Países da Oceania – Quais São e Principais Informações Sobre Eles

A Oceania é conhecida como o menor continente do mundo, com uma área de 8.480.355 quilômetros quadrados. Seu território tem formação predominantemente de origem vulcânica e, por conta disso, é intensa essa atividade da natureza, assim como a de placas tectônicas.

Por curiosidade, a Oceania se classifica como o segundo menor continente em termos de população, perdendo apenas para a Antártida. São, aproximadamente, 32 milhões de habitantes, em sua maioria, de região urbana.

Conheça mais sobre a Oceania, quais são os países que fazem parte desse continente e descubra muitas informações importantes!

países da Oceania

Quais são os países da Oceania?

Localizada no Hemisfério Sul, a Oceania é composta por vários grupos de ilhas, lembrando que nem todos os arquipélagos do Pacífico fazem parte da Oceania, afinal aqueles que estão próximos do continente americano pertencem, obviamente, a esse último continente – enquanto que você deve ter esse mesmo raciocínio para as ilhas próximas à Ásia (como é o caso do próprio Japão, da Indonésia e das Filipinas).

Confira como acontece essa divisão das ilhas:

  1. Polinésia: estende-se da Nova Zelândia ao Havaí;
  2. Melanésia: engloba as ilhas situadas a Nordeste da Austrália, da Nova Guiné até as Ilhas Fiji;
  3. Micronésia: abrange as ilhas situadas ao Norte da Melanésia.

A Oceania possui 14 países. Veja a lista, abaixo:

  • Austrália;
  • Estados Federados da Micronésia;
  • Fiji;
  • Ilhas Salomão;
  • Indonésia;
  • Kiribati;
  • Nauru;
  • Nova Zelândia;
  • Palau;
  • Papua-Nova Guiné;
  • Samoa;
  • Tonga;
  • Tuvalu;
  • Vanuatu.

Somente a Austrália ocupa 85% a 90% do território total da Oceania e é chamada, por muitas pessoas, de “ilha-continente”, já que sua extensão a faz ser o sexto maior país do mundo.

Além desses países, a Oceania conta com territórios ultramarinos:

  • Dependência de Ross (dominada pela Nova Zelândia);
  • Ilhas Carolinas (dominadas pela Micronésia);
  • Ilhas Marianas (dominadas pelos Estados Unidos da América);
  • Nova Caledônia (dominada pela França);
  • Samoa Americana (dominada pelos Estados Unidos da América);
  • Terra Adélia (dominada pela França);
  • Território Antártico Australiano (dominado pela Austrália).

A densidade demográfica dos países da Oceania varia muito, afinal todas as ilhas desse continente têm população indígena – os brancos europeus (em especial britânicos) se fazem presentes em países como a Nova Zelândia e Austrália.

Ainda, pode-se destacar que a Oceania é um continente com os países mais desenvolvidos (ainda se tratando da Nova Zelândia e Austrália), pelos altos indicadores socioeconômicos de renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baixos índices de mortalidade infantil, grande expectativa de vida e poucas pessoas analfabetas.

Informações sobre os países da Oceania

A Oceania tem o inglês como o idioma mais falado, entretanto, existem outras línguas presentes no continente, por exemplo, o francês. Mas, você pode se deparar com inúmeros dialetos nativos.

Esse continente foi o último a ser descoberto pelos europeus, sendo chamado de “Novíssimo Mundo”. Conheça um pouco mais a respeito de cada país que compõe a Oceania:

Austrália

Austrália país da Oceania

Ex-colônia britânica, a Austrália é uma das nações mais ricas do mundo. Sua capital é Camberra e seu idioma oficial é o inglês. Com cerca de 24 milhões de habitantes, esse país tem um território de quase 7 milhões e 693 mil quilômetros quadrados.

Sua moeda é o dólar australiano e o local se destaca por sua natureza exuberante.

Estados Federados da Micronésia

Pequeno estado independente, de 702 quilômetros quadrados de área total, sua capital é Palikir e o inglês também é o idioma principal, mas existem muitas línguas locais. A moeda é o dólar americano.

Fiji

Fiji é um pequeno arquipélago de mais de 300 ilhas, que se originou a partir da atividade vulcânica da região. Sua capital é Suva e sua moeda é o dólar de Fiji.

Com um pouco mais de 800 mil habitantes – que estão espalhados pelas ilhas principais –, Fiji tem o inglês e o fijiano como idiomas oficiais.

Ilhas Salomão

Ilhas Salomão país da Oceania

Outro país formado por centenas de ilhas, Ilhas Salomão conta com uma população de mais de 500 mil habitantes em quase 28.900 quilômetros quadrados, com grande parte vivendo em área rural.

Sua capital é Honiara e o inglês permanece como idioma oficial. O dólar das Ilhas Salomão é a moeda.

Indonésia

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo, abraçando mais de 17 mil ilhas. O país faz fronteiras terrestres com outros países, mas é lembrado por estar situado entre a Ásia e a Oceania, o que faz com que ele seja banhado pelos Oceanos Pacífico e Índico.

A capital da Indonésia é Jacarta e o idioma é o indonésio. Rupia é o nome da moeda.

Kiribati

A República de Kiribati (ou apenas Kiribati) é um pequeno país independente, cuja capital é Tarawa. Sua área de 811 quilômetros quadrados conta com uma população de quase 101 mil habitantes.

O dólar australiano é sua moeda oficial, enquanto que a língua é o inglês e o quiribati. Por curiosidade, Kiribati é o primeiro lugar no mundo que celebra a chegada do Ano-novo.

Nauru

A República de Nauru, ou somente Nauru, é um país da Oceania de apenas 21 quilômetros quadrados, sendo considerado o terceiro menor país do mundo (perdendo para Vaticano e Mônaco).

Sua capital é Yaren, com o nauruano e o inglês como idiomas oficiais e o dólar australiano como moeda. O país importa grande parte dos alimentos consumidos, incluindo a água potável.

Nova Zelândia

Nova Zelândia país da Oceania

A Nova Zelândia tem Wellington como capital. O país é dividido em duas grandes ilhas, Norte e Sul, com um tamanho similar ao estado do Rio Grande do Sul. Seu idioma oficial é o inglês, em uma população de cerca de 4,4 milhões de habitantes, com mais de 268 mil quilômetros quadrados.

A moeda é o dólar neozelandês.

Palau

Palau é um país independente, de 460 quilômetros quadrados, que conta com 250 pequenas ilhas e uma população de 20 mil habitantes. Seu idioma oficial é o inglês, mas a população local também fala o palauano.

Sua capital é Ngerulmud e sua moeda é o dólar americano.

Papua-Nova Guiné

Com um pouco mais de 7 milhões de habitantes, Papua-Nova Guiné é lembrada como um dos países com maior diversidade cultural do mundo. Sua capital é Port Moresby, sua moeda é Kina e seus idiomas são inglês e hiri motu, muito embora se sabe que são mais de 800 línguas listadas no país.

Samoa

O Estado Independente de Samoa, antigamente chamado de Samoa Ocidental, tem como capital Apia. Com uma população de cerca de 176 mil habitantes para mais de 2.800 quilômetros quadrados, o país tem o samoano e o inglês como línguas oficiais e sua moeda é a Tala.

Tonga

Tonga, ou Reino de Tonga, tem uma área aproximada de 750 quilômetros quadrados para uma população de 112 mil habitantes. Sua capital é Nukualofa, sua moeda é Paanga e seus idiomas oficiais são tonganês e inglês.

Tuvalu

Tuvalu país da Oceania

Esse é o país menos visitado do mundo – a pequena ilha pode desaparecer, por conta do aumento do nível do mar, causado pela mudança climática. Enquanto isso não acontece, você pode visitar o local e descobrir que ele é constituído por nove atóis, com Funafuti como capital.

Seus idiomas são inglês e tuvaluano, enquanto a moeda é o dólar australiano. Sua extensão territorial aproximada é de 30 quilômetros quadrados para uma população pequena (um pouco mais de dez mil moradores, conforme informações).

Vanuatu

Port Vila é a capital de Vanuatu, o último país da lista dos que compõem a Oceania. Com uma área de cerca de 12.190 quilômetros quadrados e uma população de 273,2 mil habitantes, a moeda de Vanuatu é Vatu e seus idiomas oficiais são inglês, francês e bislama.

[CONFIRA TAMBÉM: PAÍSES DA EUROPA]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply