Globalização – O que é? Características e Exemplos

A interação entre pessoas sempre esteve presente em nossa história. As constantes migrações ao longo dos séculos, embora também gerassem conflitos, permitiram uma constante troca cultural entre os povos, compartilhando línguas, costumes e técnicas.

Com o surgimento do capitalismo e com o seu avanço gradual, sobretudo no século XX, as sociedades se transformaram, quase todas, em sociedades de consumo, caracterizadas pela produção em massa de bens e serviços. Para atender a demanda de consumo cada vez maior, o mercado precisou se tornar global.

O que é globalização?

Globalização

Globalização é um termo utilizado para se referir à integração social, econômica, cultural e política pela qual a humanidade passa atualmente, impulsionada pelo avanço tecnológico nas áreas de comunicação e transportes. A principal característica desse processo é a diminuição de barreiras econômicas, visando a máxima integração possível entre mercados.

A globalização na história

O primeiro grande evento que poderíamos classificar como global foi a Era das Navegações no século XV. As grandes nações europeias se lançaram ao mar em busca de novas terras, colonizando a América, Oceania, África e parte da Ásia. Dessa forma, a cultura ocidental se espalhou pelo planeta, e as rotas comerciais se estabeleceram.

O século XIX foi um período de avanços e descobertas. A expansão do capitalismo após a Revolução Industrial, aliada à descoberta da energia elétrica e do uso de trens e navios a vapor, possibilitou a redução das distâncias e o incremento das relações comerciais e sociais.

Após a Segunda Guerra Mundial surgem os primeiros acordos diplomáticos no sentido de impedir novos conflitos e aproximar política e economicamente os países. A criação da Organização das Nações Unidas (ONU), e o surgimento dos primeiros blocos econômicos ajudou nas relações de aproximação de diversos países.

A partir da década de 60, as relações políticas e comerciais foram ficando cada vez mais complexas, e a necessidade de expansão comercial cada vez maior. O boom da globalização teve como impulso o avanço nas tecnologias de transporte, sobretudo o aéreo, o fim do bloco socialista soviético (deixando o capitalismo como modelo econômico hegemônico) e a chegada da internet.

Globalização

Principais características da globalização

A globalização não é um processo único e estático. Ele acontece em níveis e intensidades diferentes de acordo com cada país e cada época. De modo geral, a globalização apresenta as seguintes características:

  • Constante transformação e desenvolvimento;
  • Criação de blocos comerciais;
  • Integração social, econômica e política;
  • Aumento do fluxo internacional de capital;
  • Criação de empresas multinacionais;
  • Diminuição de barreiras (sociais, políticas e econômicas);
  • Redução das distâncias/tempo de deslocamento reduzido;
  • Instantaneidade na velocidade das informações;
  • Ideia de “Aldeia Global” – o mundo pensado como uma grande comunidade.

Exemplos

Embora a globalização, da forma como a entendemos hoje, diga respeito a uma integração quase que total entre os países, ela pode ser melhor compreendida quando vista em contextos específicos de atuação. Os principais tipos de globalização, que acabam por influenciar todos os outros, são:

Globalização

Globalização econômica

Hoje em dia, é possível beber uma cerveja Heineken, fazer um lanche no McDonald’s ou dirigir um Volkswagen. Esses produtos, de origem holandesa, americana e alemã, respectivamente, estão disponíveis e podem ser encontrados e adquiridos facilmente no mercado brasileiro.

É isso que a globalização econômica faz, te leva para outros países sem que você realmente esteja lá – ou se preferir, traz os outros países até você. Isso só foi possível graças aos blocos e tratados econômicos, ao surgimento das multinacionais (os produtos citados, embora de origem estrangeira, são produzidos aqui) e aos avanços nas comunicações e nos transportes.

Informação globalizada

O surgimento da internet permitiu uma troca de ideias e informações em uma velocidade nunca antes vista. As notícias chegam em tempo real. É possível saber e acompanhar algo que está acontecendo do outro lado do mundo ao mesmo tempo em que as pessoas que vivem lá.

A internet se encaixa perfeitamente com o mercado globalizado. Hoje em dia é possível comprar um produto na China, por exemplo, e recebê-lo em sua casa, com todo o processo de compra e pagamento feito pela internet.

Globalização cultural

Outro aspecto importantíssimo da globalização é a cultura. A própria internet permite que você faça aulas de qualquer idioma, com professores nativos, em sua própria casa. A popularização dos voos e a diminuição de barreiras migratórias (que, é claro, variam de país para país) permite um grande fluxo de pessoas em diferentes partes do mundo.

Diariamente indivíduos deixam seu país, seja para estudar ou trabalhar fora, ou simplesmente a turismo.

Conclusão

Embora o processo de globalização tenha muitos pontos positivos, nem tudo pode ser considerado bom nesse processo. Entre as críticas estão a redução da soberania dos países, regulados por diversas leis e por tratados internacionais, e a concentração de riqueza por países mais desenvolvidos.

Além disso, uma vez que o mundo atual faz parte de uma grande rede onde tudo está conectado, uma crise que afeta um país ou uma determinada região, dependendo de suas características, pode se espalhar por todo o planeta, afetando a economia global como um todo.

De todo modo, a globalização é o caminho do qual, provavelmente, não se tem mais volta. A tendência é uma tentativa de aumentar ainda mais a integração entre países, sobretudo nos campos político, social e econômico.


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-98482007000300007&lng=enee&nrm=iso
Fiori, José Luis. Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro: Eduerj, 1998.


Umberto Oliveira

Umberto Oliveira

Bacharel em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Conheça Mais Sobre o Autor

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply