Países da América Central e do Caribe: Fronteiras, Geografia e Informações Completas
A América Central é um subcontinente da América, no entanto, fica localizada em uma placa tectônica própria, a Placa Caribeana, sendo banhada pelo famoso mar do Caribe.
Ao todo, são 20 países que compõem a América Central, distribuídos em 750.000km de extensão. Estima-se que a população total seja entre 85 milhões de habitantes (bem menos do que a população do Brasil). É composta por mestiços, principalmente negros e indígenas, tendo sido colonizada por espanhóis, franceses, ingleses e muitos outros, no entanto, a língua mais falada é o espanhol.
Países da América Central
Os países da América Central e suas respectivas capitais são:
- Antígua e Barbuda – Saint John’s;
- Bahamas – Nassau;
- Barbados – Bridgetown;
- Belize – Belmopan;
- Costa Rica – São José;
- Cuba – Havana;
- Dominica – Roseau;
- El Salvador – São Salvador;
- Granada – Saint George’s;
- Guatemala – Cidade da Guatemala;
- Haiti – Porto Príncipe;
- Honduras – Tegucigalpa;
- Jamaica – Kingston;
- Nicarágua – Manágua;
- Panamá – Cidade de Panamá;
- República Dominicana – São Domingos;
- Santa Lúcia – Castries;
- São Cristóvão e Nevis – Basseterre;
- São Vicente e Granadinas – Kingstown;
- Trinidad e Tobago – Porto de Espanha.
Essa região do globo é dividida em dois blocos de países: insular e continental. No primeiro encontram-se as ilhas da América Central: Cuba, Haiti, Bahamas, Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Jamaica, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago. Já os países do segundo bloco estão localizados na terra ou continente: Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Belize, Guatemala, Honduras.
Caribe
O Caribe é formado pela região banhada pelo Mar do Caribe, com suas ilhas e seus países insulares da América Central. Também, pode ser conhecido como Caraíbas, Antilhas ou Índias Ocidentais, com seus habitantes chamados de caribenhos.
A economia circula fortemente o turismo, explorando as belezas naturais que compõem as ilhas caribenhas. No entanto, a maior parte da população é pobre e com altos níveis de analfabetismo.
Tanto no Caribe como na América Central, o setor primário, baseado na agricultura e extrativismo, fazem parte da economia dos países. Produtos tropicais são os mais comercializados e exportados, como a banana, o cacau e outros. No extrativismo, destaque para a bauxita (principalmente na Jamaica) e também o estanho.
Países insulares da América Central e Caribe
Basicamente, pode-se dividir em Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas, respectivamente, as grandes ilhas do Mar do Caribe e as ilhas menores. Essa é uma região pobre que vive, basicamente, da agricultura e extração mineral. O turismo é outra fonte de renda que cresce consideravelmente, devido às belezas naturais caribenhas. Cada vez mais turistas procuram as águas claras do caribe durante o ano todo, já que o clima é tropical.
Outro destaque da América Central Insular são os chamados Paraísos Fiscais, principalmente nas ilhas das Bahamas e Cayman. Nessas ilhas, acontecem atividades bancárias, onde se esconde dinheiro, já que se paga baixíssimos impostos e as contas são sigilosas. Muitos políticos e personalidades possuem gordas contas bancárias nessas ilhas, pois lá não é preciso provar a origem do dinheiro.
O Haiti é um dos países mais pobres da região, contando com uma qualidade de vida muito precária, obrigando muitos haitianos a procurarem uma vida melhor vindo para o Brasil. Sua população é composta, em sua maioria, por negros, tendo quase toda ela sido devastada por um grande terremoto, em 2010, que matou milhares de pessoas.
Países continentais da América Central
Também conhecida como Istmo, é uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte à América do Sul. Ao todo, são 7 países que fazem parte, tendo como idioma principal o espanhol – com exceção de Belize, que fala inglês.
A região é montanhosa, com mais de 80 vulcões ativos, formados por colisões de placas tectônicas. Por esse motivo é uma região propícia a terremotos. O monte Tajumulco, na Guatemala é o mais alto da região, com 4.220 metros de altitude. A Costa Leste é banhada pelo mar do Caribe, enquanto a Costa Oeste pelo Oceano Pacífico.
O clima é predominante tropical, bem como sua vegetação. No entanto, é importante frisar que, em baixas altitudes, o clima é tropical úmido e, em altitudes elevadas, é tempero e frio de montanha. Afinal, quanto mais alto, mais frio.
A economia também é baseada em agropecuária, exportando, principalmente, para os EUA (50% das exportações). O turismo também é um atrativo, porém em menor escala que nas ilhas caribenhas. Em Honduras, o forte é a criação de gado. A agricultura é baseada em banana, cana-de-açúcar, milho e frutas, pois a terra foi fertilizada com a ajuda de cinzas vulcânicas.
O Panamá é o território mais importante da região, sendo responsável por, aproximadamente, 70% do PIB. É onde localiza-se o Canal do Panamá, local onde passam 15 mil embarcações por ano, principalmente vindas da China e dos EUA.
Ficou curioso para conhecer mais lugares? Então, confira o conteúdo completo sobre a América do Sul.
Deixe seu comentário