O que é Aurora Boreal? E a Austral? Acontece no Brasil?

Fenômeno muito bonito e encontrado em áreas específicas do mundo, a aurora boreal é feita por meio de um acontecimento óptico com um brilho nos céus, em áreas polares – principalmente pelas partículas do vento solar com a atmosfera da terra, que é canalizado pelo campo magnético terrestre.

Ela é chamada de aurora boreal, em regiões do hemisfério norte; já no hemisfério sul, é conhecida como aurora austral. Você sabia que esse fenômeno também pode acontecer em outros planetas do sistema solar? Leia essa e outras informações, aqui no Gestão Educacional.

Como acontece?

O que é Aurora Boreal? E a Austral? Acontece no Brasil?

O sol não emite apenas luzes, mas também ventos solares, cheios de partículas subatômicas, que são repletas de energia. Conhecidas como plasma, elas geram esse fenômeno de luz, quando em contato com os campos magnéticos dos polos.

A camada terrestre mais afetada pela aurora boreal/austral é a ionosfera. As principais cores vistas são o verde e o vermelho. A primeira acontece pelos átomos de oxigênio gerados em alta quantidade; já a segunda acontece pela emissão dos átomos de nitrogênio em maior quantidade do que os de oxigênio.

Esse acontecimento pode ser visto sem aparatos especiais, principalmente no final da tarde e no período noturno. A maior incidência acontece nos primeiros meses do ano, quando a neve cai em menor quantidade e o céu costuma estar mais limpo.

Os formatos variam, porém, o mais comum, é alinhado ao campo magnético da terra. Esse acontecimento pode influenciar nos meios de comunicação, porque os ventos solares também interferem nas ondas sonoras. Esse efeito é melhor visto quando distante da poluição da terra, portanto, as pessoas costumam viajar para o interior, em busca da aurora, principalmente no período noturno.

Melhores lugares para ver

Os melhores lugares para visitar e conseguir enxergar a aurora boreal são: Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Rússia, Canadá e Groenlândia. Já a aurora astral pode ser vista na Austrália, Nova Zelândia, Antártica e, especificamente, na região do Ushuaia, na Argentina.

Como já dito, o fenômeno não acontece somente aqui no nosso planeta, mas também em Júpiter, Saturno, Vênus e Marte.

Aurora Boreal no Brasil: Existe?

O que é Aurora Boreal? E a Austral? Acontece no Brasil?

Esse fenômeno não acontece no Brasil, porque as partículas solares costumam ser atraídas pelo campo magnético. Nesse caso, os elétrons são mais atraídos nos locais onde há maior concentração de campo magnético, localizado nos polos. O nosso país está localizado mais perto da linha do Equador, impossibilitando esse fenômeno.

Curiosidades

O nome advém de Galileu Galilei, que a nomeou assim no ano de 1619, homenageando Aurora, deusa romana do amanhecer, e Borias, seu filho e o principal representante do vento norte.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply