disso, também pode significar a opinião de algum assunto ou sobre algo, por exemplo.

Veja alguns exemplos de sentenças que apresentam o termo “a vista”:

  • A vista do meu pai será operada daqui quinze dias;
  • A vista da fazenda da minha avó é deslumbrante.

Significado de “avista”

O termo “avista”, tudo junto, faz referência ao verbo avistar, que tem o sentido de visualizar alguém ou alguma coisa.

Veja alguns exemplos de orações que apresentam o termo:

  • De meu apartamento, eu avisto toda a praia de Copacabana;
  • A criança avista de longe os pássaros no céu.

Agora que você já sabe a diferença dos termos à vista, a vista e avista, vamos fazer alguns exercícios de fixação? Role até o final da página e responda corretamente as alternativas. Depois, compartilhe com seus amigos para que eles também possam testar e ver quem acerta mais!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

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