Alcançando a independência financeira: Como ESTE estilo de vida pode ajudar

A primeira coisa que você precisa saber sobre a obtenção da independência financeira é a definição dela. A independência financeira é quando sua renda é suficiente para cobrir todas as suas despesas, incluindo o pagamento de dívidas. Ou seja, é o estado de poder viver confortavelmente

Alcançando a independência financeira: Como ESTE estilo de vida pode ajudar

A independência financeira pode ser alcançada de diferentes maneiras, dependendo das circunstâncias de cada indivíduo. Por exemplo, algumas pessoas podem optar por sair da dívida antes de deixar seu emprego; outras podem querer economizar dinheiro suficiente para não ter que trabalhar novamente.

Independentemente do caminho escolhido, alcançar a independência financeira leva tempo e paciência. Por isso, separamos algumas dicas de estilo de vida que podem te ajudar a alcançar este objetivo.

1. Criar um orçamento mensal e segui-lo

Um orçamento ajuda você a administrar melhor seu dinheiro, fornecendo estrutura e responsabilidade. Ele permite que você veja para onde seu dinheiro está indo e quanto sobra em sua conta bancária no final de cada mês. Quando você sabe o que está entrando e saindo, é mais fácil tomar as decisões que são melhores para sua saúde financeira a longo prazo.

A elaboração do orçamento não precisa ser difícil ou demorada, é preciso apenas um planejamento antecipado. Portanto, a melhor maneira de começar a criar um orçamento é olhando para suas receitas e despesas dos últimos meses. Quando você souber quanto dinheiro está entrando e saindo a cada mês, use esta informação ao criar seu orçamento.

2. Evitar dívidas desnecessárias e pagar as dívidas existentes

Se você quer se tornar financeiramente independente, você precisa evitar dívidas desnecessárias e pagar as dívidas existentes. A melhor maneira de fazer isso é sair da mentalidade de “eu preciso disso agora” e, em vez disso, pensar em quanto dinheiro você tem agora, quanto endividamento você tem e quais são seus objetivos de longo prazo.

É importante que você se mantenha concentrado em seus objetivos. Se você tiver um cartão de crédito, use-o apenas para emergências e pague o saldo na totalidade a cada mês. Além disso, certifique-se de que não está gastando mais de 30% de sua renda com esses tipos de pagamento de dívidas.

3. Economizar parte do salário regularmente

Há muitas maneiras de economizar dinheiro, mas o mais importante é começar a economizar o mais cedo possível, para que você possa construir um ovo de ninho para seu futuro. Se você está apenas começando em sua carreira, ou se você tem recursos limitados, pode ser difícil começar a economizar dinheiro.

Criar uma conta poupança separada para depositar dinheiro a cada pagamento é uma maneira de economizar se os fundos forem diretamente para esta conta, em vez de serem incluídos no saldo de sua conta corrente. Reserve em sua poupança uma parte do que restar após pagar todas as contas e despesas, após receber cada pagamento.

4. Investir em opções de investimento de baixo risco

Investir em opções de investimento de baixo risco é uma dica que pode ajudar sua independência financeira. Se você está apenas começando a investir, é importante entender os diferentes tipos de investimentos e o que eles significam para o seu futuro.  Quando se trata de investir, existem duas categorias principais: de alto risco e de baixo risco.

Os investimentos de alto risco oferecem o potencial para maiores retornos, mas também vêm com mais risco. Os investimentos de baixo risco oferecem um menor retorno, mas não trazem tanto risco. Para muitos investidores, os investimentos de baixo risco são o caminho a seguir porque permitem que eles aumentem seu dinheiro ao longo do tempo sem assumir riscos excessivos.

5. Buscar outras fontes de renda extra

A ideia de ter outras fontes de renda pode soar bem, mas é mais fácil dizer do que fazer. A maioria das pessoas tem uma ou duas fontes de renda e estão confortáveis com elas. O problema é quando sua principal fonte de renda seca ou se torna instável, então você tem que encontrar outra fonte de renda rapidamente.

É por isso que é importante começar a procurar outras formas de ganhar dinheiro. Se você não tiver um plano de reserva ou mesmo uma conta de poupança, então você estará em apuros se o desastre ocorrer. Você não quer estar nessa situação porque isso pode causar muito estresse e problemas de dívida no caminho.

Você também pode gostar de ler:
7 coisas que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego; a 6ª pode custar sua vaga!

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário